Sistema:
Mega Drive
Ano: 1994
Por: Sega / Ancient
Jogadores: 1
Gênero: Ação/Aventura
Beyond
Oasis, antes de qualquer coisa, é um jogo baseado
em muita exploração.
Encontrar seus segredos demanda muito tempo, tanto
que a demora pra esse detonado COMPLETO foi de meses
e não dias.
Além de ótimos gráficos, o jogo tem uma história
bem legal, além de um som mais do que aprovado, já
que a lenda Yuzo Koshiro faz parte do cast (pra quem
não sabe, Koshiro é responsável pela trilha de
todos os Streets of Rage além de outros games
famosos da Sega).
No
jogo vamos controlar Ali, filho do Rei de Oasis e
amigo de todos que ali moram.
O aventureiro, certo dia velejando no mar, encontra
uma caverna e resolve explorá-la.
Lá dentro, encontra um baú e, nele, um artefato
bastante diferente do que costuma achar.
O
tal artefato lhe é revelado por uma estranha voz:
trata-se do espírito de Reharl, um antigo bruxo.
Ele pede para Ali colocar o bracelete: assim que o põe,
Reharl lhe conta a história por trás de Oasis, mas
antes faz um pedido.
Ele
pede para que Ali encontre os 4 espiritos do
Bracelete de Ouro e coloque o fim na ambição e na
destruição que o possuidor do Bracelete de Prata
está causando e planejando.
“Existem
na verdade dois braceletes: o de Prata, sumido até
então, e o de Ouro, que agora está no braço de
Ali.
Há muito tempo, Reharl e Agito lutaram entre si
para governar Oasis.
Como eram bruxos, usavam de todo poder, destruindo
e se fortalecendo.
Reharl usava o Bracelete de Ouro, o qual tinha
poder de controlar almas e fazer delas o que bem
querer na guerra.
Agito usava o Bracelete de Prata, provocando caos
e destruição em tudo.
A sangrenta batalha acabou por destruir os dois
bruxos e os braceletes foram perdidos na ilha de
Oasis.”
...
Nada
mais fora dito, até este dia.
Ao ouvir tudo, Ali sente que a caverna onde se
encontra está pra desmoronar.
Rapidamente ele escapa dali e retorna à ilha.
Visitando
Oasis pela primeira vez
Oasis
é uma ilha bem extensa, com muita vegetação,
montanhas, lagos e muitos segredos.
A aventura de Ali (e a nossa também) começa na
Vila.
Ali moram desde pescadores e suas crianças até
vendedores, mulheres atarefadas e, claro, seu
mentor, um amigo de Ali, uma espécie de MESTRE.
1 - A tela de Pause:
A
tela de pause é bem simples, mas vou explicar
mesmo assim:
Ícone de espada: mostra todas as suas
armas coletadas e qual está equipada no momento,
bem como a durabilidade de espadas e quantidade de
munição de bombas e flechas;
Ícone de vidro: é onde estão seus itens,
desde peixes até elixires, uvas, etc..
Ícone de coração: mostra o status atual
de Ali, os ranks alcançados*, total de HP e SP,
quantos monstros foram mortos até o momento e
ainda as gemas coletadas até agora (as gemas
coloridas - preta, verde, azul e vermelha - servem
apenas pra aumentar a força dos 4 espíritos);
Ícone de mapa: dispensa comentários;
Ícone de pena: usado para salvar o jogo;
* os ranks são conseguidos quando se acha corações
gigantes no jogo. Geralmente, inimigos deixam
cair, mas nada impede de encontrá-los em baús
também. E aqui vai uma dica: quanto menor o seu
rank, melhor sua posição no final do jogo.
Os ranks deixam Ali mais forte, logo, quanto menos
corações coletados, Ali fica mais fraco, porém,
aumentando o desafio e sua colocação final no
game.
Tente terminar sem pegar nenhum pra ver o
resultado.
[se utilizar o controle de 6 botões do Mega
Drive, os botões X, Y e Z servem pra abrir os
menus de MAPA, ARMAS e ITENS, respectivamente]
2 - Comandos básicos com Ali:
Ao chegar na ilha, terá controle sobre o
personagem.
Ali é bem versátil: além de pular, ele corre e
ataca rapidamente os inimigos.
Veja os principais comandos iniciais:
Em
direção horária:
Corrida: frente + frente + pulo pra saltar
Chute no ar: pulo + ataque
Slash: segure o botão de ataque
Ataque rasteiro: aperte e segure pulo pra
ele se abaixar, então aperte ataque
Spin Attack: frente + trás + frente +
ataque
Stick: 2x pra frente + apertar ataque várias
vezes
Combo: apenas aperte ataque várias vezes
Slash Circular: gire o direcional 360º e
aperte ataque
- muitos dos obstáculos do jogo são transpostos
pelo salto seguido da corrida;
- o slash é bastante útil com os cavaleiros do
jogo;
- cobras são facilmente acertadas com o ataque
rasteiro;
- o back slash é ótimo contra chefes e ogros;
- ao se abaixar, Ali pode andar assim, permitindo
entrar em muitos lugares apertados do cenário;
3 - Itens principais:
Após os ataques básicos, vamos falar sobre
alguns dos itens mais encontrados.
-
as maçãs, laranjas, entre outras frutas, só
servem pra encher seu SP;
- pra encher a energia, use queijos, carnes,
peixes, etc...
- outros itens ainda fazem as duas coisas, como o
Elixir, cogumelos, pães, etc.
- chaves são achadas em diversas cores, que,
naturalmente, correspondem às suas respectivas
portas (não são mostradas, mas é bom explicar);
- cabem 16 itens no seu inventário, se estiver
cheio, terá que descartar um item ou deixar de
pegar o item novo; pra se livrar de itens
que não deseja no invetário, entre nele, e,
estando o cursor sobre o item, APERTE START para
Ali descartar o item na sua frente.
Armas também podem ser encontradas, tanto
perdidas no cenário como em inimigos abatidos.
