Este
jogo é um shooter produzido pela empresa Psikyo, a
mesma que produziu Sengoku Blade (também conhecido
como “ninjas voadores”), Strikers 1945 e
Strikers 1945 II. A dinâmica do jogo consiste em
voar por diversas fases, enfrentando inimigos mitológicos.
É a ambientação mística/mitológica que torna
Sol Divide um jogo bem particular.
O
jogo apresenta um modo baseado no arcade e um
chamado original. No arcade a ação é simples e já
foi comentada. Já o original é um tipo de
adventure, onde o jogador deve percorrer longas
fases enfrentando inimigos e chefes. Neste modo o
jogador pode acumular itens (24 no total) e ir
usando quando for necessário.
Seja
para o arcade ou seja para o original, aqui vai
minha sugestão de disposição dos comandos no
controle:
A
– tiro turbo (rapid fire)
B
– golpe com a arma (attack)
C,
X, Y e Z – magia (magic)
L
– selecionar magia para a esquerda (select magic)
R
– selecionar magia para a direita (select magic)
Saiba
quais são as magias do jogo e o que fazem.
Lembre-se que quanto mais poderosas forem, mais
gastarão a barra de magia (no modo arcade, pois no
modo original há um número indicando quantas vezes
pode ser usada):
Fire:
É uma rajada de fogo horizontal. Sua potência é
mediana, mas a vantagem é de empurrar inimigos que
insistem em ficar na sua cola, além de neutralizar
os tiros inimigos.
Ice:
A deusa do gelo é evocada e, com seu sopro, todos
os inimigos ficam momentaneamente congelados. Alguns
inimigos não se congelam e outros ficam por um período
curto. Look out!
Thunder:
São lançadas quatro rajadas de trovão, que
empurram os inimigos também. Esta magia é fraca,
sendo mais útil quando usada repetidamente.
Wind:
Uma rajada de vento que neutraliza todos os tiros e
magias inimigas. Contudo os inimigos ainda podem lhe
acertar com espadadas, lanças ou garras.
Slow:
Uma bolha é lançada na horizontal, neutralizando
os tiros no caminho. Seu principal efeito é deixar
o inimigo lento, sem ação por um breve período de
tempo. É uma boa magia contra os chefes muito ágeis.
Meteor:
Esta é uma das magias mais poderosas. Seu efeito é
devastador, minando toda ou quase toda energia dos
chefes! São lançados diversos meteoros. O ponto
negativo é que esta magia é de apenas um uso (para
usá-la de novo é preciso coletar o item
respectivo).
Death:
Outra magia devastadora e visualmente impressionante
(uma caveira enorme é evocada). Contudo só é
efetiva contra seres vivos e não tem qualquer
efeito em seres inanimados como o Evil God, Minotaur
e Stone Griffon. Também é uma magia de uso único.
Phoenix:
Em um belo efeito, um fênix é evocado e agita as
asas, lançando suas penas no inimigo. Esta magia é
muito poderosa e efetiva contra seres vivos ou
inanimados. É uma magia de uso único.
Summons:
O efeito desta magia varia, pois podem ser evocadas
divindades do raio ou criar uma esfera com dentes,
que mastiga o que estiver no caminho. Em todo o caso
causam um bom dano, mas inferior se comparado com as
mais poderosas.
Nightmare:
Uma magia que só é efetiva contra seres vivos. São
lançados arcos que atingem o inimigo e tiram
energia. Seu efeito é mediano e também é de uso
único.
1)História
O
continente de Shamaina reúne diversos reinos,
sempre caracterizados por abundante força mágica e
seres mitológicos. Há muitas cidades que foram
Mecas de escolas de magias e que só remanescem na
memória dos mais velhos.
Tudo
corria em paz nos diversos reinos quando, de
repente, um estranho exército começa a dominar os
reinos. Sob o comando do demônio Efter, os reinos
de Neraphai, Pundione, Mattium, Enhit Nerva e
Silverna vão caindo. O que todos não sabem é que
Efter fora evocado por um mago poderoso, que o usa
como um fantoche. Deste modo hordas de esqueletos,
magos, druidas, cavaleiros, cockatris, dragoneiros e
diversas criaturas espalham o terror em Shamaina. O
maligno Efter vai roubando diversas fontes de poder
nos reinos e fica cada vez mais forte. Somente três
bravos poderão salvar o continente.
