O
jogo ThunderForce V introduz novidades importantes a
saber: o over weapon e o hi-time bonus. O over
weapon é a capacidade de maximizar o poder das
armas e dura pouco, dependendo de quantos Craw o
jogador tenha recolhido. Para cada arma o efeito é
diferente, bem como a potência.
Já
o hi-time bonus é uma bonificação para cada
inimigo destruído. Este bônus depende do tempo que
o jogador leva para destruir os inimigos e chefes.
Quanto mais rápido se destruir, maior será o valor
multiplicado à pontuação. O valor mais elevado é
16x, então procure destruir não apenas os inimigos
e sub chefes, como também os chefões o mais rápido
que puder. Neste jogo a pontuação também rende
vidas.
O
painel de armas possui disposição variável, mas
sugiro o padrão horizontal (window tipo C), que
permite visualizar melhor as armas que se possui e
também não interfere tanto na tela. Outro detalhe
importante é colocar os botões L e R para a troca
de armas (para a esquerda e para a direita,
respectivamente) e deixar o speed da nave em 100%, já
que o jogo exige agilidade!
Veja
quais são os tipos de arma, seus efeitos e o over
weapon de cada uma:
Vulcan:
É uma das armas que já vem no Gauntlet e no
Vambrace e também é a mais potente. Over Weapon:
Uma rajada concentrada de grande potência.
Twin
Shot:
Outra arma que já faz parte do arsenal do Gauntlet
e Vambrace. Atira não só para frente como também
acerta os que estão atrás. Sua potência é
mediana. Over Weapon: Uma série de raios lançados
para trás e com potência média.
Wave:
A grande vantagem desta arma está no fato de passar
através de obstáculos. Contudo é um tiro fraco.
Over Weapon: É apenas o raio ampliado (mais largo)
mas ainda sim com potência baixa.
Free-Range:
Esta arma cria uma área de tiro triangular que,
apesar de estar direcionada para trás, pode ser
rotacionada para qualquer direção. É um tiro com
potência mediana mas que atinge diretamente o ponto
fraco dos inimigos, além de ultrapassar obstáculos.
Over Weapon: Um raio certeiro no ponto fraco do
inimigo.
Hunter:
Consiste de numerosas esferas que perseguem os
inimigos, mas sua potência é baixa. Over Weapon:
As esferas são convertidas em raios teleguiados,
com a capacidade de trespassar os inimigos.
Eis
a ordem sugerida, para as três primeiras, com seus
respectivos destaques.
Fase
1: No Blue
A
toda velocidade a nave RVR-1 Gauntlet avança numa
região oceânica. Na verdade este é o cenário de
uma cidade que foi afundada na primeira vez que se
enfrentou o Guardian. Os primeiros inimigos, ainda
fora d’água, são naves simples e fáceis. Um
helicóptero vai aparecer e pode ser destruído com
o over weapon do vulcan (pegue craw para isso).
Ainda nesta parte o jogador vai conseguir o hunter.
Use-o nas naves que vem do fundo da tela.
Logo
uma serpente mecânica aparece e o jogador vai
seguir debaixo d’água. Destrua as naves e fique
atento com a serpente: ela circula pela tela
tentando se chocar com a nave. Use o tiro vulcan ou
o twin shot, sempre alternando de acordo com a posição
da serpente. O tiro hunter também é uma opção
contra este sub chefe.
Quando
a nave chegar ao fundo aparecerão canhões. Evite
destruí-los porque eles se fragmentam. Limite-se a
ficar no canto esquerdo e gradualmente ir para
frente. Pegue o tiro free range, que terá utilidade
logo à frente. Não esqueça de pegar também o
shield e usar o hunter nas pequenas serpentes e
naves.
A
fase vai terminar com a nave saindo das águas. Mas
antes mísseis virão por trás. É a hora de usar o
free range! Destrua todos os mísseis e as naves que
os lançam. Assim que acabar gire o campo de tiro
para frente.
Chefe
(Deep Purple): O chefão da fase vai surgir em alta
velocidade e sair das águas. É uma arraia robô
que vai ser enfrentada em duas etapas. Na primeira,
ainda fora d’água, o jogador deve usar o over
weapon do free range ou do vulcan, concentrando-se
no centro do corpo de Deep Purple. Cuidado com os
tiros lançados das asas e quando o chefe está no
fundo da tela! Também é preciso atentar para o
canhão laser!
