Depois
de muita promessa não cumprida sobre o lançamento
do Bleem, parece que os programadores caseiros
resolveram botar a mão na massa. E todos de uma
vez! Estão chegando ao mercado nada menos que
quatro emuladores para o Dreamcast, que permitirão
rodar no console de 128 bits da Sega (e com mais
qualidade gráfica!) jogos antigos do Super
Nintendo, dos Game Boys e do Nintendinho de 8 bits.
Para quem ainda não sabe, o procedimento para
utilizar esses aplicativos é um pouco trabalhoso.
Primeiro é necessário baixá-los da internet e
organiza-los em uma estrutura de diretórios e
arquivos particular para cada emulador. Em alguns
casos, você ainda deverá adicionara esse estrutura
outros arquivos (como, por exemplo, boots especiais
ou a biblioteca do Windows CE), antes de gravar tudo
num DC-ROM, com a ajuda do gravador do PC. É
importante lembrar que a Nintendo entende todo esse
procedimento como pirataria.
SINTENDO
E DREAMSNES- Baseado no famoso SNES9X do PC, o
Sintendo (http://sintendo.dcwarez.net) permite que
você jogue os games de Super Nintendo diretamente
no Dreamcast! Só que a conversão do emulador do PC
para o DC ainda está em andamento. Na versão
atual, ainda não há suporte para som e muitos jgos
não rodam direito. Os que rodam, apesar da baixa
velocidade (cerca de 60% da velocidade desejada), já
são a alegria dos fãs do antigo sistema da
Nintendo. Na versão definitiva do Sintendo, até a
função save, presente em RPGs e aventuras, estará
funcionando (os saves ficarão no VMU!). Para rodar
esse emulador, você precisa baixá-lo da internet e
grava-lo num CD, junto com as ROMS dos jogos do SNES
e com uma biblioteca de arquivos do Windows CE
(presente em alguns GD-ROMS de jogos do Dreamcast,
como o Árcade Collection 4). Em seguida é preciso
dar o Boot no Dreamcast com CD Utopia (aqule que
destrava o console para rodar jogos de diferentes áreas).
Quando requisitado, troque o CD pelo do emulador.
Aparecerá na tela um menu com a listagem das ROMS
encontradas no CD. Aí é só selecionar um jogo e
aproveitar! Um detalhe: os controles que você vai
usar devem ser encaixados no console antes de ele
ser ligado. Outra coisa: para trocar de jogo é
preciso repetir todo o processo. O outro emulador
que roda jogos do SNES é o DreamSNES
(http://mc.pp.se/dc/dreamsnes/). O aplicativo, que
também está em desenvolvimento, é outra conversão
baseada no SNES9X. A diferença é que ele não
exige a biblioteca de arquivos do Windows CE para
rodar, já apresenta um menu gráfico para a seleção
dos games, e não precisa ser recomeçado para
trocar de jogo. Além disso, esse emulador pode
rodar jogos que estão em outro CD que não o seu próprio,
ao contrario do Sintendo, que exige a presença das
roms no mesmo CD. Só que o limite de jogos por CD
que o DreamSNES lê é 29, enquanto o Sintendo
suporta até 129. Ele também não comporta som e é
um pouco mais lento que o Sintendo. Em termos gráficos,
os dois emuladores possuem ótima qualidade,
deixando os jogos melhores que no próprio Super
Nintendo.
BOOB!BOY-
O Boob!Boy (http://www.boob.co.uk) é um emulador
para jogos do Game Boy convencional e do Game Boy
Color. Sua emulação já está num estágio mmais
avançado que a dos outros emuladores, talvez por
causa da menor complexidade dos portáteis em relação
ao SNES. O Boob!Boy já vem completo, inclusive com
as bibliotecas do Windows CE necessárias. Resta
saber se ele terá vida longa, já que esses
arquivos do Windows não são de uso público e não
devem ser repassados pela internet.
GLEAM
(NINTENDINHO)- Para completar o quadro, o Gleam
(http://gleam.devildog.org) possibilita a emulação
de jogos do Nintendo 8 bits. Desenvolvido com a
ajuda do autor do DreamSNES, esse emulador tem a opção
de Save State. Algo como os Save Games dos jogos de
PC. Isto é, você salva uma “imagem” do jogo, a
qualquer momento, para depois voltar a jogar daquele
ponto em diante. No caso do Gleam, o som também não
pode ser reproduzido ainda. Mas jogos como Arkanoid,
Zelda, Bionic Commando, Castlevania, California
Games, Xevious, Tetris, Rygar, Final Fantasy, Dragon
Warrior e Kirby estão rodando perfeitamente.
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