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BEYOND OASIS

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 Por: Jack T

 

Sistema: Mega Drive
Ano: 1994
Por: Sega / Ancient
Jogadores: 1
Gênero: Ação/Aventura

Notas Gerais

Beyond Oasis, antes de qualquer coisa, é um jogo baseado em muita exploração.
Encontrar seus segredos demanda muito tempo, tanto que a demora pra esse detonado COMPLETO foi de meses e não dias.
Além de ótimos gráficos, o jogo tem uma história bem legal, além de um som mais do que aprovado, já que a lenda Yuzo Koshiro faz parte do cast (pra quem não sabe, Koshiro é responsável pela trilha de todos os Streets of Rage além de outros games famosos da Sega).

A história do jogo

No jogo vamos controlar Ali, filho do Rei de Oasis e amigo de todos que ali moram.
O aventureiro, certo dia velejando no mar, encontra uma caverna e resolve explorá-la.
Lá dentro, encontra um baú e, nele, um artefato bastante diferente do que costuma achar.

O tal artefato lhe é revelado por uma estranha voz: trata-se do espírito de Reharl, um antigo bruxo.
Ele pede para Ali colocar o bracelete: assim que o põe, Reharl lhe conta a história por trás de Oasis, mas antes faz um pedido.

Ele pede para que Ali encontre os 4 espiritos do Bracelete de Ouro e coloque o fim na ambição e na destruição que o possuidor do Bracelete de Prata está causando e planejando.

“Existem na verdade dois braceletes: o de Prata, sumido até então, e o de Ouro, que agora está no braço de Ali.
Há muito tempo, Reharl e Agito lutaram entre si para governar Oasis.
Como eram bruxos, usavam de todo poder, destruindo e se fortalecendo.
Reharl usava o Bracelete de Ouro, o qual tinha poder de controlar almas e fazer delas o que bem querer na guerra.
Agito usava o Bracelete de Prata, provocando caos e destruição em tudo.
A sangrenta batalha acabou por destruir os dois bruxos e os braceletes foram perdidos na ilha de Oasis.”
...

Nada mais fora dito, até este dia.
Ao ouvir tudo, Ali sente que a caverna onde se encontra está pra desmoronar.
Rapidamente ele escapa dali e retorna à ilha.

Visitando Oasis pela primeira vez

mapa completo de oasis

Oasis é uma ilha bem extensa, com muita vegetação, montanhas, lagos e muitos segredos.
A aventura de Ali (e a nossa também) começa na Vila.
Ali moram desde pescadores e suas crianças até vendedores, mulheres atarefadas e, claro, seu mentor, um amigo de Ali, uma espécie de MESTRE.

1 - A tela de Pause:

A tela de pause é bem simples, mas vou explicar mesmo assim:
Ícone de espada: mostra todas as suas armas coletadas e qual está equipada no momento, bem como a durabilidade de espadas e quantidade de munição de bombas e flechas;
Ícone de vidro: é onde estão seus itens, desde peixes até elixires, uvas, etc..
Ícone de coração: mostra o status atual de Ali, os ranks alcançados*, total de HP e SP, quantos monstros foram mortos até o momento e ainda as gemas coletadas até agora (as gemas coloridas - preta, verde, azul e vermelha - servem apenas pra aumentar a força dos 4 espíritos);
Ícone de mapa: dispensa comentários;
Ícone de pena: usado para salvar o jogo;
* os ranks são conseguidos quando se acha corações gigantes no jogo. Geralmente, inimigos deixam cair, mas nada impede de encontrá-los em baús também. E aqui vai uma dica: quanto menor o seu rank, melhor sua posição no final do jogo.
Os ranks deixam Ali mais forte, logo, quanto menos corações coletados, Ali fica mais fraco, porém, aumentando o desafio e sua colocação final no game.
Tente terminar sem pegar nenhum pra ver o resultado.
[se utilizar o controle de 6 botões do Mega Drive, os botões X, Y e Z servem pra abrir os menus de MAPA, ARMAS e ITENS, respectivamente]

2 - Comandos básicos com Ali:

Ao chegar na ilha, terá controle sobre o personagem.
Ali é bem versátil: além de pular, ele corre e ataca rapidamente os inimigos.
Veja os principais comandos iniciais:

Em direção horária:
Corrida: frente + frente + pulo pra saltar
Chute no ar: pulo + ataque
Slash: segure o botão de ataque
Ataque rasteiro: aperte e segure pulo pra ele se abaixar, então aperte ataque
Spin Attack: frente + trás + frente + ataque
Stick: 2x pra frente + apertar ataque várias vezes
Combo: apenas aperte ataque várias vezes
Slash Circular: gire o direcional 360º e aperte ataque

- muitos dos obstáculos do jogo são transpostos pelo salto seguido da corrida;
- o slash é bastante útil com os cavaleiros do jogo;
- cobras são facilmente acertadas com o ataque rasteiro;
- o back slash é ótimo contra chefes e ogros;
- ao se abaixar, Ali pode andar assim, permitindo entrar em muitos lugares apertados do cenário;

3 - Itens principais:

Após os ataques básicos, vamos falar sobre alguns dos itens mais encontrados.

- as maçãs, laranjas, entre outras frutas, só servem pra encher seu SP;
- pra encher a energia, use queijos, carnes, peixes, etc...
- outros itens ainda fazem as duas coisas, como o Elixir, cogumelos, pães, etc.
- chaves são achadas em diversas cores, que, naturalmente, correspondem às suas respectivas portas (não são mostradas, mas é bom explicar);
- cabem 16 itens no seu inventário, se estiver cheio, terá que descartar um item ou deixar de pegar o item novo; pra se livrar de itens que não deseja no invetário, entre nele, e, estando o cursor sobre o item, APERTE START para Ali descartar o item na sua frente.

Armas também podem ser encontradas, tanto perdidas no cenário como em inimigos abatidos.

