O
começo é sempre igual, você é um garoto que
sempre sonhou em ser um treinador de Pokémons, e
hoje chegou o dia de começar. Escolha o sexo do
personagem, coloque seu nome e o nome de seu rival.
O professor vai falar mais um pouco e o jogo começará.
Pallet
City
Você
começará em seu quarto, como em qualquer versão.
Lá tem o seu video game, uma estante, sua cama e o
computador. Vá até o computador e pegue um
item Potion que está depositado lá, se quiser.
Depois, desça e vá até a porta de sua casa. Saia
de lá e siga para o norte da cidade, onde tem um
caminho com gramas, mas não conseguirá sair, pois
alguém irá o chamar. É o professor Oak
(Carvalho). Ele vai falar que é perigoso sair de
uma cidade sem um pokémon, e vai te levar para seu
laboratório.
O
professor vai lhe dar à escolha entre três pokémon
diferentes: os famosos Charmander, Squirtle e
Bulbasaur. Escolha entre um deles. O Bulbasaur é um
pokémon de grama e venenoso, o Squirtle é um pokémon
de água e o Charmander é um pokémon de fogo. Cada
um tem uma habilidade diferente e stats diferentes.
Depois disso, seu rival também escolherá um pokémon
para ele. Se você pegar Bulbasaur, o rival pega o
Charmander, se você pegar Charmander, o rival pega
o Squirtle e se você pegar o Squirtle, o rival pega
o Bulbasaur. Depois de tudo isso, o professor fala
mais um pouco e você está livre... ou não.
Quando
chegar na saída da sala do professor Oak, seu rival
o chamará para a luta (chamaremos o rival de Gary
como no desenho). Gary sempre usará um pokémon que
ganha do seu pelo tipo, mas isso não importa nessa
luta, pois nenhum pokémon tem um golpe super
efetivo ainda, por isso não se preocupe. Quando
começar a luta, Gary aparecerá na tela de batalha.
O
professor vai falar no meio da luta e vai te ensinar
a lutar. Ele vai explicar tudo sobre o HP e se você
apertar algum dos botões R ou L, aparecerá um menu
de ajuda que te ensinará tudo. O professor vai te
explicar o que fazer, apesar de não ser muito difícil.
Se você ganhar, você vai ganhar um dinheiro, e se
perder, o professor vai te explicar sobre como você
perde o dinheiro e tudo o mais. Não se preocupe em
perder, essa luta não vale em nada no jogo, apenas
dinheiro...
Quando
você ganhar ou perder a luta (espero que ganhe),
você pode sair da cidade (finalmente aventura).
Agora na saída da cidade tem uma menina. Ela vai te
explicar algumas coisas, mas nada de muito
importante. Você finalmente poderá conhecer a
Route 1!
Route
1
A
Rota 1 (Route, no inglês) não tem muita coisa
importante, no começo do jogo, por que você não
vai poder capturar nenhum pokémon ainda, apenas
ganhar level e ganhar um item com um carinha. Depois
de passar pela rota, você vai chegar à uma nova
cidade, Viridian City.
Viridian
City
Em
Viridian não há muito o que fazer agora, apenas ir
até a loja da cidade, onde o preguiçoso do
atendente simplesmente irá pedir para você fazer
uma entrega para ele, e a entrega é para quem?
Professor Oak. Ele resolveu comprar uma pokébola e
vai sobrar para quem entregá-la? Você. Pegue-a e
saia da loja, pois você não vai poder comprar
nada. Dê uma passagem na escola da cidade, se
quiser, lá você aprenderá coisas sobre o jogo.
Após
isso, vá ao Centro Pokémon que está diferente de
antigamente, olhe por tudo e suba as escadas para
você ver a sala de Link Cable. Fale com a
enfermeira Joy para recuperar seu pokémon e fale
com todos lá para aprender coisas novas. Veja o
mapa na parede e etc. Depois de tudo isso, volte
para a Route 1, pois você deve entregar a encomenda
para o professor Oak.
De
volta à Pallet
Agora
que você já fez tudo o que podia em Viridian, seu
próximo destino é Pallet, sua cidade natal. Lá
você terá que entregar a pokébola e logo depois
disso, Gary vai aparecer no laboratório. O
professor vai dar uma pokedéx à cada um e vai dar
5 pokébolas à você e Gary vai falar que sua irmã
quer dar um Mapa à você. Saia do laboratório e vá
na casa ao lado da sua e pegue o mapa. Agora você
deve voltar para Viridian para continuar sua jornada
que está apenas começando.
A
rota 1 agora está mais animada, pois você pode
capturar pokémons. Pokémons encontrados: Pidgey
2,3,4 e Ratatta 2,3.
