A
Sega foi fundada no Japão em 1951 por um americano,
David Rosen, como uma empresa chamada Companhia de
Serviços de Jogos, com a finalidade de fazer jogos
para Parque de Diversões.
A
princípio importava a mecânica usada nos arcades,
quando em 1964 decidiu fazer seus próprios arcades
onde adquiriu uma fábrica através da compra de um
fabricante do jukebox, o primeiro a ser produzido no
Japão, assim a companhia começou a carimbar
"SEGA" (Service Games) em seus jogos. No
ano seguinte a Sega produziu o Periscope (espécie
de arcade, com um periscópio de submarino onde o
jogador tinha uma mira para acertar os barcos) que
foi uma grande revolução no mercado na época.
1984
- Estabelece subsidiária na Europa, tornando -se
"Sega da Europa".
1985
- Lançamento "Hang On", primeira máquina
de arcade com efeito de sensação corporal no
mundo.
1986
- Estabelece outra subsidiária "A Sega da América",
para adaptar e introduzir os produtos da Sega no
mercado americano que apresentava rápida expansão
de negócios para máquinas de arcade.
A
gigantesca dos Arcades entra no mercado de
videogames domésticos
1986 - A Sega decide lançar seu primeiro console,
Intitulado de Mark III, este foi a base do que viria
a ser o Master System (chegou no Brasil em 1989, e
até hoje é montado pela Tec Toy), videogame de 8
bits, para competir com o NES e o MSX. o melhor em
sua categoria, mais poderoso graficamente do que
seus concorrentes e com um chip de som superior.
1988
- A Sega lança o Genesis, primeiro console de 16
bits do mercado com gráficos de jogos sofisticados
e com versões de arcades da Sega, apenas dois anos
depois do Master System ter chegado, pondo a empresa
no topo do ranking de produtos favoritos pela
juventude americana, juntamente com a Nike. No Japão
e no resto do mundo inclusive no Brasil, o console
ficou conhecido com o nome de Mega Drive. O Mega
Drive é o videogame que teve mais acessórios /
periféricos lançados na história.
1994
- Lança o arcade doméstico "Sega
Saturn", plataforma de 32 bits ,e ainda neste
ano começa a desenvolver jogos para PCs nas
categorias: estratégia, esporte, simulação e ação,
tendo muito sucesso de vendas.
1998
- Enfim uma plataforma única no mercado de
videogames o super console de 128 bits Dreamcast é
lançado com qualidades infinitamente superiores a
qualquer console já lançado; sendo também o
primeiro console de videogame com modem de fábrica,
permitindo o acesso com a internet, e jogos online
direto no console.
2001
- A Sega decide parar com a fabricação do
Dreamcast em 31 de março, e se dedicar apenas
a produção de jogos para os consoles das empresas
concorrentes; deixando assim de ser uma fabricante
de hardwares para tornar-se uma software house.
Sega
tem como objetivo principal ser a maior colaboradora
de entretenimento interativo no mundo, pois tem um
nome que goza de muito respeito no meio gamístico,
é este prestígio e tradição no mercado de games
que a diferencia. |