Algumas delas incluem:
- Bombas: ótimas pra matar grupos de inimigos, evocar Efreet e destruir paredes, só tome cuidado pois tu pode levar dano também;
- Espadas: em diversos tipos, cada uma delas tem um número de ataques, quando ele acaba, adeus arma. A melhor é a Ômega Sword;
- Arco e Flechas: excelentes para ataques à distância. Como as bombas, alguns deles vem equipados com flechas de fogo e flechas explosivas;
- cabem 8 armas no total no seu inventário, se ele estiver completo, terá que descartar algo se quiser a nova arma; pra se livrar de itens que não deseja no inventário, entre nele, e, estando o cursor sobre o item, APERTE START para Ali descartar o item na sua frente.

4 - A Light Ball e seus Espíritos:

Como dito no início desse detonado, Ali, com o poder do Bracelete de Ouro, tem o dom de invocar seres místicos de locais da natureza.
Cada um dos espíritos tem ataques únicos, assim como potencialidades e peculiaridades.
Não vou me aprofundar aqui em nenhum deles, deixando pra contar sobre eles durante o próprio enredo do detonado, evitando estragar a surpresa.
Fique sabendo apenas que são 4 deles durante todo o jogo e cada um corresponde à um elemento da natureza: Fogo, Água, Plantas e Sombras.
Para evocar cada espírito, aperte A (default) e solte a Light Ball em algum objeto do cenário.
Dependendo de onde a Light Ball tocar (e se você já tiver libertado o próprio), o espírito correspondente surgirá pra te auxiliar.

Parte 1: A chegada na ilha e os contratempos
Espíritos dessa parte: 2

Ali chega em sua ilha natal após pegar o Bracelete de Ouro.
Teste os movimentos principais de Ali na praia e, depois, suba reto.
Logo se vê uma movimentação do povo e surge seu primeiro desafio: a vila foi invadida por inimigos. Trouxeram até um Ogro com eles!
Ataque o Ogro sem parar, se ele morrer, todos os outros morrem e a batalha se encerra ali mesmo.
Após a batalha, Ali entra na casa de seu mentor e ouve algumas palavras: ele diz que os caras provavelmente estavam atrás de Ali e pede pra ele ir ver os pais dele no castelo, pra ver se tudo está OK por lá.

use chutes e socos no ogro... se ele morrer, a batalha terá fim

seu mentor revela que eles estavam atrás de você

Pois bem, pegue o queijo no baú, saia da casa e abra o MAPA (aperte START e veja o último item do inventário): note que há uma bandeira indicando onde tu deves ir. A setinha piscando é onde tu está. Sempre consulte o mapa em caso de dúvida, se perder em Oasis é muito fácil.
Saia da vila pela esquerda, atravesse a ponte e siga reto pra esquerda. Evite confrontos com os inimigos e siga o caminho de terra até a entrada do Castelo.

o castelo fica onde está a bandeira... a seta é você

Chegando lá, se falar com as pessoas, verá como Ali é bem querido no lugar.
Suba pelas escadas e entre no Castelo.
Ao entrar, siga pelo caminho da esquerda e entre na porta: pegue os 4 baús (peixe, laranja, uma espada comum e arco-e-flechas comuns também).
Agora volte e siga pela porta da direita.
Na parte de cima, passe pela ponte no Hall central e entre na porta da esquerda.
Na próxima sala, siga até o Rei e fale com ele:

Rei: Como está Ali? Vejo que andou descobrindo coisas...sim, este é mesmo o Bracelete de Ouro, agora está explicado os ataques na vila..
O Bracelete de Ouro governa os espíritos rebeldes de Oasis. Siga até o Templo da Água e encontre lá um dos espíritos selvagens.

Após isso, ele lhe entrega uma chave vermelha.
Falando com a sua irmã (sim, Ali tem uma irmã) ela lhe diz pra ler os livros vermelhos na sala atrás antes de partir.
A sala ao lado da irmã de Ali é onde estão os livros vermelhos, mas eles ensinam os golpes de Ali, coisa que já vimos na introdução do detonado.
Como não há mais nada a ser feito no Castelo por enquanto, saia e siga pro Templo da Água (veja no seu mapa).

Siga totalmente pro Oeste, atravesse a Vila novamente e continue à Oeste. Suba as escadas mais adiante e continue.
Ao descer, notará um grupo de ratos ao redor de uma fogueira: há algo a ser feito aqui mais pra frente, mas, por enquanto, ignore-os e desça. Mate o arqueiro, dê a volte e chegue finalmente no Templo da Àgua.
Mate o cara com a lança e use a chave na porta (basta “empurrar” a porta para abri-la).

entrada para o templo da água

Templo da Água

Esse templo na verdade é uma espécie de teste, um treinamento pra tu ir aprendendo os golpes, saltos e possibilidades de Ali.
Vou listar onde estão as passagens secretas e alguns itens. Outras coisas ainda dependem de acontecimentos futuros do jogo (leia-se: espíritos novos).

Logo na primeira tela, quebre o baú, pegue a chave comum e abra a porta.
Na próxima sala, cuidado com os arqueiros já armados pra te fuzilar: dê a volta e acabe com eles antes.
A porta se abre assim que eles morrem: mas espere, um baú cai e nele há um pão.

Fique sempre esperto com isso: em muitas salas desse jogo, ao matar todos os inimigos da tela, algo cai do alto, seja baú, item, mais um inimigo, etc...
Em quase todas as vezes, é um baú com algum item bem útil.
E aqui vai mais uma dica: dá pra evitar a luta com os arqueiros simplesmente se abaixando e passando pelo pequeno vão onde corre água.
Mas isso lhe impede de pegar o pão do baú após matar os capangas.