Viridian
Não
há quase nada em Viridian, apenas ganhar alguns
itens. E um velho vai te ensinar a capturar pokémons,
mas te aconselho a não usar o modo dele. Depois, o
velho vai te dar um item muito legal e novo. Agora
você pode sair da cidade pelo norte e irá para a
Route 2. Você pode visitar a Route 22 de lá, onde
aparecerão alguns pokémons novos, além de uma
luta com Gary que não é obrigatória.
Pokémons
encontrados (Route 22): Mankey 2,3,4 Ratatta 2,3,4.
Route
2
Aqui
só tem alguns pokémon para capturar, mas nada de
muito novo. Agora chegou a hora de se preparar para
seu primeiro grande desafio, pois agora virá a
Viridian Forest.
Pokémons
encontrados: Pidgey 2,3,4 e Ratatta 2,3.
Esta
é a floresta do jogo, um dos lugares mais chatos
que há. Aqui tem várias lutas para enfrentar, porém
o dinheiro é muito pouco. Aqui você vai encontrar
vários pokémons insetos, apenas um tipo de pokémon
elétrico e alguns itens. Capture um de cada para
ajudar a completar a pokedéx no futuro. Quando sair
de lá, você chegará em Pewter.
Pokémons
encontrados: Caterpie 3,4 Weedle 3,4,5 Metapod 4,5,6
Kakuna 4,5,6 e Pikachu 2,3.
Pewter
City
Finalmente
você chegou em uma cidade grande. Primeiro de tudo,
vá no Centro Pokémon. Em Pewter tem um museu de fósseis,
mas não há nada de muito interessante lá, por
enquanto. No futuro, você poderá ganhar um
Aerodactyl ali, mas agora não tem nada de legal.
Depois, vá na loja e recarregue seu estoque de
Potion, pois o desafio será complicado. Se você
pegou Bulbasaur ou Squirtle, a luta vai ser fácil.
Prepare seu time e vá até o ginásio.
Ginásio
de Pewter:
Líder:
Brock - Type: Rock
Geodude 12 e Onix 14
A
luta será fácil se usar golpes aquáticos ou
golpes de grama. Quando ganhar, você ganhará a
primeira insígnia, Boulder Badge e o TM 39 - Rock
Tomb. Agora você poderá sair de Pewter, mas um
homem vai te parar na saída. Não se preocupe, ele
vai te dar o Running Shoes, um item muito bom, que
serve para você correr segurando o botão B.
Route
03
A
rota 3 está cheia de pessoas querendo lutar, tem
também sua primeira Berry e a entrada para o Mt.
Moon, a primeira caverna do jogo.
Essa
é a caverna onde você vai encontrar diversos itens
e vários pokémons para capturar. O caminho é meio
chato, mas é cheio de novidades. Aqui você vai
ganhar o fóssil (Kabuto ou Omanyte), e vai lutar
contra os primeiros Rockets. A caverna não é tão
complicada de passar, mas vai demorar um pouco. Se
você jogou as antigas versões, você vai perceber
que essa caverna é um pouco mais via que a outra.
Nessa, você vai encontrar areia, fontes e etc. Para
sair facilmente, aí vão as dicas: Encontre uma
escada no mesmo andar da entrada da caverna, onde
tem um homem gordo por perto. Você chegará em uma
passagem. Passe por ela e desça as escadas. Você
verá uma rampa. Desça-a e você verá outra rampa
e um Rocket.
Lute
se quiser, e depois suba a outra rampa e siga o
caminho até o final, onde você verá outro Rocket.
Lute com ele, e siga para o norte onde você vai ver
um homem de óculos e duas pedras estranhas. Essas
pedras são os fósseis. Você terá que lutar
contra o homem, e depois disso, você vai poder
pegar um dos dois fósseis, Helix Fóssil (Omanyte)
e Dome Fóssil (Kabuto). Quando você pegar um, o
homem vai pegar o outro. Siga o caminho, suba as
escadas, e você verá outra. Suba essa e você saiu
da caverna. Estará na Rota 4.
Route
04
Na
Rota 4, você vai ver o primeiro Move Tutor. Eles
ensinam os golpes Mega Punch e/ou Mega Kick. Você
vai encontrar alguns itens, e tem alguns pokémons
para capturar, mas seu destino agora é Cerulean.
Itens
encontrados: Razz Berry, TM 05
Pokémons: Sandshrew, Ekans, Pidgey, Ratatta
Cerulean
City
Você
que nunca jogou as versões antigas, pode pensar que
essa cidade é gigante, mas não é. Ainda veremos
maiores. Lá, tem o segundo ginásio, e a loja de
bicicletas, mas não poderá pegá-la ainda. Passe
no Centro Pokémon e agora você pode escolher entre
ir no ginásio agora ou depois, mas vamos primeiro
no ginásio.