Quando
o chefe explodir, perderá os flaps das asas e irá
afundar. Seguindo-o, continue usando o over weapon
quando ele se recuperar, tomando cuidado com os
tiros fragmentados e com o canhão laser, que agora
é direcionado para baixo ou para cima. O over
weapon do free range é mais efetivo porque permite
o jogador desviar e ainda continuar acertando o
chefe.
Fase
2: Wood
Esta
é uma floresta e a batalha começa sobrevoando-a.
Aqui as naves vão surgir do fundo da tela em grande
quantidade. Use o tiro hunter e cuidado com as naves
que ficam no canto esquerdo. Atire repetidamente nas
naves que vão aparecer na frente.
Quando
a nave descer na floresta, continue usando o tiro
search porque uma vida vai aparecer. Pegue-a e fique
atento: vai aparecer uma criatura do fundo da tela
(me lembrou o Golia de Panzer Dragoon Zwei 2). Ela
vem para frente e tenta se chocar com a nave! Atenção!
Logo a criatura se pendura nas árvores, indo para
frente. Ela irá aparecer na frente lançando
esferas de energia. Use o tiro hunter continuamente
e se preferir: over weapon nela!
A
fase prossegue com uma série de casulos pendurados
no topo da tela. Não os acerte porque eles caem e
criam uma barreira momentânea de fogo! Fique com o
tiro free range a mão que os inimigos serão destruídos
e você não acertará os casulos. Aproveite para
destruir também os lançadores de ácido que estão
no topo e os atiradores que ficam embaixo. Rode o
campo de tiro do free range para acertar inimigos
que vem por detrás (larvas e cobras) e também para
destruir uns blocos brancos que ficam vermelhos.
Numa parte eles vão aparecer aos montes, mas o tiro
free range dá conta do recado.
Há
naves atiradoras que surgem e ficam no solo, larvas
que despencam do teto e ainda lançadores de pedras.
Tiro neles! Antes da fase acabar ainda aparece uma
criatura pulando (parece uma mistura de minhoca com
planta carnívora) e logo se fixando no chão. Ela
deixa o rabo para fora soltando tiros. O free range
é a melhor arma para destruí-la!
Chefe
(Iron Maiden): O chefe é uma espécie de caranguejo
e surge caindo do alto. Cuidado para não ficar no
canto direito! Selecione o tiro free range e deixe-o
na posição diagonal inferior esquerda. Assim que o
ângulo da câmera voltar ao normal, fique em cima
do chefe e use o tiro free range em cada parte das
pinças. O chefe vai então se deslocar para a
esquerda e expor seu ponto fraco: o corpo. Use
o over weapon e detone-o!
Fase
3: Humam Road
Eis
uma fase totalmente “metálica” e cheia de
inimigos por todos os lados. Logo no começo uma
leva de naves surge à frente junto com tanques que
vem do fundo da tela. O tiro free range é o melhor,
mas o hunter também é uma opção. Há helicópteros
que surgem atrás e na frente, bastando eliminá-los
com o over weapon. Os canhões voadores que surgem
no canto superior direito podem ser rapidamente
detonados com o over weapon do vulcan ou free range.
Uma
espécie de moto enorme vai aparecer! Use o tiro
vulcan e quando a moto fizer a curva no canto
esquerdo, mude para o tiro hunter. Fique atento
porque o inimigo solta diversos tiros azuis. Quando
ele estiver na frente use o tiro vulcan e fique
rente ao chão: o inimigo solta ainda umas bombas
que empurram a nave para cima, em direção aos
tiros azuis.
A
próxima leva de inimigos vem em grande quantidade
após uma série de canhões nos prédios ao fundo
da tela. Use o free range e mude para o hunter
quando aparecerem minas aéreas. Cuidado porque elas
se fragmentam quando explodem. Logo a ação tem
lugar nos céus e o jogador precisa atentar para as
naves que vão surgir em cima e embaixo. Em seguida
virão mísseis e naves por detrás, bastando usar o
free range. Depois de destruí-los, vire o campo
para frente e destrua as naves que virão e não
esqueça de pegar o shield. Uma espécie de pássaro
mecânico vai surgir e para destruí-lo basta usar o
over weapon do free range. Se ele não for destruído
rapidamente, solta a cerne em cima da nave ou lança
um raio pelas costas. Atenção!