Na próxima sala, muitos inimigos o esperam: mate todos e pegue seus itens, inclusive o Ogro marrom, que lhe dará a chave pra abrir a porta.

o ogro marrom esconde a chave da porta

Note que, do lado esquerdo da porta, há um PINO enterrado no chão: ali existe outro segredo, revelado bem mais adiante no jogo.
Antes de entrar na porta, note que nessa sala também dá pra passar pela corrente de água no chão.
Do lado esquerdo, ao passar abaixado ali, pegue uma espada no baú; do lado direito, um ELIXIR.
Cada vez que entrar nos buracos, os inimigos da sala voltarão, mas eles são fáceis e garantirão mais itens pra você ainda.
Se não quiser enfrentar ninguém, apenas corra pra porta e a abra.
Nesta próxima sala, existem muitas geléias: esses bichos são bem chatos, atacam sempre em grupo e conseguem arrancar muita energia quando ficam saltando.

ataque as geléias do alto pra pegar a chave

A chave está escondida em uma delas, mais precisamente nas que estão perto da porta, portanto, corra pra lá e mate todas ali perto até achar a chave.
Prosseguindo, na próxima área, fique bem esperto: uma correnteza sempre te joga pra trás aqui.

corra e salte entre as ondas que vão descer

Ela vem de tempos em tempos, mas dá pra passar na boa. Apenas corra pra cima e salte assim que ver a inundação chegar. Salte novamente e repita até chegar na porta.

Chefe: Caranguejo
Ataques: seus ataques incluem a garra, bolhas e o pisão.

evite ser agarrado pelo caranguejo

a espada é bastante útil, inclusive pra destruir as bolhas

Esse chefe não é muito complicado, mas pode dar trabalho caso você fique meio perdido no que fazer.
Primeiro, tenha em mente destruir sua garra antes de tudo. Se aquilo ali te pega, lhe arremessa na parede e isso tira muita energia.
Use uma das suas espadas para destruí-la mais rapidamente.
Depois de destruí-la, seus únicos ataques serão o pisão (se caso você se afastar dele) e as bolhas, que agora serão muitas.
Ataque sem parar com a espada, ele não dura muito.
Se estiver sem energia, não deixe de usar um queijo ou um pão pra resolver as coisas.

Após destruir o chefe, entre pela porta que se abriu e siga até o portal: uma voz diz pra você usar o poder de seu Bracelete de Ouro.
Note que a barrinha azul abaixo da sua energia começa a se preencher. Essa é a energia do seu Bracelete, e, conseqüentemente, a energia do espírito que estará controlando no momento.
Essa energia vai se esgotando sozinha quando algum espírito está sendo usado, por isso, use-os sabiamente.
Aperte A para soltar a Light Ball no portal e assim, abri-lo.
Suba as escadas e siga até o bloco azul girando.

Dytto tem alguns ataques únicos e muitas vantagens.
Magic Bubble (aperte A): ataque de bolha de água, congela inimigos e apaga chamas;
Healing (aperte A seguidamente): recupera energia de Ali;
Magic Storm (segure A e depois solte): Dytto se transforma num tornado de água e varre os inimigos (ótimo ataque);
A B e C juntos fazem o espírito desaparecer.

Agora que tem o espírito da água, podes apagar chamas e recuperar energia sempre que tiver SP suficiente.
Volte até a vila e saia pela esquerda.

Já na ponte dali, caia na água e entre nela se abaixando: apague o fogo usando a Magic Bubble, quebre o baú que cair e receba uma gema de Dytto.
Volte até o Castelo e fale com o Rei novamente.
Ele vai dizer que já mandou os soldados averiguarem quem eram os invasores da vila e diz pra você ir até a cachoeira à nordeste onde provavelmente há outro espírito lhe esperando.
Fale com sua irmã pra ela lhe encher o HP e saia do castelo, rumo às quedas d’água.
Pra chegar na cachoeira é bem fácil: vá até a ponte onde pegamos a gema de Dytto e suba reto até onde não der mais.

use a Magic Bubble nas quedas d'água pra abrir a passagem pro templo de fogo

Depois, vire à direita e suba pela água até a cachoeira. Invoque Dytto nas águas e use o Magic Bubble na queda d’água pra ela parar e revelar uma caverna, que é a entrada pro próximo Templo, o Templo do Fogo.

Templo de Fogo

Esse templo é um pouco maior que o Templo da Água, mas não é tão difícil.
Zumbis serão apresentados à Ali, bem como sua maior fraqueza: o fogo.
Aliás, é um grande amigo do fogo quem encontraremos aqui.

De início, mate os morcegos e os piranhas e pegue os itens que eles deixarem.
Equipe uma espada (se tiver) e entre na caverna.
Mate os morcegos e as geléias negras rapidamente com a espada (se não tiver a espada, use Slashs nas geléias e chutes nos morcegos). Suba.
Estoure o baú atrás da chama e pegue uma chave. Caia no vão e desça até as cobras.
Mate todos ali (pode ser que surja o primeiro coração aqui) e colete os itens, entre eles, mais uma gema de Dytto.
Suba novamente, ignore os zumbis (são lentos demais – como o fogo é fatal pra eles, atraia-os pras chamas do local pra facilitar) e suba dois lances de escadas: à direita, depois da chama, quebre o baú pra pegar um peixe e arrebente a paredinha de tijolos dali no combo.

arrebente a parede no combo e entre abaixado

Entre abaixado, pegue o arco e flecha e saia.
Desça pelo lado esquerdo, pegue uma maçã no baú e siga pra porta.
Entrando pela porta, mate o Ogro verde pra pegar uma chave e empurre a bola de ferro no botão verde do alto: isso vai fazer com que um jato de vapor d’água surja ali. Pegue uma uva (SP) no baú, encha seu SP, invoque Dytto (se já não estiver com você) e apague a chama da porta com uma Magic Bubble.

coloque a bola de ferro no botão para que surja um jato de vapor d'água

Na próxima sala, mate a chama voadora dando Slashs e evite as piranhas.
Vá pro lado esquerdo abaixo, quebre o baú e colete mais uma gema de Dytto.