Ginásio
de Cerulean
Líder:
Misty - Type: Water
Staryu 18 e Starmie 21
Se
você começou com Bulbasaur (que já deve ser
Ivysaur) essa luta vai ser fácil, pois todos usam
pokémons aquáticos. Quando vencer, Misty te dará
o TM 03 (Water Pulse) e a segunda insígnia do jogo,
a Cascade Badge. Agora que você ganhou a segunda
insígnia, vá ao Centro Pokémon e siga ao norte,
pois você estará preso em Cerulean. Perceba que
tem um policial na frente de uma porta ao lado de
uma saída. Vá para a saída e terá de lutar com
Gary de novo. Vença-o para ganhar o Fame Checker e
siga subindo, você vai sair de Cerulean, mas muitos
desafios virão.
Route
24
A
Rota 24 é a que leva você para a casa do Bill. Você
precisará passar pela casa do Bill para liberar a
saída da cidade, para ganhar o SS.Ticket e para
ganhar uns itens e leveis com seus pokémons. A ilha
começa com uma ponte com vários desafios valendo
um Nugget. Quando lutar com umas treze pessoas, você
vai chegar na casa do Bill. Lá, você vai ter que
tirar a fantasia dele para ele te dar o SS. Ticket.
Agora você pode voltar à Cerulean. Quando chegar,
você vai perceber que o policial que estava na
frente da porta, agora está do lado dela. Pronto,
você já pode sair de Cerulean e poderá ir à próxima
cidade.
Cerulean
2 Agora que você voltou para Cerulean, prepare-se,
pois o jogo não vai ficar fácil. Daqui para
frente, quanto mais você avançar, mais o jogo vai
te trazer novidades (não são diferenças do antigo
para o novo, são novidades famosas). Entre na
casinha onde tinha um policial na frente, e você
verá que a casa foi totalmente destruída por
dentro. Agora saia dela pela porta de cima e você
vai ver um Rocket. Ele vai te desafiar para lutar.
Lute com ele para ganhar o TM 28 - Dig. Quando
vencer, você poderá seguir para o sul. Verá uma
entrada à direita, mas não vai poder entrar, pois
tem uma árvore na passagem. Desça e cuidado para não
cair em Cerulean e ter que voltar tudo de novo. Você
vai chegar na rota 5.
Route
05
Na
Route 5 não tem muito o que fazer, mas se você
quiser deixar um pokémon para ganhar lével ali,
você pode. Cada passo seu é igual à 1 ponto de
experiência. Descendo tudo, você vai ver uma
casinha e uma casa grande. A casa grande é a
passagem para Saffron, e a pequena é a passagem
subterrânea para Vermilion, seu próximo destino.
Você pode descer tudo e passar pela passagem até
chegar em Vermilion.
Vermilion
City
Em
Vermilion há bastante coisas à fazer. A primeira
coisa é ir no navio SS Anne, que é como os navios
das outras versões, só que você não viaja nele.
Quando você entrar, vá para a esquerda e suba uma
escada. Depois, vá até em baixo e siga para a
esquerda. Lá, você vai ter que lutar com Gary de
novo. Vença-o, e suba as escadas. Você vai chegar
na sala do capitão. Fale com ele para ganhar o HM
01 - Cut. Depois disso, vá para o ginásio, e use
Cut numa árvore diferente. Entre no ginásio para
lutar com LT. Surge.
Ginásio
de Vermilion:
Líder:
Lt.Surge - Type: Electric
Magnemite??, Voltorb?? e Magneton??
Para
vencê-lo, use pokémons de pedra no Voltorb e pokémons
de fogo no Magnemite e no Magneton, que será fácil.
Quando vencer, você irá ganhar a Thunder Badge e o
TM 34 - Shock Wave.
Assim
que vencer o ginásio, você não terá mais nada
obrigatório em Vermilion, mas poderá fazer uma das
melhores coisas do jogo: ganhar a Bike. Vá na
casinha em cima do ginásio e fale com um homem de
bigode e chapéu para ganhar o Bike Voucher. Depois,
vá para Cerulean e entre na Loja de Bicicletas.
Fale com o homem do caixa para ganhar a sua. Seu próximo
destino é Celadon e para chegar em Celadon, você
precisará passar pelo Rock Tunnel, para passar
facilmente pelo Rock Tunnel, você precisará do HM
05, e para ganhar o HM 05, você precisará ir para
Pewter e o caminho mais próximo para Pewter é a
Diglett Cave, mas você pode ir na Route 11 para
ganhar alguns leveis e capturar alguns pokémons.