Há
mais uma leva de minas aéreas e de naves variadas.
Quando chegar ao solo o jogador vai encontrar outra
moto, mas basta usar a mesma tática da primeira.
Chefe
(A3–Armament Armed Arm): Trazido por helicópteros,
o chefe começa com a forma de uma aranha. Ele vai
lançar uma série de tiros pela tela e tenta lhe
acertar com as pernas. Atenção! Fique no canto
esquerdo usando o free range e cuidado com o canhão
que está no meio do corpo do chefe: ele atira em
todas as direções. Quando o chefe explodir, perderá
as pernas e mudará para uma forma de nave, que voa
rente ao chão em alta velocidade. Continue atirando
com o free range ou use o over weapon do vulcan.
Cuidado com os raios que o chefe lança porque eles
reduzem a sua maneabilidade! Olho vivo também nos
tiros fragmentados!
O
chefe vai explodir de novo e então assumirá uma
forma aérea, dotada de um par de pinças. Nunca
chegue perto dele porque estas pinças pegam a nave
e a esmagam! Fique no canto esquerdo atirando com o
free range ou o vulcan e atenção para os torpedos:
eles explodem, criando uma pequena área de fogo.
Num momento o chefe vai lançar uma rajada de laser
na diagonal inferior esquerda. Fique acima dela e
use o over weapon. Ele não resistirá!
Fase
4: The Large
Na
ilha de Babel, onde está a fábrica da tecnologia
Vasteel, a nave deverá destruir diversos inimigos
que surgem do fundo da tela e por detrás. Cuidado!
Não deixe os inimigos de acumularem. Use o hunter
ou o free range. Em seguida aparecerão blocos
flutuando e uma vez destruídos, liberam vários
Craw. Pegue o máximo que puder pois valem pontos
(ou para compensar os que o jogador já tiver
exauridos. Não se esqueça de detonar mais naves
que vem do fundo da tela.
O
jogador vai descer e logo uma espécie de robô
aparece. Ele se liga aos quatro pilares nos cantos
da tela. Tenha o free range à mão e quando o robô
se abrir, over weapon nele! Depois de ser destruído,
coloque o campo de tiro do free range na posição
diagonal inferior direita e os inimigos serão
destruídos automaticamente! Mantenha a nave no
canto esquerdo assim até a descida terminar.
Quando
a fase voltar a horizontal, haverá uma série de anéis
com sensores, que disparam alarmes. Uma vez
disparados, aparece um canhão laser e dois
refletores por detrás. Use o tiro free range
diretamente no canhão e os defletores serão
detonados. Isso se repete três vezes e o jogador não
pode esquecer de atirar também nos atiradores que
aparecem à frente. Mais adiante há diversas
barreiras, algumas que caem, que precisam ser destruídas.
Use o tiro vulcan e atenção para os atiradores. Em
determinada parte há uma vida e no final sobram
algumas naves simples.
Chefe
(Guardian Knight): O chefe vem rapidamente por detrás
e o jogador tem de deixar o Gauntlet no canto
inferior direto antes que se colida. Este chefe é
uma nave que se transforma em robô, sempre
alternado suma formas. Na primeira etapa ele fica no
canto direito e depois de subir, desce lançando
raios gêmeos. Comece usando o tiro vulcan na
traseira do chefe até ele ser danificado. Quando
ele se danificar, passará para o canto esquerdo e aí
é só usar o tiro twin shot. Cuidado com os
numerosos tiros que ele solta.
Ao
explodir de novo o chefe vai ir para a direita e se
transformar em robô. Nesta forma ele tem um braço-canhão
que dispara tiros fragmentados, solta uma rajada de
laser ou saca uma espada enorme! Independente disto,
fique em cima ou embaixo dele e use o over weapon do
free range. Ele vai ser danificado e então aparecer
no meio da tela, criando uma área de laser que pode
destruir o Gauntlet! Fique no meio dos lasers e use
o tiro twin shot ou hunter para destruir os satélites.