Agora suba pro lado oposto e pegue mais uma uva no baú.
Nessa tela (e em outras onde há piranhas e solo), dá pra fazer as piranhas subirem no solo e matá-las ali, garantindo, às vezes, uns peixes pra repor HP.
Pise em um dos botões verdes pra fazer uma bola de ferro cair: empurre-a até o outro botão e entre pela porta que se abriu.

Chefe: Monstro do pântano
Ataques: ele pode soltar de dois a três chamas voadoras pelo cenário, dificultando bastante acertá-lo.
Além disso, mãos surgem às vezes dos dois lados, cercando Ali. A cabeça do chefe surge randomicamente no cenário.


Tenha Dytto com você pra facilitar e use seu Magic Storm sempre que tiver SP sobrando.
Uma espada pra matar as chamas voadoras mais facilmente é bem-vinda.

cuidado com as mãos desse chefe e ataque-o sem parar

O chefe não deve durar muito, ou ele vai encher o cenário com chamas voadoras.
Acerte ataques de espada nele e emende combos sem parar quando a cabeça surgir.

Matando o chefe, suba pela porta que se abriu, use a Light Ball no portal e entre.
Aproxime-se do cubo vermelho e Efreet se revelará.

Efreet

Eis os golpes e poderes de Efreet:
Flame Breath (A): Efreet dá uma baforada de fogo tanto em inimigos como em blocos de gelo para derretê-los ou em tochas para acendê-las;
Fireball Attack (A repetidamente): Efreet vira um míssil de fogo na direção que o jogador apontar ao apertar diversas vezes o A, bom pra dizimar o que estiver em seu caminho quando fizer isso.
Melt Bomber (segure A apertado e solte): Efreet vai explodir como uma bomba, queimando tudo ao seu redor. Em levels altos, esse golpe mata inimigos instantaneamente.

Parte 2: Caminho até as montanhas
Espíritos dessa parte: 0

Assim que pegar o Efreet, desça até a ponte dali e entre abaixado por ela.

Aproxime-se com Efreet perto da pirâmide de gelo para que ele a destrua. Pegue a primeira gema de Efreet no baú e saia dali, indo pra vila.
Antes de mais nada, saiba que Efreet é por natureza um espírito brigão: ele bate em todo inimigo que estiver perto dele, portanto, é foda de controlar o bicho.
Às vezes você tá lá na frente e ele lá atrás ainda batendo nos caras. Nesse caso, use o Fireball Attack pra trazê-lo até você. Ou espere ele acabar com todo mundo.
Se quiser, dê uma passada no seu mentor pra repor o HP de graça e ainda descolar um queijo no baú ao lado dele.
Depois, siga até aquela fogueirinha com os ratinhos em volta, antes do Templo da Água, lembra?

Aqui, invoque Efreet e destrua a pirâmide de gelo. Suba pela ponte e você vai chegar na região dos pântanos.
Nesse local tem muitas piranhas prontas pra serem mortas e você faturar uns peixes, mas ignore isso por enquanto.
Siga pra direita mas pelo meio da tela, você deve chegar numa parte fechada com uma parede de tijolos logo acima.
Bata ali até que se quebre e entre.
Ali é a famosa corrida do Efreet, onde você pode faturar alguns prêmios bem legais.

esse é o local da entrada da corrida do Efreet

Lá dentro seu SP não vai diminuindo, então, pode usar o Efreet à vontade.
Faça-o entrar na corrida e vá usando o Fireball Attack pra fazê-lo percorrer todo o circuito até o final.
Quanto melhor seu tempo, melhores os itens, que vão desde queijos e uvas até armas, como flechas com bombas e até a famosa Ômega Sword.
Não é nem um pouco fácil, visto que Efreet tem a mania de enroscar em todo cantinho do circuito, lhe obrigando a usar o Fireball Attack diversas vezes.
O pior disso é que em algumas dessas vezes, ele simples não executa o Fireball Attack, fazendo o Flamer Breath e perdendo mais tempo ainda na corrida.

Com persistência e muita paciência, dá pra sair daqui com bons itens, além da gema de Efreet.
Depois de pegar o que puder na corrida, saia da caverna pisando no olho azul no chão e dispense Efreet.
Pegue Dytto na água do pântano. Siga reto pra direita e apague a chama da escada pra poder subir.
Os zumbis dessa região são mais fortes: se você bater muito neles, eles vão se dividir ao meio e vir rastejando te pegar.
Abaixe-se pra acabar com eles mais facilmente quando estiverem assim.
Dê a volta por cima da floresta, tome cuidado com o lançador de granada na beirada do muro e suba.
A fase agora se baseia em corredores sinuosos cheios de guardas.
Siga o único caminho matando tudo e todos e não se esqueça da chave verde no baú.
Quando chegar na porta, mate o guarda com a espada e pegue a chave. Note uma planta carnívora ali. É outro segredo que teremos que desvendar mais tarde.

Entre na porta, destrua os dois canhões e pegue mais uma gema de Dytto.
Use a chave verde na porta da esquerda e entre (pelas grades ainda não dá pra passar).
Mate as cobras (provavelmente você vai ganhar bombas delas) e empurre a pedra no botão pra abrir a porta (note que o jato de vapor d’água para também – pegue a Dytto se ainda não estiver com ela antes de empurrar a pedra).
Mate todos os guardas, pegue o arco e flecha de metal no baú e mate o Ogro vermelho do lado direito.
Mate o último guarda e outro baú deve cair, este contendo uma gema de Efreet.
Dê uma flechada na alavanca do lado esquerdo pra abrir a porta de pedra onde estava o Ogro vermelho.

primeira utilidade pra arco e flecha: acertar alavancas à distância

Já que entrar na próxima sala, dê uma flechada na alavanca à frente pras lanças da lateral pararem de se mover.
Ignore as cobras e siga pra próxima sala: ao entrar, cuidado com as pedras que rolam e suba correndo, indo o mais rápido possível pra DIREITA.
Desça as escadas e, antes de matar os capangas, vá pra esquerda e pegue os dois baús, um com bombas e outro com uma laranja.
Matando o cavaleiro gigante, o resto todo morre e você embarca no navio.