Algumas
delas incluem:
- Bombas: ótimas pra matar grupos de
inimigos, evocar Efreet e destruir paredes, só
tome cuidado pois tu pode levar dano também;
- Espadas: em diversos tipos, cada uma
delas tem um número de ataques, quando ele acaba,
adeus arma. A melhor é a Ômega Sword;
- Arco e Flechas: excelentes para ataques
à distância. Como as bombas, alguns deles vem
equipados com flechas de fogo e flechas
explosivas;
- cabem 8 armas no total no seu inventário, se
ele estiver completo, terá que descartar algo se
quiser a nova arma; pra se livrar de itens
que não deseja no inventário, entre nele, e,
estando o cursor sobre o item, APERTE START para
Ali descartar o item na sua frente.
4 - A Light Ball e seus Espíritos:
Como dito no início desse detonado, Ali, com o
poder do Bracelete de Ouro, tem o dom de invocar
seres místicos de locais da natureza.
Cada um dos espíritos tem ataques únicos, assim
como potencialidades e peculiaridades.
Não vou me aprofundar aqui em nenhum deles,
deixando pra contar sobre eles durante o próprio
enredo do detonado, evitando estragar a surpresa.
Fique sabendo apenas que são 4 deles durante todo
o jogo e cada um corresponde à um elemento da
natureza: Fogo, Água, Plantas e Sombras.
Para evocar cada espírito, aperte A (default) e
solte a Light Ball em algum objeto do cenário.
Dependendo de onde a Light Ball tocar (e se você
já tiver libertado o próprio), o espírito
correspondente surgirá pra te auxiliar.
Parte 1: A chegada na ilha e os contratempos
Espíritos dessa parte: 2
Ali chega em sua ilha natal após pegar o
Bracelete de Ouro.
Teste os movimentos principais de Ali na praia e,
depois, suba reto.
Logo se vê uma movimentação do povo e surge seu
primeiro desafio: a vila foi invadida por
inimigos. Trouxeram até um Ogro com eles!
Ataque o Ogro sem parar, se ele morrer, todos os
outros morrem e a batalha se encerra ali mesmo.
Após a batalha, Ali entra na casa de seu mentor e
ouve algumas palavras: ele diz que os caras
provavelmente estavam atrás de Ali e pede pra ele
ir ver os pais dele no castelo, pra ver se tudo
está OK por lá.
use
chutes e socos no ogro... se ele morrer, a batalha
terá fim
seu
mentor revela que eles estavam atrás de você
Pois
bem, pegue o queijo no baú, saia da casa e abra o
MAPA (aperte START e veja o último item do inventário):
note que há uma bandeira indicando onde tu deves
ir. A setinha piscando é onde tu está. Sempre
consulte o mapa em caso de dúvida, se perder em
Oasis é muito fácil.
Saia da vila pela esquerda, atravesse a ponte e
siga reto pra esquerda. Evite confrontos com os
inimigos e siga o caminho de terra até a entrada
do Castelo.
o
castelo fica onde está a bandeira... a seta é
você
Chegando
lá, se falar com as pessoas, verá como Ali é
bem querido no lugar.
Suba pelas escadas e entre no Castelo.
Ao entrar, siga pelo caminho da esquerda e entre
na porta: pegue os 4 baús (peixe, laranja, uma
espada comum e arco-e-flechas comuns também).
Agora volte e siga pela porta da direita.
Na parte de cima, passe pela ponte no Hall central
e entre na porta da esquerda.
Na próxima sala, siga até o Rei e fale com ele:
Rei: Como está Ali? Vejo que andou descobrindo
coisas...sim, este é mesmo o Bracelete de Ouro,
agora está explicado os ataques na vila..
O Bracelete de Ouro governa os espíritos
rebeldes de Oasis. Siga até o Templo da Água
e encontre lá um dos espíritos selvagens.
Após
isso, ele lhe entrega uma chave vermelha.
Falando com a sua irmã (sim, Ali tem uma irmã)
ela lhe diz pra ler os livros vermelhos na sala
atrás antes de partir.
A sala ao lado da irmã de Ali é onde estão os
livros vermelhos, mas eles ensinam os golpes de
Ali, coisa que já vimos na introdução do
detonado.
Como não há mais nada a ser feito no Castelo por
enquanto, saia e siga pro Templo da Água (veja no
seu mapa).
Siga totalmente pro Oeste, atravesse a Vila
novamente e continue à Oeste. Suba as escadas
mais adiante e continue.
Ao descer, notará um grupo de ratos ao redor de
uma fogueira: há algo a ser feito aqui mais
pra frente, mas, por enquanto, ignore-os e desça.
Mate o arqueiro, dê a volte e chegue finalmente
no Templo da Àgua.
Mate o cara com a lança e use a chave na porta
(basta “empurrar” a porta para abri-la).
entrada
para o templo da água
Esse
templo na verdade é uma espécie de teste, um
treinamento pra tu ir aprendendo os golpes, saltos
e possibilidades de Ali.
Vou listar onde estão as passagens secretas e
alguns itens. Outras coisas ainda dependem de
acontecimentos futuros do jogo (leia-se: espíritos
novos).
Logo
na primeira tela, quebre o baú, pegue a chave
comum e abra a porta.
Na próxima sala, cuidado com os arqueiros já
armados pra te fuzilar: dê a volta e acabe com
eles antes.
A porta se abre assim que eles morrem: mas
espere, um baú cai e nele há um pão.
Fique sempre esperto com isso: em muitas salas
desse jogo, ao matar todos os inimigos da tela,
algo cai do alto, seja baú, item, mais um
inimigo, etc...
Em quase todas as vezes, é um baú com algum item
bem útil.
E aqui vai mais uma dica: dá pra evitar a luta
com os arqueiros simplesmente se abaixando e
passando pelo pequeno vão onde corre água.
Mas isso lhe impede de pegar o pão do baú após
matar os capangas.
