Após
tanto jogar,venho expor o review definitivo da versão Wii de Dead
Rising. Acredito que todo e qualquer review deve ser feito após
jogar bastante um game,pois é necessário conhecer profundamente o
jogo antes de avaliar
os prós e contras. Infelizmente a maioria avalia um jogo na
primeira jogada,e foi o que fizeram com Dead Rising: Chop Till You
Drop.
MAIS UM
PORT??
Sim. O Wii é o console de mesa indiscutivelmente campeão em ports(ports
estes vindo do Playstation 2),dentre esses ports,a maioria são
discutíveis em sua qualidade final(um lançamento recente nessa
categoria é o Rygar - Battle
of The Argus) enquanto que dois desses ports fogem à regra de
conversões porcas e preguiçosas(alguém aí ouviu falar de
Resident Evil 4 e Okami?).
Pois bem, Dead Rising é um port sim. Mas com um detalhe
interessante: desta
vez não se trata de um port de um console da geração passada,e
sim de um console de alta definição:estamos falando de um port do
console Xbox 360. Dead Rising saiu originalmente para Xbox 360 no
ano de 2006,criando um
certo barulho na comunidade gamer.Por que esse barulho? Se tratava
da primeira aposta da Capcom no console estrangeiro Xbox 360,e ainda
por cima tratava-se de um jogo que tinha como tema a carnificina de
zumbis. Fotos na
internet mostravam números absurdos de zumbis ao mesmo tempo na
tela e vídeos mostravam Frank West aniquilando zumbis com todo tipo
de equipamentos. Quando o jogo foi lançado,críticas foram
positivas elevando o
jogo ao patamar de "Grande jogo",que até então era
exclusivo para Xbox 360.
Dois anos depois,a revista japonesa Famitsu publicou a notícia de
que uma versão para Wii seria lançada. Muitos fãs de Wii pularam
de
alegria,principalmente porque essa notícia saiu quase que dois
depois da E3 histórica da Nintendo(uma E3 que será marcada para
sempre como
a apresentação da Nintendo mais decepcionante ao público
entusiasta).
Muitos ficaram atentos com esse lançamento,pois se tratava de ver
como o Wii se comportaria com adaptações de consoles mais
graficamente avançados....
COMO FOI A
CONVERSÃO?
....e a resposta era óbvia: o Wii não tem como comportar gráficos
de um console de alta definição. E muito menos mostrar hordas
absurdas de zumbis ao mesmo tempo na tela. A saída da Capcom foram
duas: usar a engine gráfica
de Resident Evil 4 Wii Edition e reduzir drasticamente o número de
zumbis na tela. Para muitos tais saídas foram drásticas,mas no
final foram decisões acertadas pela Capcom considerando o hardware
do Nintendo Wii.
Mas certo,acertadas por que? Uma das respostas já foi dada: pelo
hardware. Segunda resposta: o público e o Wiiremote. O diferencial
Wii,como todos já estão cansados de saber,é o controle revolucionário
com sensores de movimentos. Gostem ou não,mas a verdade é que quem
compra o Nintendo Wii
não deve esperar jogos graficamente competitivos com os consoles
Xbox 360 e Playstation 3.Isso nunca acontecerá. É claro
pessoal,que isso não quer dizer que não saia jogos lindos para o
Wii (Metroid Prime 3,Super Mário Galaxy e Zack & Wiki estão aí
para provar isso). A questão é
que o usuário que compra o Wii tem que ter em mente que os jogos do
Wii tem como diferencial o uso do sensor de movimentos do controle.
Por que Resident Evil 4 Wii Edition fez sucesso? Adivinhem: a adaptação
para o controle do Wii foi excelente, tal adaptação ao controle do
Wii inclusive tornou
a versão para o novo console da Nintendo,a melhor das versões de
RE4. É até desnecessário dizer que a jogabilidade de RE4 no Wii
ficou com mais "liberdade" e mais "interação"
do que nas versões Gamecube e Playtation 2. Dito isto,Dead Rising:Chop
Till You Drop não foge à regra.
XBOX 360 X
NINTENDO WII
E agora vamos ao prato principal: as comparações. É impossível
avaliar a versão do Wii sem levar em conta a versão original do
Xbox 360. A primeira
diferença óbvia são os gráficos. Vale salientar uma coisa: na época
em que o
game saiu(em 2006) os gráficos já não eram impressionantes. No
entanto,faziam jus ao poder do console da Microsoft. A Versão Wii
conta com gráficos estilo RE4,mas não tão detalhados como em RE4.
Obviamente não tão
detalhados por conta de que RE4 não conta com tantos zumbis e cenários
amplos com interatividade do Dead Rising. Muitas foram as críticas
sobre os gráficos do jogo quando as fotos saíam,mas a verdade são
duas: primeiro que
os gráficos não estão ruins como pareciam ser,estão bons. Mas
poderiam ser melhores sem dúvidas. Acredito que se melhorassem os
gráficos o jogo ficaria em desenvolvimento por muito mais tempo, e
olhando por esse lado,na atual
safra de jogos hardcore para Wii,isso não seria bom. Os gráficos
de
Dead Rising estão na medida certa. Outra comparação: número de
zumbis na tela. Entramos em um tema meio que polêmico.Mas como
assim?