No Navio

Dentro do navio, suba as escadas e pegue uma espada no baú.
Deixe as alavancas assim: a de cima virada pra direita, e a de baixo pra esquerda.
Isso deixará a porta de pedra abaixo aberta.
Mas antes, terá que passar por um corredor apertado cheio de inimigos.
Vá matando-os aos poucos, até não restar nenhum, pegue o queijo no baú e entre pela porta aberta.

deixe as alavancas nessa posição para abrir a porta abaixo

mate todos os inimigos e cuidado com o cavaleiro de armadura

Na parte de cima, tem mais capangas para serem mortos.
Tome um cuidado especial com os guardas com espada, eles são os que mais tiram HP.
Depois de matar todos, vá até a parte de baixo e pegue um suculento filé no baú.
Volte e desça na parte da frente do navio.
Um ser estranho vestindo preto vai estar no mastro do navio, falando coisas estranhas.

“Bracelete de Ouro, você foi bravo vindo até aqui, mas não tenho tempo pra um idiota como você!
Eu sou o Bracelete de Prata e você não pode me impedir! Vai se arrepender se tentar!”

Nisso surge um gárgula e leva o ser estranho pra sei lá onde.
Agora a luta é com dois gárgulas, bem fáceis por sinal: basta ficar parado até que um deles chegue perto e caia matando em cima.

é bem simples acabar com os gárgulas, mas ataque um por vez

Desvie e ataque-o com combos ou a espada até matá-lo. Repita com o outro e já era.
Após matar os gárgulas, Ali pega um bote e segue até a encosta onde o Bracelete de Prata foi.

A encosta de Oasis

Ao chegar na encosta, suba a escada e desça do lado direito pra pegar uma maçã no baú.
Suba e note aquele mesmo PINO do Templo da Água do outro lado, perto de um baú.
Seguindo pela esquerda, desça outro lance de escadas e pegue uma Broad Sword no baú. Entre na caverna.
Na entrada, 3 alavancas surgem: deixe a primeira (da esquerda) virada pra esquerda e as outras duas pra direita pra abrir uma passagem.

Entre e pegue: 1 Arco e Flechas de fogo, uma gema de Efreet, um pão e uma gema de Dytto. Saia e siga pra esquerda.
Agora é quase impossível não levar dano: mate a geléia e desça pra empurrar a pedra. Um guarda no alto arremessará uma bomba e aí fica difícil não levar dano.
Pois bem, depois de empurrar a pedra, mate uma geléia e suba.
Mate o guarda e pegue um tipo de bomba mais fraca no baú.
Jogue uma bomba no botão (o peso dela o ativará) e prepare-se pra enfrentar mais um cavaleiro de armadura.
Mate-o e desça. Pise no botão e seja rápido pra subir a escada antes do vapor d’água voltar a soprar. Pegue a chave verde no baú e caia.

pegue aqui a chave verde, mas seja rápido pra passar pelo vapor

Não suba ainda! Destrua a pirâmide de gelo com bombas ou invoque o Efreet na explosão delas (dá pra fazer isso na boa).
Entre na passagem lateral e mate o gárgula: uma bola de ferro vai cair sobre o botão verde do alto, tapando a saída de vapor d’água da escada.
Mate alguns tatus (sim, novos inimigos), suba e pegue os baús, um com um feijão (SP) e outro com uma chave.

Abra a porta acima com a chave verde e, na tela acima, corra por cima e, de lá, jogue uma bomba na alavanca pro botão do chão subir.
Rapidamente suba as escadas antes que algum zumbi pise no botão ou ele reative sozinho (ele é por tempo). É uma ótima idéia ter o Efreet aqui pra cuidar dos muitos zumbis da tela.
Na tela acima, jogue uma bomba nas madeiras do centro pra formar uma fogueira.
Muitos ratos vão cair, provavelmente atraídos pelo calor do fogo. Junto com eles cai um baú com uma uva.
Mate todos e pegue também um cogumelo (HP+SP MAX).

Siga pra direita e, antes de entrar na porta, caia no vão e pegue os dois baús (uma chave verde e um queijo). Caia na correnteza.
Você vai descer a cachoeira e um baú vai aparecer na sua frente: pegue a chave nele, pise no botão pra parar de cair pedras do alto e siga pela esquerda.
Abra a porta acima, suba as escadas e pegue uma chave vermelha no baú. A porta acima ainda não pode ser aberta.
Caia na água novamente, e, ao descer pela cachoeira, siga para a direita e desça. Vire na entrada onde havia aquela pirâmide de gelo, ignore os tatus e entre na porta.
Volte até a parte onde você se jogou no vão pra pegar os dois baús, mas agora suba pela porta.
Mate todos os inimigos (incluindo o Ogro vermelho) pra uma escada ser formada à esquerda.
Subindo por ela, repare numa passagem atrás da cachoeira, do lado esquerdo à porta vermelha.

essa passagem está bem escondida

Aplique combos ali e a parede vai estourar, revelando-a. Entre abaixado ali e pegue o arco e flechas-bomba.
Volte, porém, antes de entra na porta vermelha, caia pelo lado esquerdo e pegue o baú no canto com uma chave azul.
Caia por todas as quedas d’água, pise no botão verde no final pra parar de cair pedras e siga pra porta da esquerda.
Suba reto e, agora sim, abra a porta dali.
Mate todos os inimigos e colete os itens: uma gema de Efreet, um jarro de água Dytto Call, uma gema de Dytto e uma lanterna Efreet Call.
Desça pelo lado esquerdo e pegue mais bombas.
Caia ali, suba pelas escadas e você vai dar de frente com aquela porta vermelha.
Entre por ela, pegue bombas no baú da esquerda, suba a escada e jogue uma bomba no botão verde abaixo.
Três baús vão cair: em um deles tem um alho (3/4 HP+SP), no outro uma espada e no terceiro uma gema de Efreet.
Caia pela lateral esquerda, jogue uma bomba na tocha apagada para que ela se acenda e abra a porta de pedra, pegue Efreet ou Dytto (eu prefiro Dytto) e entre enfrentar o chefe.