Na próxima sala, muitos inimigos o esperam: mate
todos e pegue seus itens, inclusive o Ogro marrom,
que lhe dará a chave pra abrir a porta.
o
ogro marrom esconde a chave da porta
Note
que, do lado esquerdo da porta, há um PINO
enterrado no chão: ali existe outro segredo,
revelado bem mais adiante no jogo.
Antes de entrar na porta, note que nessa sala também
dá pra passar pela corrente de água no chão.
Do lado esquerdo, ao passar abaixado ali, pegue
uma espada no baú; do lado direito, um ELIXIR.
Cada vez que entrar nos buracos, os inimigos da
sala voltarão, mas eles são fáceis e garantirão
mais itens pra você ainda.
Se não quiser enfrentar ninguém, apenas corra
pra porta e a abra.
Nesta próxima sala, existem muitas geléias:
esses bichos são bem chatos, atacam sempre em
grupo e conseguem arrancar muita energia quando
ficam saltando.
ataque
as geléias do alto pra pegar a chave
A
chave está escondida em uma delas, mais
precisamente nas que estão perto da porta,
portanto, corra pra lá e mate todas ali perto até
achar a chave.
Prosseguindo, na próxima área, fique bem
esperto: uma correnteza sempre te joga pra trás
aqui.
corra
e salte entre as ondas que vão descer
Ela
vem de tempos em tempos, mas dá pra passar na
boa. Apenas corra pra cima e salte assim que ver a
inundação chegar. Salte novamente e repita até
chegar na porta.
Chefe: Caranguejo
Ataques: seus ataques incluem a garra,
bolhas e o pisão.
evite
ser agarrado pelo caranguejo
a
espada é bastante útil, inclusive pra destruir
as bolhas
Esse
chefe não é muito complicado, mas pode dar
trabalho caso você fique meio perdido no que
fazer.
Primeiro, tenha em mente destruir sua garra antes
de tudo. Se aquilo ali te pega, lhe arremessa na
parede e isso tira muita energia.
Use uma das suas espadas para destruí-la mais
rapidamente.
Depois de destruí-la, seus únicos ataques serão
o pisão (se caso você se afastar dele) e as
bolhas, que agora serão muitas.
Ataque sem parar com a espada, ele não dura
muito.
Se estiver sem energia, não deixe de usar um
queijo ou um pão pra resolver as coisas.
Após destruir o chefe, entre pela porta que se
abriu e siga até o portal: uma voz diz pra você
usar o poder de seu Bracelete de Ouro.
Note que a barrinha azul abaixo da sua energia
começa a se preencher. Essa é a energia do seu
Bracelete, e, conseqüentemente, a energia do espírito
que estará controlando no momento.
Essa energia vai se esgotando sozinha quando algum
espírito está sendo usado, por isso, use-os
sabiamente.
Aperte A para soltar a Light Ball no portal e
assim, abri-lo.
Suba as escadas e siga até o bloco azul girando.
Dytto
tem alguns ataques únicos e muitas vantagens.
Magic Bubble (aperte A): ataque de bolha de
água, congela inimigos e apaga chamas;
Healing (aperte A seguidamente): recupera
energia de Ali;
Magic Storm (segure A e depois solte):
Dytto se transforma num tornado de água e varre
os inimigos (ótimo ataque);
A B e C juntos fazem o espírito
desaparecer.
Agora que tem o espírito da água, podes apagar
chamas e recuperar energia sempre que tiver SP
suficiente.
Volte até a vila e saia pela esquerda.
Já
na ponte dali, caia na água e entre nela se
abaixando: apague o fogo usando a Magic Bubble,
quebre o baú que cair e receba uma gema de Dytto.
Volte até o Castelo e fale com o Rei novamente.
Ele vai dizer que já mandou os soldados
averiguarem quem eram os invasores da vila e diz
pra você ir até a cachoeira à nordeste onde
provavelmente há outro espírito lhe esperando.
Fale com sua irmã pra ela lhe encher o HP e saia
do castelo, rumo às quedas d’água.
Pra chegar na cachoeira é bem fácil: vá até a
ponte onde pegamos a gema de Dytto e suba reto até
onde não der mais.
use
a Magic Bubble nas quedas d'água pra abrir a
passagem pro templo de fogo
Depois,
vire à direita e suba pela água até a
cachoeira. Invoque Dytto nas águas e use o Magic
Bubble na queda d’água pra ela parar e revelar
uma caverna, que é a entrada pro próximo Templo,
o Templo do Fogo.
Esse
templo é um pouco maior que o Templo da Água,
mas não é tão difícil.
Zumbis serão apresentados à Ali, bem como sua
maior fraqueza: o fogo.
Aliás, é um grande amigo do fogo quem
encontraremos aqui.
De
início, mate os morcegos e os piranhas e pegue os
itens que eles deixarem.
Equipe uma espada (se tiver) e entre na caverna.
Mate os morcegos e as geléias negras rapidamente
com a espada (se não tiver a espada, use Slashs
nas geléias e chutes nos morcegos). Suba.
Estoure o baú atrás da chama e pegue uma chave.
Caia no vão e desça até as cobras.
Mate todos ali (pode ser que surja o primeiro coração
aqui) e colete os itens, entre eles, mais uma gema
de Dytto.
Suba novamente, ignore os zumbis (são lentos
demais – como o fogo é fatal pra eles,
atraia-os pras chamas do local pra facilitar) e
suba dois lances de escadas: à direita, depois da
chama, quebre o baú pra pegar um peixe e
arrebente a paredinha de tijolos dali no combo.
arrebente
a parede no combo e entre abaixado
Entre
abaixado, pegue o arco e flecha e saia.
Desça pelo lado esquerdo, pegue uma maçã no baú
e siga pra porta.
Entrando pela porta, mate o Ogro verde pra pegar
uma chave e empurre a bola de ferro no botão
verde do alto: isso vai fazer com que um jato de
vapor d’água surja ali. Pegue uma uva (SP) no
baú, encha seu SP, invoque Dytto (se já não
estiver com você) e apague a chama da porta com
uma Magic Bubble.
coloque
a bola de ferro no botão para que surja um jato
de vapor d'água
Na
próxima sala, mate a chama voadora dando Slashs e
evite as piranhas.