Na
Route 11, você vai encontrar vários pokémons, e vários
treinadores. Não há nada para fazer aqui, à não
ser ver algumas coisas novas.
Pokémons:
Sandshrew (LG), Ekans (FR), Drowzee, Pidgey
Itens encontrados: Razz Berry, Escape Rope
Digglet
Cave
A
Diglett Cave é uma caverna que não tem itens, nem
treinadores, apenas Diglett e Dugtrio para serem
capturados.
De
volta ao começo. Aqui, você poderá ir em alguns
eventos, até então proibidos. Em Pewter, você
pode entrar no museu por uma salinha do lado e se
falar com um homem ao lado de uma pedra dourada, você
vai ganhar o Old Amber, que futuramente, poderá ser
trocado por um Aerodactyl. Também poderá ir em um
Move Tutor em Viridian em que seus pokémon poderão
aprender o Dream Eater. E se você seguir ao sul da
rota da Diglett Cave, você vai ganhar o HM 05 de um
assistente do professor.
Route
09 e 10
A
Rota 09 é apenas o caminho para o Rock Tunnel. Lá,
tem vários treinadores, e é bom você lutar com
todos, pois o jogo vai começar a ficar difícil
agora, pois você irá enfrentar vários desafios e
os leveis crescerão.
Itens
encontrados: Burn Heal, Persim Berry
Pokémons: Voltorb, Magnemite, Pidgey
Rock
Tunnel
A
Rock Tunnel é uma caverninha escura e muito chata.
Você foi pegar o HM 05 na rota 2, agora você vai
usá-lo para iluminar o caminho. Não há como você
se perder lá, pois o caminho é muito fácil. Leve
Repels para ajudar, e continue. Se você jogou RS,
você irá perceber que têm umas pedras de Rock
Smash por ali, mas enquanto você não chegar no
final do jogo, não vai poder quebrá-las, pois você
só pega o HM 06 nas Sevii Islands. Você irá sair
no final da rota 10, onde um pouco para o sul, você
verá a cidade de Lavander, a cidade mais misteriosa
do jogo...
Lavander
Town
Agora
não há muito o que fazer em Lavander, a não ser
passar no Centro Pokémon e recuperar seus estoques
de itens na loja. Você vai perceber que lá tem uma
grande torre, mas se você entrar, não vai se dar
muito bem por lá. Agora você deve ir para Celadon.
Saia pela esquerda para chegar na Route 08.
Route
08
Na
Route 08, você vai poder ganhar vários leveis,
pois tem bastante gente para lutar. Você tem que se
preparar, pois faz tempo que não vem uma luta
importante. Logo, elas virão todas de uma vez, e
você não vai poder fugir, se quiser
"terminar" o jogo. Mas você deve
encontrar uma casinha com a passagem secreta próxima
à uma passagem para Saffron, onde você ainda não
pode entrar. Quando você achar essa passagem, siga
direto até o final para chegar na Route 07, que
liga Saffron à Celadon.
Obs.: Não vá tentar fazer o bug do Mew por
que não dá certo.
Na
Route 07 não há nada o que fazer, apenas seguir à
esquerda para chegar em Celadon.
Pokémons:
Pidgey, Bellsprout, Oddish, Meowth
Itens encontrados: Wepear Berry
Celadon
City
A
primeira coisa que você deve fazer é passar no
Centro Pokémon, como em qualquer cidade. A segunda
é ir para a direita e subir numa passagem pequena,
e chegar em um prédio, para subir até o último
andar e ganhar um belíssimo Eevee. Depois disso,
entre no mesmo prédio, só que pela frente para
ganhar o Tea, que habilita sua ida para Saffron (Até
que enfim), com uma velhinha. Agora você tem duas
missões, ganhar a quarta insígnia e pegar o Silph
Scope na base secreta da Equipe Rocket. Qual você
quer fazer primeiro? Vamos começar pelo mais legal,
a quarta insígnia.
Ginásio
de Celadon
Para
vencer a Erika, basta você usar golpes de fogo (se
escolheu Charmander ou evoluiu seu Eevee para
Flareon) ou golpes voadores (se pegou um Pidgey, que
já deve ser Pidgeotto, no começo do jogo). Não
será muito difícil se você usar pokémons que
ataquem primeiro. Você vai ganhar a Rainbow Badge e
o TM 19.