Chefe: Titã de pedra
Ataques: Primeiro ele vai se aproximar de você, socando com uma das mãos e até com as duas.
Se ele saltar, corra pelo cenário, pois ao cair, pedras despencarão do teto da fase.
Seu ataque mais devastador é quando ele vira uma espécie de bola e rebate no cenário. Se te encostar, vai muito HP embora.

Tenha Dytto com você pelo simples fato de recorrer à ela quando necessitar de HP.
Fora isso, equipe uma espada e bata nele sempre que ele estiver parado.
Depois de virar bola e ricochetear nas paredes, ele vai parar. Caso você acerte ele enquanto ele rebate, ele vai parar também.
Evite combos, pois o ataque dele com as mãos é bem rápido. Dê ataques rápidos com a espada e sempre se afaste.

Após matar o chefe, pegue o colar no baú e saia.

Desça as escadas e siga pra esquerda: atravesse o primeiro e, no segundo lago, note outro PINO daqueles estranhos cercado por troncos de madeira.

Ignore o PINO e siga pra esquerda, subindo as escadas.
Do outro lado, mate os 3 guardas, suba as escadas e mate mais dois que ficam lançando bombas.
Mate o cavaleiro do alto e suba pela escadinha ao lado da porta vermelha.
Mate todos os inimigos que virão ao seu encontro, pegue a chave no báu e entre na porta da DIREITA.
Ao entrar, pegue os 3 baús (alface, bomba e mais uma chave) e destrua todos os canhões que caírem pra porta se abrir.

entre primeiro na porta da direita

Agora entre na porta da ESQUERDA: suba e, se não tiver Dytto e a quiser, pise no botão pra surgir um vapor d’água e pegue-a ali, mas cuidado: assim que pisar no botão do chão, bolas de pedra vão cair do teto.
Descendo, mate o cavaleiro e pegue uma chave no baú (cuidado com os espinhos que vão avançar se você ficar na reta deles).
Entre na porta amarela e, lá dentro, pegue as duas chaves nos baús (verde e comum) e mate todos dali.
Saia dali, passe novamente com cuidado pelos espinhos e entre na outra porta verde.
Pegue tudo ali: cogumelo, uva, uma chave azul e uma chave verde.
Agora volte pra sala anterior e entre na porta verde.
Ao sair, corra pro lado direito, ignore os canhões e o cavaleiro e desça, tomando cuidado com a lança que sai da parede.
Mate as cobras, desvie dos espinhos e entre na porta dali.
Ao entrar, avance e um atirador de bombas surge na porta: mate-o e pegue os itens: chave azul, chave comum, 1 feijão e uma gema de Dytto.
Volte tudo até o corredor dos canhões e siga pro lado esquerdo agora.
Ao descer, mate rapidamente o Ogro marrom dali e depois acabe com todos os capangas que vão aparecer.
Pegue o pão no baú e entre na portão dali.
Na sala acima, veja que vão cair muitas bombas: avance um pouco pra um atirador de bombas surgir e jogar uma bomba no meio.
Afaste-se e espere a explosão. Se ele não tiver morrido, mate-o e entre na porta.
O correto agora é esperar os dois arqueiros avançar, pois eles mesmo vão se matar nas lanças que saem da parede.
Depois, pra você passar, escolha um canto e desça correndo.
Mate os cavaleiros dali e caia, entrando no buraco em seguida (o baú do alto pegaremos mais tarde).
Dentro, mate os magos usando o Slash quando eles surgirem: pegue um de cada vez pra evitar levar muito dano.
Pegue a chave vermelha no baú e abra o portão acima.
Agora o bicho pega: dois cavaleiros daqueles grandes vão surgir, assim como dois Ogros também.
Se tiver, equipe o arco e flechas com bombas, os inimigos morrerão facilmente.
Se estiver sem armas boas, corra pelos cantos do local, fazendo com que os cavaleiros corram também, passando por cima dos Ogros.
Quando restar menos inimigos, mate-os.

Ao matar todos, 4 baús caem. Colete: uma espada (Broad Sword), um jarro Dytto Call, uma gema de Efreet e uma gema de Dytto.
Saia dali e desça duas telas: caia agora do lado direito do castelo (parte central), mesmo local por onde chegamos aqui.

Mate o cavaleiro e entre pela portinha vermelha dessa vez.
Mate os dois gárgulas e a porta de pedra vai se abrir. Antes de descer, Ali escuta vozes no andar inferior...

“...é para o Norte?“
“Sim, para a fortaleza. É por ali o caminho para encontrar Shade.”


Ao descer, mate toda a tropa de inimigos, saia e siga finalmente para as montanhas!

finalmente vamos atrás do terceiro espírito: SHADE

Parte 3: A Fortaleza de Shade
Espíritos dessa parte: 1


Siga pra direita e suba as escadas, matando o cavaleiro no caminho.
Nas montanhas, muitas moscas surgirão: use o salto com chute ou o Spin Attack para facilitar.
Siga matando os inimigos até chegar numa área no alto com dois Ogros e alguns inimigos.
Mate todos (aproveite as bombas que um deles fica arremessando do alto e chute-as nos outros), dê a volta pela direita e siga.
Já no início da segunda parte, suba nas escadas dali e pegue Dytto na água que escorre da parede.