Vá pro lado esquerdo abaixo, quebre o baú e
colete mais uma gema de Dytto.
Agora
suba pro lado oposto e pegue mais uma uva no baú.
Nessa tela (e em outras onde há piranhas e solo),
dá pra fazer as piranhas subirem no solo e matá-las
ali, garantindo, às vezes, uns peixes pra repor
HP.
Pise em um dos botões verdes pra fazer uma bola
de ferro cair: empurre-a até o outro botão e
entre pela porta que se abriu.
Chefe: Monstro do pântano
Ataques: ele pode soltar de dois a três
chamas voadoras pelo cenário, dificultando
bastante acertá-lo.
Além disso, mãos surgem às vezes dos dois
lados, cercando Ali. A cabeça do chefe surge
randomicamente no cenário.
Tenha Dytto com você pra facilitar e use seu
Magic Storm sempre que tiver SP sobrando.
Uma espada pra matar as chamas voadoras mais
facilmente é bem-vinda.
cuidado
com as mãos desse chefe e ataque-o sem parar
O
chefe não deve durar muito, ou ele vai encher o
cenário com chamas voadoras.
Acerte ataques de espada nele e emende combos sem
parar quando a cabeça surgir.
Matando
o chefe, suba pela porta que se abriu, use a Light
Ball no portal e entre.
Aproxime-se do cubo vermelho e Efreet se revelará.
Eis
os golpes e poderes de Efreet:
Flame Breath (A): Efreet dá uma baforada
de fogo tanto em inimigos como em blocos de gelo
para derretê-los ou em tochas para acendê-las;
Fireball Attack (A repetidamente): Efreet
vira um míssil de fogo na direção que o jogador
apontar ao apertar diversas vezes o A, bom pra
dizimar o que estiver em seu caminho quando fizer
isso.
Melt Bomber (segure A apertado e solte): Efreet
vai explodir como uma bomba, queimando tudo ao seu
redor. Em levels altos, esse golpe mata inimigos instantaneamente.
Parte
2: Caminho até as montanhas
Espíritos dessa parte: 0
Assim que pegar o Efreet, desça até a ponte dali
e entre abaixado por ela.
Aproxime-se
com Efreet perto da pirâmide de gelo para que ele
a destrua. Pegue a primeira gema de Efreet no baú
e saia dali, indo pra vila.
Antes de mais nada, saiba que Efreet é por
natureza um espírito brigão: ele bate em todo
inimigo que estiver perto dele, portanto, é foda
de controlar o bicho.
Às vezes você tá lá na frente e ele lá atrás
ainda batendo nos caras. Nesse caso, use o
Fireball Attack pra trazê-lo até você. Ou
espere ele acabar com todo mundo.
Se quiser, dê uma passada no seu mentor pra repor
o HP de graça e ainda descolar um queijo no baú
ao lado dele.
Depois, siga até aquela fogueirinha com os
ratinhos em volta, antes do Templo da Água,
lembra?
Aqui,
invoque Efreet e destrua a pirâmide de gelo. Suba
pela ponte e você vai chegar na região dos pântanos.
Nesse local tem muitas piranhas prontas pra serem
mortas e você faturar uns peixes, mas ignore isso
por enquanto.
Siga pra direita mas pelo meio da tela, você deve
chegar numa parte fechada com uma parede de
tijolos logo acima.
Bata ali até que se quebre e entre.
Ali é a famosa corrida do Efreet, onde você pode
faturar alguns prêmios bem legais.
esse
é o local da entrada da corrida do Efreet
Lá
dentro seu SP não vai diminuindo, então, pode
usar o Efreet à vontade.
Faça-o entrar na corrida e vá usando o Fireball
Attack pra fazê-lo percorrer todo o circuito até
o final.
Quanto melhor seu tempo, melhores os itens, que vão
desde queijos e uvas até armas, como flechas com
bombas e até a famosa Ômega Sword.
Não é nem um pouco fácil, visto que Efreet tem
a mania de enroscar em todo cantinho do circuito,
lhe obrigando a usar o Fireball Attack diversas
vezes.
O pior disso é que em algumas dessas vezes, ele
simples não executa o Fireball Attack, fazendo o
Flamer Breath e perdendo mais tempo ainda na
corrida.
Com
persistência e muita paciência, dá pra sair
daqui com bons itens, além da gema de Efreet.
Depois de pegar o que puder na corrida, saia da
caverna pisando no olho azul no chão e dispense
Efreet.
Pegue Dytto na água do pântano. Siga reto pra
direita e apague a chama da escada pra poder
subir.
Os zumbis dessa região são mais fortes: se você
bater muito neles, eles vão se dividir ao meio e
vir rastejando te pegar.
Abaixe-se pra acabar com eles mais facilmente
quando estiverem assim.
Dê a volta por cima da floresta, tome cuidado com
o lançador de granada na beirada do muro e suba.
A fase agora se baseia em corredores sinuosos
cheios de guardas.
Siga o único caminho matando tudo e todos e não
se esqueça da chave verde no baú.
Quando chegar na porta, mate o guarda com a espada
e pegue a chave. Note uma planta carnívora ali.
É outro segredo que teremos que desvendar mais
tarde.
Entre
na porta, destrua os dois canhões e pegue mais
uma gema de Dytto.
Use a chave verde na porta da esquerda e entre
(pelas grades ainda não dá pra passar).
Mate as cobras (provavelmente você vai ganhar
bombas delas) e empurre a pedra no botão pra
abrir a porta (note que o jato de vapor d’água
para também – pegue a Dytto se ainda não
estiver com ela antes de empurrar a pedra).
Mate todos os guardas, pegue o arco e flecha de
metal no baú e mate o Ogro vermelho do lado
direito.
Mate o último guarda e outro baú deve cair, este
contendo uma gema de Efreet.
Dê uma flechada na alavanca do lado esquerdo pra
abrir a porta de pedra onde estava o Ogro vermelho.
primeira
utilidade pra arco e flecha: acertar alavancas à
distância
Já
que entrar na próxima sala, dê uma flechada na
alavanca à frente pras lanças da lateral pararem
de se mover.