Agora
vem a parte chata, a base da Equipe Rocket: Vá no
Game Corner, e encontre um homem virado para uma
placa. É um Rocket. Lute com ele e após vencê-lo,
fale com a placa. Isso fará com que uma escada
apareça ali perto. Você vai chegar num lugar onde
haverá outra escada para descer. Desça-a e você
vai chegar em uma sala com duas plantas. Você pode
estranhar a posição das escadas, mas se você
pensar bem, verá que a base da equipe Rocket é no
subsolo (é para baixo e não para cima) por isso
que as escadas têm a posição trocada. Suba as
escadas que estarão ao lado e você verá outro
labirinto abaixo. Quando encontrar um Rocket no
final do labirinto, vá para a direita para
encontrar um item e outra escada para descer. Desça-a
e vá até o lugar mais alto do andar. Você verá
um Rocket. Lute com ele e depois que vencer fale
novamente com ele para ganhar o Lift Key. Agora
volte dois andares, passe pelo labirinto e procure
por um elevador na parte inferior da base. Entre
nele e aperte os botões (extrema esquerda-cima)
para ir até o B4F. Saia do elevador e siga para
cima, até encontrar dois Rockets ao lado de uma
porta. Lute com os dois para poder prosseguir até
Giovanni. De preferência deixe um pokémon aquático
ou de planta para lutar, que será mais fácil, pois
ele usará pokémons ground/rock, que são Onix,
Rhyhorn e Kangaskhan. Quando vencê-lo, ele irá
desaparecer e deixará um item, o Silph Scope.
Pegue-o e saia da base.
Depois
de tudo isso, você deve pegar o HM 02 (Fly). Vá
numa saída bem à esquerda de Celadon e use Cut.
Você vai encontrar uma casinha. Entre e saia do
outro lado para ver outra casa. Entre e fale com a
menina. Ela vai falar que você encontrou seu lugar
secreto e vai te dar o HM 02. Ali também tem a
primeira luta em dupla.Acabou em Celadon, agora, vem
outra parte chata do jogo, hehe, não desista, você
já está na metade.
Itens
encontrados: X Speed, Moon Stone, TM 12 (Taunt),
Rare Candy, Black Glasses, Max Ether, TM 49
(Snatch), Lift Key, Calcium, Silph Scope
Agora
você já tem o que fazer em Lavander, pois com o
Silph Scope você pode ver fantasmas. Entre na torre
fantasma de Lavander para salvar o velho Mr. Fuji,
que subiu na torre para tentar acalmar o espírito
de um Cubone. Suba e no segundo andar, vai encontrar
Gary. Lute com ele e quando vencer continue subindo.
Quando chegar no penúltimo andar, uma alma penada não
vai querer deixar você subir, e vai te chamar para
lutar. É um Marowak. Ele não pode ser capturado,
por isso nem tente. Quando vencer o Marowak continue
subindo e vai encontrar uma série de Rockets para
lutar. Quando vencer todos, você verá o Sr. Fuji.
Ele te levará para sua casa em Lavander e vai te
dar uma PokéFlute, que serve para acordar Snorlax,
habilitando sua ida para Fuchsia. Agora que fez isso
tudo, você pode escolher entre dois destinos,
Saffron City ou Fuchsia City. Nós escolhemos
Saffron primeiro, pois é o mais chato, mas você
terá de passar pelos dois, você só está
escolhendo a ordem.
Pokémons
encontrados: Gastly, Haunter, Cubone
Itens: Elixir, Awakening, Great Ball, Cleanse Tag,
Nugget, X Accuracy, Rare Candy
Saffron
City
Agora
em Saffron, a Equipe Rocket atacou de novo. O bom é
que o último desafio contra eles no continente
Kanto (Ainda tem sete ilhas para vê-los). O único
caminho vago é a entrada para a Silph Co ou o mini
ginásio, também chamado de Dohjo de Lutas. No
Dohjo, você enfrentará vários pokémons lutadores
e quando vencer todos poderá escolher entre ganhar
um Hitmonchan e um Hitmonlee. Agora você deverá
subir a Silph Co. e chegar no último andar para
enfrentar o Giovanni pela penúltima vez. O caminho
mais simples é: Vá para o terceiro andar e siga
para a esquerda, até ver uma passagem secreta.
Entre nela e desça tudo o que conseguir. Verá
outra passagem e um Rocket. Lute com o Rocket e/ou
desça para entrar na passagem. (Você vai para o
nono andar, mas não há o que fazer por lá!)
Depois entre nela de novo para voltar para onde você
estava. Saia para baixo e vá para a direita para
ganhar o Card Key. Agora volte para o terceiro andar
e lute com um Rocket num corredorzinho bem abaixo do
elevador. Quando vencer vá na porta bloqueada da
esquerda e aperte A. Ela irá abrir e você verá
uma passagem secreta. Entre nela e você vai ver
quem? Gary. Lute com ele novamente e fale com o
outro homem da salinha quando ganhar. Ele vai te dar
um Lapras. Entre na segunda passagem secreta da
salinha para chegar no último andar. Vá para baixo
e lute com o último Rocket. Vença-o e aperte A na
porta bloqueada. Giovanni irá te chamar para lutar.