Calma que explico: certamente a versão de Xbox 360 conta com muito
mais zumbis ao mesmo tempo na tela visivelmente. Vejam bem,eu disse
visivelmente. Na versão Wii,à primeira vista,são bem menos
zumbis.Mas
a Capcom encontrou um recurso para contornar isso: o surgimento de
zumbis "do nada".Como seria isso? Imagine o seguinte,na
sua frente tem 20 zumbis na tela(e não 6 ou 8 zumbis como as
primeiras fotos na internet
mostravam) e você mata os 20 zumbis em um determinado local. Agora
vire de costas ande mais para frente e volte ao mesmo local onde
estavam os 20 zumbis.....tcharam! Lá estão mais zumbis de novo no
mesmo lugar.
E isso é uma constante pessoal.Existem até situações em que
quando vc mata um zumbi,um pouco atrás desse zumbi que você matou
vai aparecendo mais zumbis "do nada". Não é um recurso
agradável,mas sinceramente
vocês não terão tempo para ficar avaliando isso,pois você irá
se ver matando mais e mais zumbis por puro prazer. Uma coisa
interessante é que à medida em que vc vai jogando,chega uma hora
em que você tem a
plena sensação de estar sendo cercado por mais e mais zumbis.
Imaginem um Resident Evil 4 com o triplo de zumbis...esse é Dead
Rising de Wii.
A jogabilidade foi certamente a mudança mais drástica e positiva.
Eis aqui a
vantagem maior em relação à versão original: o esquema de
controle é praticamente o mesmo de Resident Evil 4 Wii Edition.
Controle Frank West pelo analógico do Nunchuck,aperte e segure o
botão B para entrar em modo de
mira,atire com o botão A e movimente o cursor da mira com o
wiiremote de forma livre. A câmera do jogo é semelhante à câmera
de Resident 4 Wii Edition(por trás dos ombros). No Xbox 360,a câmera
é totalmente em
3ª pessoa. Um detalhe: na versão Wii foi dada bastante ênfase nas
armas de fogo,mas as outras armas secundárias como motoserras,bicicletas,taco
de beisebol e etc estão todas com lá(com o adiocional de que na
versão Wii tem
outras armas não presentes na versão 360). Matando zumbis
consegue-se
munições para as armas(semelhante ao RE4 Wii Edition),por isso que
o jogo está bem focado em armas de fogo. Na versão original,as
armas de fogo eram
praticamente inúteis,pois além de não causarem muito dano,não
tinha muita munição....além de que não era possível mirar com
precisão nos inimigos.Ou seja: na versão 360,o jogo encorajava a
pessoa a usar as armas secundárias
e realizar os combos adquiridos com pontos de experiência. Falando
em pontos de experiência,na versão Wii,também temos os mesmos
pontos...com a diferença adicional de aumentar espaço no inventário(sim
na versão Wii tem
inventário como em RE4,o que não é presente na versão de 360) e
aumentar a durabilidade das armas secundárias. Outras novidades: 1
Chefe psicopata exclusivo na versão Wii(para quem jogou a versão
original,os chefes
psicopatas são bem loucos varridos mesmo...um chefe a mais é muito
mais do que bem vindo),novos inimigos(poodles assassinos,aves chatíssimas,a
policial gorda com choque elétrico nas mãos,etc),novas armas de
fogo(com direito a
uma loja de armas presente somente nesta versão),novas roupas(todas
as roupas da versão original estão aqui,e mais umas novas como a
do personagem de Bionic Commando),a possibilidade de criar novos
slots de
saves(por incrível que pareça,na versão de 360 não era possível....se
quisesse refazer um save,tinha que apagar o save e jogar tudo de
novo) e áreas novas no shopping center. Mesmo para quem jogou a
versão 360, é aconselhável
fazer uma segunda turnê na versão Wii,justamente pela versão da
Nintendo ser diferente em vários aspectos. Quem é fã do original
é praticamente obrigatório conhecer a nova versão.
VEREDICTO
A história nunca foi o forte de Dead Rising,o enredo dele é típico
de produções baratas(fortemente inspirado no filme "A
Madrugada dos Mortos").Os diálogos são trashs,mas o
personagem principal Frank West é carismático por ser um
tipo "canastrão". Dead Rising tem como apelo a ação.
Visualizem esse jogo como um parque de diversões onde a única
coisa a se fazer é matar milhares de zumbis(e isso é ruim? claro
que não!). Com eu disse anteriormente,mesmo para aqueles que
jogaram a versão original é obrigatório fazer uma segunda turnê
neste remake,justamente por se tratar de um jogo diferente com
jogabilidade e mecânicas novas. Em uma safra carente de jogos
hardcore para o console da Nintendo,Dead Rising:Chop Till You Drop
é uma grata surpresa.Recomendo a todos.
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