Ignore as cobras e siga pra próxima sala: ao
entrar, cuidado com as pedras que rolam e suba
correndo, indo o mais rápido possível pra
DIREITA.
Desça as escadas e, antes de matar os capangas, vá
pra esquerda e pegue os dois baús, um com bombas
e outro com uma laranja.
Matando o cavaleiro gigante, o resto todo morre e
você embarca no navio.
No
Navio
Dentro do navio, suba as escadas e pegue uma
espada no baú.
Deixe as alavancas assim: a de cima virada pra
direita, e a de baixo pra esquerda.
Isso deixará a porta de pedra abaixo aberta.
Mas antes, terá que passar por um corredor
apertado cheio de inimigos.
Vá matando-os aos poucos, até não restar
nenhum, pegue o queijo no baú e entre pela porta
aberta.
deixe
as alavancas nessa posição para abrir a porta
abaixo
mate
todos os inimigos e cuidado com o cavaleiro de
armadura
Na
parte de cima, tem mais capangas para serem
mortos.
Tome um cuidado especial com os guardas com
espada, eles são os que mais tiram HP.
Depois de matar todos, vá até a parte de baixo e
pegue um suculento filé no baú.
Volte e desça na parte da frente do navio.
Um ser estranho vestindo preto vai estar no mastro
do navio, falando coisas estranhas.
“Bracelete
de Ouro, você foi bravo vindo até aqui, mas não
tenho tempo pra um idiota como você!
Eu sou o Bracelete de Prata e você não pode me
impedir! Vai se arrepender se tentar!”
Nisso surge um gárgula e leva o ser estranho pra
sei lá onde.
Agora a luta é com dois gárgulas, bem fáceis
por sinal: basta ficar parado até que um deles
chegue perto e caia matando em cima.
é
bem simples acabar com os gárgulas, mas ataque um
por vez
Desvie
e ataque-o com combos ou a espada até matá-lo.
Repita com o outro e já era.
Após matar os gárgulas, Ali pega um bote e segue
até a encosta onde o Bracelete de Prata foi.
A encosta de Oasis
Ao chegar na encosta, suba a escada e desça do
lado direito pra pegar uma maçã no baú.
Suba e note aquele mesmo PINO do Templo da Água
do outro lado, perto de um baú.
Seguindo pela esquerda, desça outro lance de
escadas e pegue uma Broad Sword no baú. Entre na
caverna.
Na entrada, 3 alavancas surgem: deixe a primeira
(da esquerda) virada pra esquerda e as outras duas
pra direita pra abrir uma passagem.
Entre
e pegue: 1 Arco e Flechas de fogo, uma gema de
Efreet, um pão e uma gema de Dytto. Saia e siga
pra esquerda.
Agora é quase impossível não levar dano: mate a
geléia e desça pra empurrar a pedra. Um guarda
no alto arremessará uma bomba e aí fica difícil
não levar dano.
Pois bem, depois de empurrar a pedra, mate uma geléia
e suba.
Mate o guarda e pegue um tipo de bomba mais fraca
no baú.
Jogue uma bomba no botão (o peso dela o ativará)
e prepare-se pra enfrentar mais um cavaleiro de
armadura.
Mate-o e desça. Pise no botão e seja rápido pra
subir a escada antes do vapor d’água voltar a
soprar. Pegue a chave verde no baú e caia.
pegue
aqui a chave verde, mas seja rápido pra passar
pelo vapor
Não
suba ainda! Destrua a pirâmide de gelo com bombas
ou invoque o Efreet na explosão delas (dá pra
fazer isso na boa).
Entre na passagem lateral e mate o gárgula: uma
bola de ferro vai cair sobre o botão verde do
alto, tapando a saída de vapor d’água da
escada.
Mate alguns tatus (sim, novos inimigos), suba e
pegue os baús, um com um feijão (SP) e outro com
uma chave.
Abra
a porta acima com a chave verde e, na tela acima,
corra por cima e, de lá, jogue uma bomba na
alavanca pro botão do chão subir.
Rapidamente suba as escadas antes que algum zumbi
pise no botão ou ele reative sozinho (ele é por
tempo). É uma ótima idéia ter o Efreet aqui pra
cuidar dos muitos zumbis da tela.
Na tela acima, jogue uma bomba nas madeiras do
centro pra formar uma fogueira.
Muitos ratos vão cair, provavelmente atraídos
pelo calor do fogo. Junto com eles cai um baú com
uma uva.
Mate todos e pegue também um cogumelo (HP+SP
MAX).
Siga
pra direita e, antes de entrar na porta, caia no vão
e pegue os dois baús (uma chave verde e um
queijo). Caia na correnteza.
Você vai descer a cachoeira e um baú vai
aparecer na sua frente: pegue a chave nele, pise
no botão pra parar de cair pedras do alto e siga
pela esquerda.
Abra a porta acima, suba as escadas e pegue uma chave
vermelha no baú. A porta acima ainda não
pode ser aberta.
Caia na água novamente, e, ao descer pela
cachoeira, siga para a direita e desça. Vire na
entrada onde havia aquela pirâmide de gelo,
ignore os tatus e entre na porta.
Volte até a parte onde você se jogou no vão pra
pegar os dois baús, mas agora suba pela porta.
Mate todos os inimigos (incluindo o Ogro vermelho)
pra uma escada ser formada à esquerda.
Subindo por ela, repare numa passagem atrás da
cachoeira, do lado esquerdo à porta vermelha.
essa
passagem está bem escondida
Aplique
combos ali e a parede vai estourar, revelando-a.
Entre abaixado ali e pegue o arco e flechas-bomba.
Volte, porém, antes de entra na porta vermelha,
caia pelo lado esquerdo e pegue o baú no canto
com uma chave azul.
Caia por todas as quedas d’água, pise no botão
verde no final pra parar de cair pedras e siga pra
porta da esquerda.