Vença-o com um bom pokémon aquático e fale com o
homem sentado em um sofá na sala. É o presidente
da Silph. Ele te dará a Masterball. Agora a cidade
toda está liberada, inclusive o ginásio. Agora que
você já fez tudo, pode voltar para o prédio e
correr atrás dos itens que tem por lá.
Entre
no ginásio, entre na primeira passagem e siga estas
setas: Cima - Baixo - Baixo - Direita para chegar na
líder Sabrina.
Ginásio
de Saffron
Líder:
Sabrina - Type: Psychic
Kadabra 38, Mr.Mime 37, Venomoth 38 e Alakazan 43
Vença-a
para ganhar a Marshbadge e o TM 04 - Calm Mind
Route
16, 17, 18
Essas
rotas não são obrigatórias, pois ligam Celadon
com Fuchsia. Aqui você vai encontrar um dos dois
Snorlax que tem no jogo. Lá não têm itens, apenas
pokémons e vários treinadores para enfrentar. É
obrigatório que se tenha uma Bike nessas rotas. Eu
prefiro ir por essa rota, pois aqui você enfrentará
menos batalhas, mas vale também o lével de seus
pokémons...
Pokémons
encontrados: Ponyta, Grimer, Koffing, Pidgey,
Spearow
Route
12, 13, 14, 15
Essas
são outras rotas alternativas que ligam Lavander,
Vermilion e Fuchsia. Nela você vai encontrar pokémons
aquáticos (até agora raros no jogo), mas vai
precisar das varas de pescar encontradas em uma
casinha na rota e uma em Fuchsia (Sacanagem isso,
por que você ainda não poderá ir até lá). Aqui
tem o segundo Snorlax do jogo. Depois vai encontrar
vários treinadores, vários mesmo...
Pokémons
encontrados: Goldeen, Horsea, Staryu, Magikarp,
Tentacool
Fuchsia
City
Em
Fuchsia há duas coisas à fazer, ir no Safari Zone
e ir no ginásio. Entre no Safari zone e siga este
caminho para ganhar o Gold Teeth e o HM 03 - Surf: Vá
na saída à noroeste, siga à direita e suba o
morrinho. Saia pelo lado da esquerda suba tudo pela
graminha até chegar em outro morrinho. Suba-o e desça
pela direita. Vá por trás do morrinho e siga à
esquerda até chegar em outra saída. Você verá
dois morros. Suba no da esquerda e saia pela
esquerda dele. Suba e siga para o norte-esquerda,
depois desça pelo outro lado até a saída. Se você
descer um pouco, verá um item no chão. É
a Gold Teeth. Pegue-a e siga para a esquerda
e você verá uma casinha. Entre e fale com o
carinha. Ele vai te dar o HM 03 - Surf. Agora não
tem mais o que fazer por lá. Capture alguns pokémons
até acabar o tempo e quando acabar, não importa
onde você esteja, você será levado para a casinha
onde começa o Safari Zone. Saia e continue seu
caminho por Fuchsia. Seu próximo destino é o ginásio.
Prepare-se pois você vai enfrentar o líder dos pokémons
venenosos. O ginásio de Fuchsia tem uma coisa muito
estranha, paredes transparentes, mas se você olhar
bem, irá perceber que pode vê-las, mas nada que
seja muito complicado... Você pode se deparar com
uns pokémons psíquicos, mas use a cabeça e vença.
Eles usam Toxic!
Ginásio
de Fuchsia
Líder:
Koga - Type: Poison
Koffing 37, Muk 39, Koffing 37, Weezing 43
Koga
será bem complicado, pois será muito fácil de você
ficar envenenado. Quando vencer, você irá ganhar o
Soul Badge e o TM 06 - Toxic.
Itens
encontrados na Safari Zone: TM 11 - Sunny Day, Full
Restore, TM 47 - Steel Wing, Protein, TM 32 - Double
Team, Quick Claw
Pokémons: Nidoran M, Nidorino, Nidorina, Tauros,
Kangaskhan, Chansey, Dratini (pescando), Rhyhorn,
Goldeen (pescando), Doduo etc.
Route
19, 20
Essas
rotas ligam Fuchsia com Cinnabar e você deverá ter
Surf para poder passear nelas. Você encontrará vários
pokémons aquáticos e vários treinadores.