Depois o chefe aparece por detrás, bastando usar o
twin shot de novo. Quando ele explodir, volta à
forma de robô e aí é só repetir a tática. Se
ele sacar a espada, vá rapidamente para trás do
chefe.
Atenção:
antes do chefe ser destruído ele lança uma rajada
enorme no meio da tela! Seja rápido e fique em cima
ou embaixo.
Fase
5: Judgement Sword
Logo
no começo a nave Gauntlet será convertida para a
forma Vambrace, muito mais poderosa. Acoplada ao
Vambrace está a unidade Brigandine, que dispõe de
apenas dois tipos de tiro: photon canon e tail gun
(tiro traseiro). O primeiro é nada menos que o over
weapon do tiro vulcan. A unidade Brigandine conta
ainda com uma barra de energia e é bom o jogador
poder conservá-la até chegar ao chefe.
Saindo
da Terra, o jogador chega ao espaço e deve usar
continuamente o photon canon nas numerosas naves que
aparecem. Há robôs e várias naves atiradoras que
infestam a tela. Se necessário mude para o tail
gun! Vão aparecer diversas naves transportando
itens e que devem ser coletados para somar pontos,
ou armas que o jogador não tenha. Vá destruindo
tudo, inclusive os crusadores que irão aparecer (são
três no total) e cuidado com os tiros que vem do
fundo da tela.
No
final da fase vai aparecer uma pequena nave: é o
Vasteel original (de ThunderForce 1). Ele ainda não
pode ser atingido, mas fica lançando tiros em você.
Fique no canto inferior direito usando o tail gun
para ir destruindo os tiros do Vasteel original.
Logo ele cessa e a briga começa pra valer.
Chefe
(Vasteel Original): Aquela “navezinha” não será
enfrentada sozinha, pois conta com uma unidade que
se transforma a medida que é destruída. Na
primeira etapa o jogador deve ficar no canto
inferior direito e depois ficar na frente do
Vasteel. Fique no meio porque as rajadas laser não
lhe acertarão. Acompanhe seus movimentos e não
pare de atirar com o tail gun. Se estiver sem a
Brigandine, use o over weapon do twin shot. Cuidado
ainda com as rajadas verdes que são teleguiadas.
Quando explodir vá para o canto direito e fique
parado: o Vasteel vai se acoplar de novo a sua
unidade, agora modificada.
Nesta
etapa a unidade lança poderosas rajadas e o jogador
deve se esquivar. Continue usando o tail gun ou o
free range (serve o over weapon). Seja rápido antes
que o Vasteel emita duas garras, pois estas pegam a
nave e detonam!
O
Vasteel ainda se acopla a unidade, que agora assume
um aspecto alado com cauda. Assim que parar na
frente, o jogador deve atirar na “cabeça” da
unidade inimiga com o photon canon ou o over weapon
do tiro vulcan. A nave inimiga vai ser danificada e
irá para o fundo da tela, vindo num zoom e lançando
uma parede de tiros. Passe no meio deles e depois
que o inimigo reaparecer, repita a tática. O
Vasteel será história... de novo...
Fase
6: From the bottom of one heart
Entrando
no ambiente virtual do computador Guardian Heart, o
jogador vai precisar usar de muita perícia, pois os
inimigos pipocam de todos os lados e são bem
diferentes. Logo no começo use o tiro hunter, pois
é o mais efetivo para eliminar as numerosas formas
verdes e azuis que atacam o jogador. Quando
aparecerem pequenas formar triangulares vermelhas,
fique embaixo da tela para os raios não lhe
atingirem. Também vão aparecer shurikens e
precisam ser destruídos rapidamente antes que se
acumulem na tela. Eles seguem a nave. Cuidado!
O
fundo vai mudar e uma espécie de serpente virtual
poligonal vai perseguir o Vambrace. Use o tiro free
range com o over weapon, sempre rotacionando a área
de tiro de acordo com a posição da serpente. No
total são três a serem destruídas e é preciso
ficar atento pois algumas surgem na cola! Depois de
destruir as três, volte a ficar com o tiro hunter
na mão e use-o nas pequenas formas azuis que se
fragmentam. Fique esperto porque um conjunto de
quatro anéis surge a frente e quando estão
alinhados, um tiro laser enorme vem pela frente!