Suba reto e, agora sim, abra a porta dali.
Mate todos os inimigos e colete os itens: uma gema
de Efreet, um jarro de água Dytto Call, uma gema
de Dytto e uma lanterna Efreet Call.
Desça pelo lado esquerdo e pegue mais bombas.
Caia ali, suba pelas escadas e você vai dar de
frente com aquela porta vermelha.
Entre por ela, pegue bombas no baú da esquerda,
suba a escada e jogue uma bomba no botão verde
abaixo.
Três baús vão cair: em um deles tem um alho
(3/4 HP+SP), no outro uma espada e no terceiro uma
gema de Efreet.
Caia pela lateral esquerda, jogue uma bomba na
tocha apagada para que ela se acenda e abra a
porta de pedra, pegue Efreet ou Dytto (eu prefiro
Dytto) e entre enfrentar o chefe.
Chefe: Titã de pedra
Ataques: Primeiro ele vai se aproximar
de você, socando com uma das mãos e até com as
duas.
Se ele saltar, corra pelo cenário, pois ao cair,
pedras despencarão do teto da fase.
Seu ataque mais devastador é quando ele vira uma
espécie de bola e rebate no cenário. Se te
encostar, vai muito HP embora.
Tenha
Dytto com você pelo simples fato de recorrer à
ela quando necessitar de HP.
Fora isso, equipe uma espada e bata nele sempre
que ele estiver parado.
Depois de virar bola e ricochetear nas paredes,
ele vai parar. Caso você acerte ele enquanto ele
rebate, ele vai parar também.
Evite combos, pois o ataque dele com as mãos é
bem rápido. Dê ataques rápidos com a espada e
sempre se afaste.
Após matar o chefe, pegue o colar no baú
e saia.
Desça
as escadas e siga pra esquerda: atravesse o
primeiro e, no segundo lago, note outro PINO
daqueles estranhos cercado por troncos de madeira.
Ignore
o PINO e siga pra esquerda, subindo as escadas.
Do outro lado, mate os 3 guardas, suba as escadas
e mate mais dois que ficam lançando bombas.
Mate o cavaleiro do alto e suba pela escadinha ao
lado da porta vermelha.
Mate todos os inimigos que virão ao seu encontro,
pegue a chave no báu e entre na porta da DIREITA.
Ao entrar, pegue os 3 baús (alface, bomba e mais
uma chave) e destrua todos os canhões que caírem
pra porta se abrir.
entre
primeiro na porta da direita
Agora
entre na porta da ESQUERDA: suba e, se não tiver
Dytto e a quiser, pise no botão pra surgir um
vapor d’água e pegue-a ali, mas cuidado: assim
que pisar no botão do chão, bolas de pedra vão
cair do teto.
Descendo, mate o cavaleiro e pegue uma chave no baú
(cuidado com os espinhos que vão avançar se você
ficar na reta deles).
Entre na porta amarela e, lá dentro, pegue as
duas chaves nos baús (verde e comum) e mate todos
dali.
Saia dali, passe novamente com cuidado pelos
espinhos e entre na outra porta verde.
Pegue tudo ali: cogumelo, uva, uma chave azul e
uma chave verde.
Agora volte pra sala anterior e entre na porta
verde.
Ao sair, corra pro lado direito, ignore os canhões
e o cavaleiro e desça, tomando cuidado com a lança
que sai da parede.
Mate as cobras, desvie dos espinhos e entre na
porta dali.
Ao entrar, avance e um atirador de bombas surge na
porta: mate-o e pegue os itens: chave azul, chave
comum, 1 feijão e uma gema de Dytto.
Volte tudo até o corredor dos canhões e siga pro
lado esquerdo agora.
Ao descer, mate rapidamente o Ogro marrom dali e
depois acabe com todos os capangas que vão
aparecer.
Pegue o pão no baú e entre na portão dali.
Na sala acima, veja que vão cair muitas bombas:
avance um pouco pra um atirador de bombas surgir e
jogar uma bomba no meio.
Afaste-se e espere a explosão. Se ele não tiver
morrido, mate-o e entre na porta.
O correto agora é esperar os dois arqueiros avançar,
pois eles mesmo vão se matar nas lanças que saem
da parede.
Depois, pra você passar, escolha um canto e desça
correndo.
Mate os cavaleiros dali e caia, entrando no buraco
em seguida (o baú do alto pegaremos mais tarde).
Dentro, mate os magos usando o Slash quando eles
surgirem: pegue um de cada vez pra evitar levar
muito dano.
Pegue a chave vermelha no baú e abra o portão
acima.
Agora o bicho pega: dois cavaleiros daqueles
grandes vão surgir, assim como dois Ogros também.
Se tiver, equipe o arco e flechas com bombas, os
inimigos morrerão facilmente.
Se estiver sem armas boas, corra pelos cantos do
local, fazendo com que os cavaleiros corram também,
passando por cima dos Ogros.
Quando restar menos inimigos, mate-os.
Ao
matar todos, 4 baús caem. Colete: uma espada (Broad
Sword), um jarro Dytto Call, uma gema de Efreet e
uma gema de Dytto.
Saia dali e desça duas telas: caia agora do lado
direito do castelo (parte central), mesmo local
por onde chegamos aqui.
Mate
o cavaleiro e entre pela portinha vermelha dessa
vez.
Mate os dois gárgulas e a porta de pedra vai se
abrir. Antes de descer, Ali escuta vozes no andar
inferior...
“...é para o Norte?“
“Sim, para a fortaleza. É por ali o caminho
para encontrar Shade.”
Ao descer, mate toda a tropa de inimigos, saia e
siga finalmente para as montanhas!
finalmente
vamos atrás do terceiro espírito: SHADE
Parte
3: A Fortaleza de Shade
Espíritos dessa parte: 1
Siga pra direita e suba as escadas, matando o
cavaleiro no caminho.
Nas montanhas, muitas moscas surgirão: use o
salto com chute ou o Spin Attack para facilitar.
Siga matando os inimigos até chegar numa área no
alto com dois Ogros e alguns inimigos.