Pokémons
encontrados: Goldeen, Horsea, Staryu, Magikarp,
Tentacool
Seafoam
Island
Na
Seafoam Island você correrá o risco de capturar
Articuno, mas isso é realmente chato. Entre numa
caverna que há lá dentro. Você vai precisar de
Surf e Strenght. Depois de muito trabalho, verá que
para sair de lá é bem fácil.
Pokémons
encontrados: Terra: Seel, Shellder, Articuno / Água:
Goldeen, Horsea, Staryu, Magikarp, Tentacool
Cinnabar
Island
Esta
é a última cidade que você verá no continente
Kanto (Nas sete ilhas existem mais sete cidades).
Você também ganhará sua sétima insígnia e poderá
finalmente usar os fósseis que você pegou no começo
do jogo para ganhar o Kabuto/Omanyte e o Aerodactyl.
Vá numa casa grande na extrema esquerda-sul da
ilha. Verá várias portas. Entre na última e fale
com um cientista no alto da sala. Entregue o fóssil
e depois de um tempo volte para pegar o pokémon com
um espaço vago na equipe. Se você ir no ginásio,
verá que está trancado, então entre na casa do
lado.
Na
mansão Pokémon você encontrará:
Weezing, Magmar, Ponyta, Growlithe, Koffing, Grimer,
Vulpix
Finalmente
os pokémons de fogo! Não é tão complicado, mas
é bem chatinha essa parte. Você vai encontrar papéis
contando a história do Mewtwo, mas nada muito
impressionante. Haverá estátuas que mudam o
caminho, e ajudam ou atrapalham. Você deverá achar
o Key para poder abrir o ginásio. Lá também têm
alguns carinhas para lutar. Suba até o segundo
andar e você verá outra escada, mas não suba. Vá
para o norte e suba a outra escada de cima. Fale com
a estátua para ela liberar o caminho e caia no
primeiro buraco à esquerda da salinha. Agora você
verá várias plantas, um cientista e uma escada.
Desça à escada e entre na salinha à esquerda por
uma porta no norte dela. Fale com a estátua para
ela liberar o caminho e saia por uma porta à
esquerda, pois a porta do norte vai estar trancada.
Agora vá a uma porta que estava trancada próxima
à escada e entre. Suba tudo até ver outra estátua.
Fale com ela e siga para a esquerda. Você verá uma
mesa e um item em cima dela, é o Secret Key que
abre o ginásio de Cinnabar. Agora volte tudo e
volta à salinha à esquerda da escada para trancar
o caminho, senão a saída vai estar bloqueada e você
deverá voltar tudo. Vá para a escada, desça e
saia pela direita da sala onde você está. Seu
destino foi cumprido, agora vá para o ginásio.
Ginásio
de Cinnabar
Líder:
Blaine - Type: Fire
Growlithe 42, Ponyta 40, Rapidash 42, Arcanine 47
Se
você pegou Squirtle (que já deve ser um Blastoise)
vai ser muito fácil. Vença-o para ganhar a Volcano
Badge e o TM 38 - Fire Blast. Assim que você sair
do ginásio, Bill vai aparecer num barquinho (As
primeiras mudanças no jogo que veio com os
remakes). Ele vai te convidar para ir às Sevii
Islands, e é lógico que você vai aceitar. BEM
VINDO ÀS SEVII ISLAND!
Itens
da Mansão Pokémon: Calcium, Carbos, Full Restore,
TM 14 - Blizzard, Secret Key, TM 22 - Solar Beam
Ilha 1, Ilha 2 e Ilha 3.
Ilha
1 - Na primeira ilha fale com o cara da maquina (o
nome dele é Celio) no Centro Pokémon e você
ganhará o Meteorite (Eu ainda não sei para que
serve) e o Trial Pass que permite andar pelas três
primeiras Ilhas. Siga até o extremo norte para ver
o Moltres. Se quiser, capture-o, vai ajudar na Liga
Pokémon.
Ilha
2 - Na segunda ilha, vá para a ultima casa ao
Leste, e você descobrirá que uma menina sumiu ...
e você terá que salvá-la, então dirija-se para a
3ª ilha. Lá também tem o Move Tutor que ensina os
golpes imperiais: Hydro Cannon, Frenzy Plant e Blast
Burn, que são muito poderosos, mas tem o efeito
igual o do Hyper Beam, tendo que recarregar depois
do uso.
Ilha
3 - Na terceira ilha entre no Centro Pokémon e fale
com o cara do lado do PC para poder mexer nele (Ele
estava fazendo a ligação dos Centros Pokémon de
Kanto com os de Sevii) Depois saia do Centro e
enfrente os homens de bicicleta para poder seguir
para o norte, são vários homens e de uma vez...
