A
série Virtua Fighter é uma das mais brilhantes e
bem sucedidas séries da história do arcade. Criado
pelo lendário Yu Suzuki, o jogo elevou o estilo de
jogos de luta a um novo patamar, nunca visto até
então na época; a terceira dimensão. Esta
retrospectiva dará a você um breve passeio sobre a
história de Virtua Fighter inteira, de suas raízes
como o primeiro jogo de luta poligonal a sua última
versão, Virtua Fighter 4.
A
história de Virtua Fighter começou em 1992. Neste
ano o time de Suzuki na AM2 criou Virtua Racing, um
simulador de Fórmula 1 que utilizava a placa da
Sega para arcade Model 1. Esta placa permitia aos
jogos uma performace 3D poligonal, e Yu Suzuki
decidiu usar a tecnologia para desenvolver um jogo
de luta baseado em artes marciais reais. Este jogo
foi chamado de Virtua Fighter.
Em
seu lançamento em 1993, Virtua Fighter fez mais que
somente introduzir gráficos em 3D, inaugurou o
sistema de luta mais profundo do gênero. Os oito
personagens do jogo tinham, cada um, o seu estilo próprio
de luta. O jogo possuía um acentuado realismo, sem
precisar utilizar bolas de fogo e outros elementos
de fantasia que são encontrados na maior parte dos
jogo de luta. O controle era bastante simples,
apenas 3 botões e o stick. Entretanto, o que você
podia fazer com aqueles 3 botões ia muito mais a
fundo. A chave para vencer as lutas, não era apenas
esmagar os botões, você precisava ter estratégia
e usar os golpes e contra golpes no momento certo.
As
inovações de Virtua Fighter não foram
reconhecidas apenas pelos jogadores, más a série
foi nomeada para um prêmio dado pelo Instituto
Smithsonian pelas suas contribuições no campo da
arte e do entretenimento.
Dado
o sucesso e impacto causado pelo jogo, uma seqüência
era algo quase inevitável, sendo assim, em 1994
Virtua Fighter 2 é lançado para os arcades, e foi
um sucesso descontrolado, especialmente no Japão.
Usando a nova placa de arcade Model 2. O jogo
apresentava gráficos 3D ricos e as animações fluíam
detalhadamente nos ambientes. O jogo também estava
com uma mecânica mais complexa, e também a inteligência
artificial dos inimigos estava melhorada, tanto que
se ajustava a estilo de luta do jogador. E dois
personagens foram adicionados: o mestre de boxe
drunken Shun-Di e o estudante de torou-Ken Lion. VF2
dominou os arcades japoneses mesmo depois de anos de
seu lançamento. A versão caseira de VF2 vendeu
mais de 1 milhão de cópias , e fez o console Sega
Saturn um sucesso no Japão. O jogo também teve
versões para PC e para Mega Drive.
No
tempo entre VF2 e 3, a Sega lançou alguns jogos
baseados na série Virtua Fighter, um deles foi
Virtua Fighter Kids, o jogo continuava o mesmo, só
que com personagens crianças. Uma versão caseira
para o Saturn foi lançada. VF também fez um
aparecimento no no Game Gear, em Virtua Fighter
Animation, baseado na série de desenho animado
Virtua Fighter.
Em
1996, a Sega-AM2 lança Virtua Fighter 3 para os
arcades, utilizando a mais nova placa de arcade da
Sega, a Model 3, VF3 apresentava mais polígonos na
tela do que jamais se havia visto. Mas as inovações
não foram apenas técnicas, mais uma vez a
jogabilidade estava mais profunda, A série
verdadeiramente entra na terceira dimensão com a
introdução da função de esquivo, agora era possível
se esquivar para os lados dos golpes. VF3 também
introduziu estágios multi-nivelados e dois novos
personagens foram adicionados: Aoi, um praticante de
aiki ju-jitsu e Taka-Arashi um lutador de sumô.
Todo esses recursos somados só contribuíram para
um sucesso maior de VF3 entre os arcades japoneses
que o próprio popular Virtua Fighter.
Em
1997, VF3 recebeu uma atualização entitulada de
Virtua Fighter 3tb, que tinha um novo modo de
batalha. VF3tb foi também lançado no Dreamcast, e
a versão caseira incluía um modo versus, um modo
de treinamento cheio, e uma seção da história com
o footage de desenvolvimento exclusivo de todos três
jogos VF. No lançamento no Japão, todas as 135.000
cópias se esgotaram no dia de lançamento.Como o próprio
Yu Suzuki descreveu na época: "Uma conversão
perfeita dos Arcades e nada mais".
Em
2000, Yu Suzuki e sua companhia começaram o
desenvolvimento da próxima evolução da série --
VF4. Usando a força do NAOMI 2, a nova e poderosa
placa de arcade da Sega, e introduzindo novos
movimentos, personagens, e controlam esquemas, mais
uma vez fez um tremendo sucesso nos arcades
japoneses. Com o fim do Dreamcast, Virtua Fighter 4
apareceu no Playstation 2, e foi um dos jogos da
Sega mais vendidos fora dos consoles Sega. O Sucesso
de VF4, como diz a própria Sega: “promete
continuar o reign do series como o estrado lutando
franquia.”
Virtua
Fighter
|
Arcade
|
1993
|
|
32X
|
1995
|
|
Saturn
|
1995
|
|
PC
|
1996
|
Virtua
Fighter Remix
|
Arcade
|
1995
|
|
Saturn
|
1995
|
Virtua
Fighter 2
|
Arcade
|
1994
|
|
Saturn
|
1995
|
|
Mega
Drive
|
1996
|
|
PC
|
1998
|
Virtua
Fighter Kids
|
Arcade
|
1996
|
|
Saturn
|
1996
|
Virtua
Fighter Animation
|
Game
Gear
|
1996
|
Virtua
Fighter 3
|
Arcade
|
1996
|
Virtua
Fighter 3tb
|
Arcade
|
1997
|
|
Dreamcast
|
1998
|
Virtua
Fighter 4
|
Arcade
|
2001
|
|
Playstation
2
|
2002
|
|