Mate todos (aproveite as bombas que um deles fica
arremessando do alto e chute-as nos outros), dê a
volta pela direita e siga.
Já no início da segunda parte, suba nas escadas
dali e pegue Dytto na água que escorre da parede.
Corra
pra direita e suba dois lances de escadas: um novo
inimigo surge, uma espécie de pássaro.
De início ele não dará muito trabalho, mas
espere até encontrar suas outras versões mais
adiante.
Na mesma altura onde achar o primeiro deles, siga
pra esquerda e pegue uma Death Sword no baú.
É a espada mais forte encontrada até agora,
portanto, guarde-a para momentos críticos.
Na parte de cima, uma corja vai surgir:
preocupe-se em matar primeiro o cidadão com
espada, pois ele faz um estrago tremendo.
Depois dele, concentre-se no Ogro e depois nos
outros. Bombas são uma boa pedida aqui, pra pegar
o grupo todo de uma vez.
Após matar o todos, caia pela parte central dali
pra pegar um baú com uma gema de Dytto.
Dê
toda a volta novamente (alguns inimigos voltarão
a atacar) e, na mesma parte antes de cair, caia
agora pra esquerda (bem acima da água que tu
pegou Dytto).
Mate mais alguns inimigos e suba pra área mais
alta da montanha.
Aqui até o solo é mais avermelhado. Do lado
esquerdo, há mais um filete de água na parede,
caso tenha perdido Dytto no caminho.
Siga pra direita e suba as escadas.
Mate o monte de moscas e o cavaleiro, siga pra
esquerda e suba (há um baú no alto do lado
direito que vamos pegar depois).
Siga totalmente pra direita, mate os inimigos e
continue subindo.
Mate o Ogro roxo e siga pra direita: vá bem
colado na parede da direita e caia pra pegar
aquele tal baú (gema de Efreet).
Dê a volta novamente e entre na fortaleza.
entrada
da fortaleza de Shade
A
Fortaleza
Ao entrar na fortaleza, siga pra direita.
Um forte vento vai te empurrar pra trás, mas siga
em frente: quando surgirem os inimigos, mate-os
rapidamente (ou jogue-os nas chamas) e prossiga.
Pra passar das chamas, siga por cima e, quando a
chama do alto se apagar, corra e salte sobre ela.
Ao
chegar no final, pise no botão pra abrir o
caminho.
Mate os inimigos e continue em frente, tomando
cuidado com as rochas que vem rolando.
Destrua os dois Ogros; nos espinhos, corra por
cima e salte. Pegue o alho no baú, aperte o botão,
mate mais um Ogro branco e pegue uma Broad Sword
no baú.
Na próxima tela, use a Broad Sword pra destruir
os canhões mais facilmente e liberar a passagem
mais à frente.
Agora fica complicado: você terá que acertar 3
bombas nas 3 fogueiras para acendê-las e abrir a
passagem.
Mas, canhões e aqueles bichos bizarros caem do
alto pra te atrapalhar: e mais, espinhos no final
da tela e um vento forte unidos podem levar ao
game over facilmente aqui.
Atente-se para as fogueiras e não ligue pros
inimigos: ao acender as 3, corra pro fim da tela.
Agora, dos dois lados os espinhos avançam em sua
direção: fique no centro e atacando todos os
inimigos que foram surgindo.
Opte por usar uma Broad Sword e jogue-os nos
espinhos, eles morrerão na hora!
Aqui
é complicado: são dois botões verdes que
precisam ser acionados ao mesmo tempo.
Ao chegar nesta tela, dois Ogros vão cair:
atraia-os pros botões, se conseguir.
Caso não consiga, opte por matar um deles e
atraia o outro, fica mais fácil assim.
Uma outra forma mais fácil ainda é apelar pra
bombas, mas, pra isso, mate os dois para que não
atrapalhem (matando os dois se ganham algumas
bombas também).
Pise no olho central para ser transportado pro
outro lado da fase.
Siga reto e encontrará um cara bem conhecido.
"Admiro sua coragem pra ter chego até aqui.
Existe um mecanismo que permite manipular o tempo
e o espaço.
Eu não vou precisar disto, mas você vai.
Me mostre teu poder, Bracelete de Ouro, e destrua
meus aliados no calabouço!
No mesmo instante, o sacana abre uma passagem sob
seus pés e te joga no subterrâneo.
Chefe: Lagarta de Pedra
Ataques: De início, ela jogará pedras
e sugará Ali para dentro dela.
Algumas vezes, uma pequena cobra sai de dentro da
boca dela pra te morder.
Após encurralar você, ela vai arremessar mais
pedras.
Comece apenas correndo pro lado oposto ao do
chefe, desviando como puder das pedradas que ela
lança.
Quando ela sugar, corra o máximo que puder e NÃO
PULE!
Use uma Broad Sword se tiver, facilitará muito a
batalha.
Quando a pequena cobrinha sair de dentro dela,
ataque-a sem parar: esse é o seu único ponto
fraco.
Ao ficar encurralado, as pedradas vão ficar difíceis
de serem evitadas.
Se
tiver Dytto ao seu lado, isso já garante 80% da
batalha, caso contrário, é melhor ter itens pra
recuperar HP.
Ao destruí-la, ela perde o maxilar e se retira.
Depois da batalha, siga pelo corredor e pegue um
acessório pro seu Bracelete de Ouro no baú: ele
permite abrir portais nas pequenas fendas
encontradas no jogo.
Atire uma Light Ball na fenda dali para que o
portal se abra.
Pise no portal e você vai sair no início da
fortaleza.
Desça
as duas escadas da esquerda e caia na região com
a fenda: use a Light Ball nela e entre no portal
para sair do lado esquerdo da montanha.
Pegue
Dytto na água da encosta e siga, matando todos os
inimigos pelo caminho (uma Broad Sword é ótima
aqui).
Dê a volta e desça. Agora mais daqueles bichos
bizarros são trazidos por gárgulas. Os marrons
podem se esquivar dos seus ataques.