2)Personagens
Kashon:
No reino de Neraphai há apenas a raça dos homens-águia
(Hawkman) e o governo é do tipo patriarcal. O ancião
de Neraphai resguarda um cristal, que é uma
poderosa fonte de poder. Quando Efter e seu exército
chegam, o ancião e seus guardiães são mortos. Sob
o olhar atônito, Kashon observa a cena e empunha
sua lança para vingar os companheiros. Ele era um
dos membros da guarda e possui a exclusiva magia da
Fênix. A vantagem deste personagem está nos golpes
longos e fortes com a lança.
Vorg:
O reino de Silverna é muito conhecido em Shamaina
por sua monarquia sólida. Seu exército também era
muito conhecido por possuir cavaleiros valorosos.
Vorg, o cavaleiro negro, já foi um cavaleiro da
corte, mas preferiu sair a acatar ordens. O demônio
Efter invade o reino de Silverna e mata o monarca,
roubando dele outra fonte de poder (cristal). Ao
saber o que se sucede, Vorg decide acabar com a
fonte do mal. Ele empunha uma katana e conta com
golpes rápidos. Sua magia exclusiva é a do
pesadelo (nightmare).
Tyora:
Na distante região de Rangforce vive uma feiticeira
que passou anos estudando as artes mágicas. A região
é fonte de muito poder e Tyora isolou-se num
cristal, conservando também uma poderosa fonte de
poder. Não demorou para Efter seguir em busca dela
e roubar-lhe a preciosa fonte de poder mágico.
Atordoada, Tyora parte em busca do que lhe foi
tirado. Ela conta com seu báculo e um livro de
magias. Seus tiros mágicos são os mais fortes,
assim como as mágicas emitidas.
3)Inimigos
Tanto
para o modo arcade como para o original, segue aqui
a relação de todos os inimigos comuns.
Skelton:
São esqueletos e podem estar armados de espadas,
lanças e arcos e flechas. Os esqueletos com espadas
lançam bolas de fogo e ainda desferem muitas
espadadas. Já os com lanças atacam só quando se
aproximam. É preciso ficar atento com os que estão
armados com arco e flecha porque tiram muita
energia. Use muitos golpes com arma neles ou a magia
da chama.
Dark
Knight:
Os cavaleiros negros de Efter podem ter cor laranja
ou azul. Estes últimos são os mais fortes. Atacam
com muitos tiros de fogo e também com tiros
espalhados. Os golpes com espadas deles tiram muita
energia. Alterne tiros e golpes para destruí-los.
Se necessário use magia.
Wizard
e Druid:
Como todos os personagens que manipulam mágicas,
seus ataques principais são tiros e mágicas.
Algumas reduzem a potência de seu tiro, deixam
opersonagem lento ou mandam de volta para o começo
(no modo original). Basta usar tiros.
Dragon
Rider:
Os dragoneiros do jogo. Eles alternam rajadas de
fogo do dragão e golpes com machados. Fique esperto
com estes golpes pois tiram muita energia! Use
golpes quando estiverem perto e magia de fogo se
necessário.
Big
Eye
e Little Eye:
São olhos que atiram muito em você ou podem se
chocar. Quando se chocam reduzem a potência dos
tiros ou roubam um item seu (modo original). Também
podem se multiplicar e infestar a tela de tiros. Use
muitos tiros, mas as magias só são eficientes em
alguns. A de fogo é ineficaz nos olhos vermelhos.
Harpy:
As harpias são criaturas com corpo de mulher, asas
e pernas de águia, aparecem em grupos e soltam
muitos tiros na horizontal. Podem ficar a distância
ou chegar perto. Use tiros ou magias de fogo nelas!
Cockatris:
Estas criaturas mitológicas são uma mistura de águia
com leão. Seus ataques incluem a rajada de fogo e
uma investida. Antes de investirem, apontam a cabeça.
Fique atento e alterne tiros e magias.