Corra pra direita e suba dois lances de escadas: um novo inimigo surge, uma espécie de pássaro.
De início ele não dará muito trabalho, mas espere até encontrar suas outras versões mais adiante.
Na mesma altura onde achar o primeiro deles, siga pra esquerda e pegue uma Death Sword no baú.
É a espada mais forte encontrada até agora, portanto, guarde-a para momentos críticos.
Na parte de cima, uma corja vai surgir: preocupe-se em matar primeiro o cidadão com espada, pois ele faz um estrago tremendo.
Depois dele, concentre-se no Ogro e depois nos outros. Bombas são uma boa pedida aqui, pra pegar o grupo todo de uma vez.
Após matar o todos, caia pela parte central dali pra pegar um baú com uma gema de Dytto.

Dê toda a volta novamente (alguns inimigos voltarão a atacar) e, na mesma parte antes de cair, caia agora pra esquerda (bem acima da água que tu pegou Dytto).
Mate mais alguns inimigos e suba pra área mais alta da montanha.
Aqui até o solo é mais avermelhado. Do lado esquerdo, há mais um filete de água na parede, caso tenha perdido Dytto no caminho.
Siga pra direita e suba as escadas.
Mate o monte de moscas e o cavaleiro, siga pra esquerda e suba (há um baú no alto do lado direito que vamos pegar depois).
Siga totalmente pra direita, mate os inimigos e continue subindo.
Mate o Ogro roxo e siga pra direita: vá bem colado na parede da direita e caia pra pegar aquele tal baú (gema de Efreet).
Dê a volta novamente e entre na fortaleza.

entrada da fortaleza de Shade

A Fortaleza

Ao entrar na fortaleza, siga pra direita.
Um forte vento vai te empurrar pra trás, mas siga em frente: quando surgirem os inimigos, mate-os rapidamente (ou jogue-os nas chamas) e prossiga.
Pra passar das chamas, siga por cima e, quando a chama do alto se apagar, corra e salte sobre ela.

Ao chegar no final, pise no botão pra abrir o caminho.
Mate os inimigos e continue em frente, tomando cuidado com as rochas que vem rolando.
Destrua os dois Ogros; nos espinhos, corra por cima e salte. Pegue o alho no baú, aperte o botão, mate mais um Ogro branco e pegue uma Broad Sword no baú.
Na próxima tela, use a Broad Sword pra destruir os canhões mais facilmente e liberar a passagem mais à frente.
Agora fica complicado: você terá que acertar 3 bombas nas 3 fogueiras para acendê-las e abrir a passagem.
Mas, canhões e aqueles bichos bizarros caem do alto pra te atrapalhar: e mais, espinhos no final da tela e um vento forte unidos podem levar ao game over facilmente aqui.
Atente-se para as fogueiras e não ligue pros inimigos: ao acender as 3, corra pro fim da tela.
Agora, dos dois lados os espinhos avançam em sua direção: fique no centro e atacando todos os inimigos que foram surgindo.
Opte por usar uma Broad Sword e jogue-os nos espinhos, eles morrerão na hora!

Aqui é complicado: são dois botões verdes que precisam ser acionados ao mesmo tempo.
Ao chegar nesta tela, dois Ogros vão cair: atraia-os pros botões, se conseguir.
Caso não consiga, opte por matar um deles e atraia o outro, fica mais fácil assim.
Uma outra forma mais fácil ainda é apelar pra bombas, mas, pra isso, mate os dois para que não atrapalhem (matando os dois se ganham algumas bombas também).
Pise no olho central para ser transportado pro outro lado da fase.
Siga reto e encontrará um cara bem conhecido.

"Admiro sua coragem pra ter chego até aqui.
Existe um mecanismo que permite manipular o tempo e o espaço.
Eu não vou precisar disto, mas você vai.
Me mostre teu poder, Bracelete de Ouro, e destrua meus aliados no calabouço!

No mesmo instante, o sacana abre uma passagem sob seus pés e te joga no subterrâneo.

Chefe: Lagarta de Pedra
Ataques: De início, ela jogará pedras e sugará Ali para dentro dela.
Algumas vezes, uma pequena cobra sai de dentro da boca dela pra te morder.
Após encurralar você, ela vai arremessar mais pedras.


Comece apenas correndo pro lado oposto ao do chefe, desviando como puder das pedradas que ela lança.
Quando ela sugar, corra o máximo que puder e NÃO PULE!
Use uma Broad Sword se tiver, facilitará muito a batalha.
Quando a pequena cobrinha sair de dentro dela, ataque-a sem parar: esse é o seu único ponto fraco.
Ao ficar encurralado, as pedradas vão ficar difíceis de serem evitadas.

Se tiver Dytto ao seu lado, isso já garante 80% da batalha, caso contrário, é melhor ter itens pra recuperar HP.
Ao destruí-la, ela perde o maxilar e se retira.
Depois da batalha, siga pelo corredor e pegue um acessório pro seu Bracelete de Ouro no baú: ele permite abrir portais nas pequenas fendas encontradas no jogo.
Atire uma Light Ball na fenda dali para que o portal se abra.
Pise no portal e você vai sair no início da fortaleza.

Desça as duas escadas da esquerda e caia na região com a fenda: use a Light Ball nela e entre no portal para sair do lado esquerdo da montanha.

O outro lado da Montanha

Pegue Dytto na água da encosta e siga, matando todos os inimigos pelo caminho (uma Broad Sword é ótima aqui).
Dê a volta e desça. Agora mais daqueles bichos bizarros são trazidos por gárgulas. Os marrons podem se esquivar dos seus ataques.
Não ligue muito pra matar todos, corra o quanto puder pro lado esquerdo, pois bolas de fogo vão começar a cair ali e podem complicar sua vida.
Aqui você já pode despencar da montanha nas beiradas, portanto, tome cuidado e não fique muito próximo do abismo.
Caso caia, perderá um pouco de HP. Dê a volta e entre na caverna.