Não ligue muito pra matar todos, corra o quanto
puder pro lado esquerdo, pois bolas de fogo vão
começar a cair ali e podem complicar sua vida.
Aqui você já pode despencar da montanha nas
beiradas, portanto, tome cuidado e não fique
muito próximo do abismo.
Caso caia, perderá um pouco de HP. Dê a volta e
entre na caverna.
Na
caverna, pegue um alho no baú de cima e um peixe
no de baixo e siga pra direita.
No mago do centro do lago de lava, esconde-se a
chave. Pule ali, mate-o e pegue-a.
Ao
sair pela porta, caia do lado ESQUERDO da
pedrinha: se cair do outro lado, mate todos lá
embaixo e entre no portal para retornar no alto.
Caindo pelo lado esquerdo, você vai cair num
local com um baú (feijão) e um PINO do outro
lado.
Desça ali, ignore os inimigos e pegue a chave
verde no baú. Caia, mate todos e entre no portal.
Agora
caia pelo lado direito e entre na porta.
Mate todos os inimigos pra surgir um portal do
lado direito da porta.
Pise nele, pegue uma chave vermelha no baú e pise
no outro portal para voltar onde estava.
Pegue
um cogumelo no baú e continue pela esquerda.
Agora fica bem complicado: pise no botão pra
acionar a plataforma móvel e salte nela.
Muitos magos tentarão derrubar você, e, caso
caia, voltará pro último chão firme que tiver
pisado.
Não existem muitas explicações nessa parte,
apenas vá saltando e conte com a sorte pra não
ficar caindo muito.
Na última plataforma, surge um mago que lança
uma bola que te segue: corra e salte no chão
firme antes que ela o pegue.
Pegue a alface no baú e entre na porta.
Chefe: Dragão
Ataques: Dois tipos: baforada e 3
bolinhas. Os dois ataques são realizados quase
que constantemente.
A baforada tira muito HP, já as bolinhas podem
ser destruídas.
quando
ele se aproximar, ataque-o com a Death Sword
O
tamanho do bicho dá medo, mas não é nada tão
difícil.
Tenha Dytto com você e a batalha ficará mais fácil.
O único problema aqui é acertar o bicho, já que
ele fica muito distante.
Use seus melhores arco-e-flechas que tiver e,
quando a cabeça do Dragão estiver perto, use uma
espada boa (Death Sword é ótima).
Evite Efreet por motivos óbvios.
Após acabar com o chefe, uma plataforma surge no
centro: suba nela e siga pra pegar Shade.
Dark
Claw (aperte repetidamente o A): Ataque
simples com as mãos de Shade. Também pode
agarrar PINOS e objetos (itens) distantes.
Doppelganger (segure o A apertado por 2
segundos): Shade cria uma cópia de Ali, a
qual você pode controlar. Mas essa cópia é
invencível, mas não ataca e nem salta. Esse
poder serve pra enxergar portais que normalmente não
aparecem.
Pra dispensar o estpírito, aperte A, B e C
juntos.
Ao sair do Templo de Shade, verá que um clone te
acompanha, esse é o indicador de que Shade está
ativado com você.
Use a plataforma móvel para sair dali e, na tela
seguinte, vá usando os PINOS com Shade (botão A
uma vez) para atravessar os abismos.
NOTA: Shade pode te salvar se cair nos abismos.
Ele te pega e evita que perca HP (só que custa
mais SP fazer isso).
Shade também leva dano no seu lugar, seja
porradas dos inimigos ou espinhos etc.
Vá
passando nos PINOS (rapidamente, pois a caverna
está desabando), pise no portal e pegue uma gema
de Efreet no baú dali.
Pise no portal denovo e entre na porta.
Caia e pise no outro portal. Ao sair, entre na
porta novamente e caia pelo lado ESQUERDO.
Passe pro outro lado usando o PINO e, na próxima
tela, caia e entre no duto abaixado.
Você vai sair do outro lado da montanha.
Vá saltando pela ponte quebrada e pegue uma gema
de Shade no baú abaixo.
primeira
gema de Shade está nesse baú
Não
se preocupe muito em cair aqui, pois Shade, se você
tiver SP, sempre te salva.
Siga pro lado esquerdo e você vai falar com um
ermitão.
Bem-vindo
Ali, sim, eu tudo sei sobre o que está ocorrendo.
Tome, pegue este Anel, vai lhe ajudar muito.
O colar que achaste é da Princesa Gwyn, sua irmã
mais velha.
Como sabes, ela está perdida há 10 anos.
Com sorte, ela ainda pode estar viva.
Agora volte correndo pro castelo.
O Bracelete de Prata está lá procurando por algo
e você deve proteger sua família.
Abra o portal com uma Light Ball e entre: você
sairá na praia, à oeste do castelo.
Dê a volta, mate os inimigos e use Shade pra
pegar o baú do alto, uma gema de Shade.
Nota:
Shade também pode ser invocado nos CAVALEIROS, além
dos cristais.
Ao sair da praia, entrará numa pequena floresta:
siga reto e, na bifurcação, escolha descer
primeiramente.
Voltando na cidade, atravesse-a e siga pro
vilarejo.
Passe reto aqui também e retorne até o Templo da
Água, vamos pegar o que faltou por lá.
Tenha Shade com você antes de entrar no Templo
(caso não tenha ou a barra de SP tenha acabado
antes de chegar lá, o local mais próximo pra se
conseguir Shade é no seu mentor, lá na vila...,
só não me pergunte o por que)
Ao entrar no Templo da Água, corra pra terceira
tela e, perto da porta onde tem o Ogro e os
soldados, vire pra ESQUERDA e use Shade no PINO.
No baú, encontra-se mais uma gema de Shade.
única
gema de Shade no Templo da Água
Agora
que você possui SHADE, o poder Doppelganger vai
revelar diversas coisas escondidas no jogo.
Através dele, Ali poderá ver portais onde
normalmente não havia nada.
Esses portais levam a lugares completamente
desconhecidos e cheios de segredos.
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