Desvie.
Um
inimigo em forma de fita vai aparecer e seus ataques
variam. Ele pode se transformar numa bola estrelada
e richecotear pela tela ou ficar girando feito um
ventilador, atraindo o Vambrace. É preciso também
tomar cuidado com uma rajada laser que este inimigo
solta, fora o fato dele circular pela tela. Use
o over weapon no adversário.
Uma
série de blocos virtuais, semelhantes a cristais vão
aparecer. Junto com eles vem pequenas naves que
atiram e lançam uma chuva de tiros quando explodem.
Aqui é bom usar o over weapon do vulcan nos
cristais e o tiro hunter na naves. Fique atento
porque virá ainda uma segunda leva de cristais.
Basta repetir a tática e pegar o shield no fim da
fase. Ele será bem útil contra o Guardian’s
heart que virá a seguir.
Chefe
(Unknown): O chefe é na verdade a primeira forma do
Guardian’s heart. Ele está protegido em uma
fisionomia virtual feminina, que conta ainda com
quatro anéis protetores ao redor. O jogador deve
deixar o Vambrace no canto esquerdo e estar com o
free range a mão. Use ele e desvie dos tiros e
shurikens que o chef solta. Quando destruir os anéis
que protegem o meio do corpo, gire o campo de tiro
para acertar os anéis que estão em cima e embaixo.
Na
próxima etapa o chefe ergue barreiras e lança mais
tiros. Basta continuar com o free range e usar o
over weapon continuamente! Cuidado com as bolas de
fogo que surgirem. Após destruir toda a estrutura,
o chefe vai fugir.
Fase
7: Final Battle
Chefe
(Unknown): Mais uma vez será necessário enfrentar
o Guardian’s Heart, mas agora ele virá numa temível
forma alada. O jogador vai enfrentá-la três vezes
(ela se desmonta e se remonta), em dificuldade
progressiva. Na primeira etapa é possível usar o
tiro free range, hunter ou vulcan, tomando cuidado
com os tiros fragmentados que o chefe solta. Alguns
serão lançados para cima e outros para baixo. O
chefe ainda encolhe a cabeça e lança uma seqüência
de tiros horizontais. Nesta situação vá para trás
dele e use o twin shot.
Na
segunda etapa o chefe continua com a mesma forma,
mas lança tiros triangulares das asas e estes ainda
tiram em você. O chefe também avança e tenta
pegar a nave. Cuidado! Se ele a pegar a fará em
pedaços! Use o tiro hunter ou vulcan e se possível,
use o over weapon. Desloque-se muito pela tela!
Fique esperto porque o chefe vai para o fundo da
tela e aparece em cima de você! Ele também pode
disparar rajadas como na primeira forma.
A
última transformação é a mais temível: o chefe
vem com uma espada enorme no braço direito. Ele vai
lançar uma rajada horizontal da espada, bastando
ficar no canto inferior da tela. Contudo o chefe
golpeia a espada pela tela, sempre tentando lhe
acertar. Como se não bastasse ele lança ainda uma
rajada de laser em forma de estrela. Aqui é preciso
habilidade para desviar de seus ataques e ficar
usando o over weapon do tiro hunter ou vulcan.
Quando estiver atrás do chefe, use o free range ou
twin shot. O lance aqui é ser rápido em destruí-lo!
Final:
Se o jogador conseguiu ser rápido na destruição
do chefe, verá que ele tenta se recompor, mas não
consegue. Por fim ele se desmonta e do braço-espada
lança uma rajada para o alto. O Vambrace vai fugir
da estação espacial (que por sua vez explodirá)
e, depois dos créditos, o jogador vai ouvir a última
transmissão do Guardian’s Heart. Esta é uma
mensagem muito tocante, ao som de uma bela música.
Se
o jogador demorar muito para destruir o chefe ou
perder muitas vidas, verá que o chefe vai fugir
enquanto a estação explode. Nisto o Vambrace será
perdido no espaço e tentará mandar uma última
mensagem. Este é o final triste. Game Over...
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