Templo das Sombras

Na caverna, pegue um alho no baú de cima e um peixe no de baixo e siga pra direita.
No mago do centro do lago de lava, esconde-se a chave. Pule ali, mate-o e pegue-a.

Ao sair pela porta, caia do lado ESQUERDO da pedrinha: se cair do outro lado, mate todos lá embaixo e entre no portal para retornar no alto.
Caindo pelo lado esquerdo, você vai cair num local com um baú (feijão) e um PINO do outro lado.
Desça ali, ignore os inimigos e pegue a chave verde no baú. Caia, mate todos e entre no portal.

Agora caia pelo lado direito e entre na porta.
Mate todos os inimigos pra surgir um portal do lado direito da porta.
Pise nele, pegue uma chave vermelha no baú e pise no outro portal para voltar onde estava.

Pegue um cogumelo no baú e continue pela esquerda.
Agora fica bem complicado: pise no botão pra acionar a plataforma móvel e salte nela.
Muitos magos tentarão derrubar você, e, caso caia, voltará pro último chão firme que tiver pisado.
Não existem muitas explicações nessa parte, apenas vá saltando e conte com a sorte pra não ficar caindo muito.
Na última plataforma, surge um mago que lança uma bola que te segue: corra e salte no chão firme antes que ela o pegue.
Pegue a alface no baú e entre na porta.

Chefe: Dragão
Ataques: Dois tipos: baforada e 3 bolinhas. Os dois ataques são realizados quase que constantemente.
A baforada tira muito HP, já as bolinhas podem ser destruídas.

quando ele se aproximar, ataque-o com a Death Sword

O tamanho do bicho dá medo, mas não é nada tão difícil.
Tenha Dytto com você e a batalha ficará mais fácil.
O único problema aqui é acertar o bicho, já que ele fica muito distante.
Use seus melhores arco-e-flechas que tiver e, quando a cabeça do Dragão estiver perto, use uma espada boa (Death Sword é ótima).
Evite Efreet por motivos óbvios.

Após acabar com o chefe, uma plataforma surge no centro: suba nela e siga pra pegar Shade.

Usando Shade:

Shade

Dark Claw (aperte repetidamente o A): Ataque simples com as mãos de Shade. Também pode agarrar PINOS e objetos (itens) distantes.
Doppelganger (segure o A apertado por 2 segundos): Shade cria uma cópia de Ali, a qual você pode controlar. Mas essa cópia é invencível, mas não ataca e nem salta. Esse poder serve pra enxergar portais que normalmente não aparecem.
Pra dispensar o estpírito, aperte A, B e C juntos.

Ao sair do Templo de Shade, verá que um clone te acompanha, esse é o indicador de que Shade está ativado com você.
Use a plataforma móvel para sair dali e, na tela seguinte, vá usando os PINOS com Shade (botão A uma vez) para atravessar os abismos.
NOTA: Shade pode te salvar se cair nos abismos. Ele te pega e evita que perca HP (só que custa mais SP fazer isso).
Shade também leva dano no seu lugar, seja porradas dos inimigos ou espinhos etc.

Vá passando nos PINOS (rapidamente, pois a caverna está desabando), pise no portal e pegue uma gema de Efreet no baú dali.
Pise no portal denovo e entre na porta.
Caia e pise no outro portal. Ao sair, entre na porta novamente e caia pelo lado ESQUERDO.
Passe pro outro lado usando o PINO e, na próxima tela, caia e entre no duto abaixado.
Você vai sair do outro lado da montanha.
Vá saltando pela ponte quebrada e pegue uma gema de Shade no baú abaixo.

primeira gema de Shade está nesse baú

Não se preocupe muito em cair aqui, pois Shade, se você tiver SP, sempre te salva.
Siga pro lado esquerdo e você vai falar com um ermitão.

o ermitão entrega o anel

Bem-vindo Ali, sim, eu tudo sei sobre o que está ocorrendo.
Tome, pegue este Anel, vai lhe ajudar muito.
O colar que achaste é da Princesa Gwyn, sua irmã mais velha.
Como sabes, ela está perdida há 10 anos.
Com sorte, ela ainda pode estar viva.
Agora volte correndo pro castelo.
O Bracelete de Prata está lá procurando por algo e você deve proteger sua família.


Abra o portal com uma Light Ball e entre: você sairá na praia, à oeste do castelo.
Dê a volta, mate os inimigos e use Shade pra pegar o baú do alto, uma gema de Shade.

Nota: Shade também pode ser invocado nos CAVALEIROS, além dos cristais.
Ao sair da praia, entrará numa pequena floresta: siga reto e, na bifurcação, escolha descer primeiramente.
Voltando na cidade, atravesse-a e siga pro vilarejo.
Passe reto aqui também e retorne até o Templo da Água, vamos pegar o que faltou por lá.
Tenha Shade com você antes de entrar no Templo (caso não tenha ou a barra de SP tenha acabado antes de chegar lá, o local mais próximo pra se conseguir Shade é no seu mentor, lá na vila..., só não me pergunte o por que)
Ao entrar no Templo da Água, corra pra terceira tela e, perto da porta onde tem o Ogro e os soldados, vire pra ESQUERDA e use Shade no PINO.
No baú, encontra-se mais uma gema de Shade.

única gema de Shade no Templo da Água

Agora que você possui SHADE, o poder Doppelganger vai revelar diversas coisas escondidas no jogo.
Através dele, Ali poderá ver portais onde normalmente não havia nada.
Esses portais levam a lugares completamente desconhecidos e cheios de segredos.

 

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