Scorpio-Griffon:
São leões com asas e uma cauda de escorpião. Eles
atacam com tiros e unhadas, mas seu ataque mais
detestável é o hálito venenoso (modo original).
Quando este hálito lhe atinge, a energia vai se
reduzindo até ficar zero! Use muitos golpes e
magias para destruí-los.
Mushroom:
Estes estranhos cogumelos tem braços e são muito
resistentes. Sempre atacam com muitos tiros, mas
dependendo da cor podem atacar ainda com uma magia
Slow ou lançar um hálito venenoso. É preciso usar
muitos tiros neles ou apelar para os golpes. Em todo
o caso cuidado!
Wasp:
São vespas de cores variadas, assim como o tamanho.
Sempre aparecem em grupo, atacando não só com
tiros como também com uma ferroada. É preciso
alternar tiros e golpes para detê-las.
Bats:
Nada mais são que pequenos morcegos que aparecem em
grande número. Eles são fracos e basta o tiro para
destruí-los.
Live
Fire:
Pequenas chamas vivas que aparecem em grandes
grupos. Diferente dos morcegos, estes inimigos ficam
na tela atirando em você e por isso mesmo são
impertinentes. Use tiros à vontade nelas!
4)Fases
Cada
personagem começa numa fase própria, mas logo
depois terá opção de escolha entre qual vai começar.
A ordem sugerida e da descrição a seguir é para o
modo arcade.
Pundione:
O reino de Pundione foi palco de uma batalha no
deserto. Note que ao fundo há gigantescos veículos
que lembram o Sandcrawler dos Jawas (de Star Wars).
Siga enfrentando os inimigos e coletando os itens.
No final você dará de cara com o mago, mas ele
fugirá deixando um inimigo para você enfrentar.
Chefe
(Hydra):
Esta Hidra só possui duas cabeças (felizmente...),
mas elas atacam muito com tiros, rajadas de fogo e
ainda tentam lhe morder. Como se não fosse
suficiente, a cauda dela lança tiros espalhados e
ela ainda conta com Wasps. Comece usando tiros e
golpes na região diagonal inferior da criatura. Com
golpes você a empurra para trás. Use a magia do
fogo se necessário e quando a Hidra lançar o fogo,
fique ligeiramente acima deste atirando.
Mattium:
Este reino conta com uma das paisagens arquitetônicas
mais belas do jogo. A fase está cheia de cavaleiros
e dragoneiros, de modo que é bom alternar golpes
com magias. Não esqueça de ir pegando os itens
também. No final você dará de cara com Efter, mas
ele não será enfrentado ainda. O pior é que ele
evoca meteoros que destroem a bela paisagem.
Chefe
(Wyvern):
Este é o dragão que aparece nas duas apresentações
do jogo. Ele é bem rápido e ataca com tiros e
rajadas de fogo. Também avança sobre o jogador com
suas garras. Uma boa magia contra ele é a Slow e a
Fire. O chefe é relativamente fraco e não
representará obstáculo aos jogadores.
Enhit
Nerva:
Logo no começo do cenário é possível perceber
pirâmides que seguem o estilo asteca. O reino de
Enhit Nerva já foi florescente em magia, mas
desapareceu. Aqui é preciso seguir enfrentando
harpias, cavaleiros e magos. Use a magia do chama e
desfira muitos golpes.
Chefe
(Evil God):
Ao chegar na caverna o jogador vai se deparar com o
mago, mas este irá evocar o antigo deus maligno de
Enhit Nerva. Será necessário enfrentá-lo e é bom
saber que ele é imune à diversas magias. O Evil
God lança muitos tiros, arremessa colunas e ainda
investe contra o jogador. A magia da chama é bem
eficiente contra ele, pois neutraliza os tiros (mas
não as colunas!) e o empurra. Se for desferir
golpes seja rápido!
Underground
Passage Part 1:
Para chegar à terra infernal, onde reside Efter,
será necessário seguir pelos subterrâneos de
Enhit Nerva. Na primeira parte
Chefe
(Sand Worm):
Esta criatura se parece com uma serpente com garras
saindo do carpelo. Entre seus ataques ela solta
diversas criaturas menores e depois lança uma chuva
de tiros. Evite as criaturas menores e passe por
entre os tiros em seguida. É preciso atentar pois a
criatura prepara um bote e este tira uma boa
energia! Fique embaixo e assim que ela preparar o
ataque, siga rápido para o topo da tela. Boas
magias são a flame, meteor e death.