Siga a trilha pela esquerda até chegar numa
floresta (Berry Forest), vá abrindo caminho em direção
ao Noroeste, encontrará uma menina que será
atacada por um Hypno. Vença ou capture o Hypno para
poder voltar à Kanto. A menina é a que foi seqüestrada,
você vai voltar à segunda ilha, na casinha onde
você pode jogar joguinhos com outras pessoas via
Wireless Adapter.
Depois
explore as ilhas e volte para a primeira ilha, então
o Bill, levará você de volta para Cinnabar. Ele
vai falar que se você quiser voltar às ilhas, é só
ir no porto de Vermilion.
Viridian
City
Viridian
agora é uma cidade com ginásio. O ginásio é
cheio daquelas passagens que te levam, mas é bem
simples de passar
Ginásio
de Viridian:
Líder:
Giovanni - Type: Ground
Rhyhorn 45, Dugtrio 42, Nidoking 44, Nidoqueen 45 e
Rhyhorn 50
Vença-o
para ganhar EarthBadge e o TM 26 - Earthquake. Agora
você já tem oito insígnias e pode finalmente ir
para a Liga.
Route
22, 23
Essas
rotas ligam Viridian até a Victory Road. Você
deverá lutar com Gary pela penúltima vez aqui e
ele estará quase tão forte quanto na liga. Se vencê-lo
facilmente, você está preparado para a liga.
Quando entrar na Route 23, você deverá apresentar
suas insígnias para cada homem até a última, onde
haverá uma caverna, e entre na porta daquela
caverna.
Victory
Road
Finalmente
você chegou lá, na caverna mais legal do jogo. Você
vai usar Strenght aqui. Também verá vários
treinadores para lutar e vários pokémons à
capturar. Antes o Moltres morava aí, mas agora ele
está morando nas Sevii, portanto não há nada o
que fazer aqui, apenas achar a saída. Para sair,
basta empurrar as pedras até os botões brancos no
chão. Se você fizer tudo certinho, vai sair da
caverna bem rápido e se for esperto, consegue sair
lutando apenas uma vez. Quando sair de lá, você
estará no Indigo Plauteau, a liga pokémon é bem
ali.
Pokémons:
Onix, Geodude, Graveler, Machop, Machoke, Rhyhorn,
Zubat, Golbat
Itens: TM 50 - Overheat, TM 37 - Sandstorm, Full
Heal
Indigo
Plauteau
Aqui
é o lugar onde fica a Liga Pokémon. Você vai
enfrentar cinco difíceis batalhas e deverá ganhar
todas para finalmente terminar o jogo. Passe no
Centro Pokémon, equipe berries em seus pokémons e
compre vários itens como Full Restore, Revive e Max
Potion, pois você vai precisar. Aí vão os pokémons
da Liga e do Gary, lembrando que sempre o mais forte
de cada um estará equipado com uma Sitrus Berry!
No
final do jogo, o personagem principal passa
novamente por todas as rotas e cidades do jogo, até
Pallet.
Power
Plant
A
Power Plant é uma usina hidroelétrica, onde vive a
ave lendária dos pokémons elétricos, chamado
Zapdos. Aqui você não tem nada à fazer, apenas
capturar vários pokémons elétricos mesmo. Cuidado
para não se enganar com Voltorb, pensando que são
itens...
Ilha
4, Ilha 5, Ilha 6, Ilha 7
Depois
que você terminar o jogo, você deve ter 60 pokémons
capturados. Vá falar com o professor Carvalho e ele
vai te dar a Natinal Dex. Agora você pode capturar
pokémons do GSC e RS, mas como você vai capturá-los?
Pegando o Ruby e a Sapphire, que estão perdidos
pelas Sevii. Vá para a ilha 1 e fale com o Celio. O
Ruby está naquele lugar onde tem dois Rockets na
ilha 1 (bem ao norte, perto do Moltres). Você pega
a Ruby. Volte até Celio e entregue a Ruby, e ele
vai te dar um passaporte para as ilhas 4, 5, 6 e 7.
Ainda falta a Sapphire. Vá na sexta ilha e procure
uma estátua branca bem ao sul. Use CUT nela e
resolva os puzzles da equipe Rocket e verá a
Sapphire, mas um rocket vai roubá-la, então vá
para a quinta ilha, entre no esconderijo dos Rockets
e pegue a Sapphire. Leve-a até Celio e você poderá
fazer trocas com Ruby/Sapphire. Agora com a ajuda de
RS e Colosseum, você vai quase poder capturar
todos, pois ainda faltam 9 pokémons que são
exclusivos de Emerald (Chikorita, Bayleef, Meganium,
Cyndaquil, Quilava, Thyplosion, Totodile, Croconaw e
Feraligatr).
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