Underground
Passage Part 2:
Esta parte é bem curta e se passa dentro de uma
caverna. Os inimigos aqui se resumem aos Big Eyes,
de modo que é preciso evitar suas investidas. Use
muitos golpes e tiros, não esquecendo de pegar os
itens. Logo se chega ao chefe.
Chefe
(Stone
Griffon): O chefe aqui começa sozinho mas logo
forma dois atiradores que o acompanharão. Para
piorar ele cria um vórtice donde surgem cockatris.
Este grifo é imune à magias como a death e
nightmare, por isso nem adianta usá-las. Desvie dos
tiros, especialmente os que saem embaixo do chefe, e
concentre-se no inimigo. Movimente-se muito pela
tela alternando tiros com golpes. Entre as magias
que são eficazes tem-se a flame e meteor.
Underground
Passage Part 3:
Na última parte o jogador vai percorrer as ruínas
do que pareceu ser um templo subterrâneo. Os
inimigos aqui são magos, druidas e cavaleiros.
Concentre-se primeiro nos cavaleiros, usando golpes
e magia da chama. Depois basta usar muitos tiros nos
magos e druidas.
Chefe
(Minotaur):
O minotauro é outra criatura de pedra, portanto
imune às magias que afetam seres vivos. Ele se
desloca para frente e para trás, sempre golpeando
com seu machado. Dele saem diversos tiros, assim
como do próprio minotauro. Quando ele avançar é
hora de ficar atento pois será desferido um
poderoso golpe do machado. Fique esperto! É preciso
se movimentar pela tela, usando a magia da chama
para neutralizar os tiros inimigos e ainda golpear o
chefe. Uma boa magia contra ele é a meteor.
Hell
Land:
A terra infernal é na verdade o local onde Efter
fora conjurado. Inicialmente o aspecto é de um
templo, mas logo muda com as transformações de
Efter.
Chefe
(Efter):
Na primeira parte Efter fica à distância evocando
espadas e conta ainda com dois cavaleiros. É
preciso agilidade para desviar das espadas e ainda
acertar os acompanhantes de Efter. Use muito a magia
da chama! Contra Efter é preciso evitar as rajadas
de fogo sequenciadas e ainda tomar cuidado com as
espadadas do chefe! A magia da chama o empurra e
enquanto ele evoca espadas é a hora de desferir
golpes nele. Seja rápido!
Chefe
(Devil):
Depois de ser derrotado Efter revela sua verdadeira
forma de demônio e transporta o jogador para um
ambiente infernal. Ele lança esferas que se
transformam em tiros horizontais, de modo que é
preciso passar entre eles. Também são lançados
diversos tiros e o chefe concentra rajadas de fogo.
A magia da chama é eficiente contra ele e os golpes
vão tirar uma boa energia dele.
Chefe
(Heradious):
Mesmo com a segunda derrota, um cristal de poder é
revelado e aglomera os ossos infernais para formar o
gigante Heradious. Só a cabeça aparece na tela e
lança muitos tiros e fogo. Com a magia da chama é
possível neutralizá-los e ainda avançar para
golpear este chefe. Use habilidade para desviar dos
tiros! Uma boa magia contra esta forma de Efter é a
meteor ou a phoenix.
Chefe
(Mago):
Depois de derrotar Efter o templo irá ruir. Ao sair
dele você se deparará com o Mago. Note ao fundo um
dragão sobre as ruínas. O Mago não está sozinho,
pois conjura dois dragoneiros e estes incomodam
muito. É preciso paciência e habilidade para
conseguir acertar o Mago, que sempre fica no canto
direito da tela soltando tiros (cuidado porque
alguns reduzem a potência do seu tiro!). Se você
tiver a magia meteor ou death é uma boa hora para
usar.
Nota:
Se você conseguiu chegar e derrotar o Mago sem usar
continues, você seguirá o caminho de novo só que
com inimigos mais fortes. Caso contrário basta
curtir o final do seu personagem e os créditos.
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