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DEAD RISING

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Por: A Freitas
 
Gráfico: 7.5
Som: 7.5
Jogabilidade: 10.0
Diversão: 8.5
NOTA FINAL: 8.3

 

Após tanto jogar,venho expor o review definitivo da versão Wii de Dead Rising. Acredito que todo e qualquer review deve ser feito após jogar bastante um game,pois é necessário conhecer profundamente o jogo antes de avaliar

os prós e contras. Infelizmente a maioria avalia um jogo na primeira jogada,e foi o que fizeram com Dead Rising: Chop Till You Drop.

MAIS UM PORT??

Sim. O Wii é o console de mesa indiscutivelmente campeão em ports(ports estes vindo do Playstation 2),dentre esses ports,a maioria são discutíveis em sua qualidade final(um lançamento recente nessa categoria é o Rygar - Battle

of The Argus) enquanto que dois desses ports fogem à regra de conversões porcas e preguiçosas(alguém aí ouviu falar de Resident Evil 4 e Okami?).
Pois bem, Dead Rising é um port sim. Mas com um detalhe interessante: desta

vez não se trata de um port de um console da geração passada,e sim de um console de alta definição:estamos falando de um port do console Xbox 360. Dead Rising saiu originalmente para Xbox 360 no ano de 2006,criando um

certo barulho na comunidade gamer.Por que esse barulho? Se tratava da primeira aposta da Capcom no console estrangeiro Xbox 360,e ainda por cima tratava-se de um jogo que tinha como tema a carnificina de zumbis. Fotos na

internet mostravam números absurdos de zumbis ao mesmo tempo na tela e vídeos mostravam Frank West aniquilando zumbis com todo tipo de equipamentos. Quando o jogo foi lançado,críticas foram positivas elevando o

jogo ao patamar de "Grande jogo",que até então era exclusivo para Xbox 360.
Dois anos depois,a revista japonesa Famitsu publicou a notícia de que uma versão para Wii seria lançada. Muitos fãs de Wii pularam de

alegria,principalmente porque essa notícia saiu quase que dois depois da E3 histórica da Nintendo(uma E3 que será marcada para sempre como
a apresentação da Nintendo mais decepcionante ao público entusiasta).

Muitos ficaram atentos com esse lançamento,pois se tratava de ver como o Wii se comportaria com adaptações de consoles mais graficamente avançados....


COMO FOI A CONVERSÃO?

....e a resposta era óbvia: o Wii não tem como comportar gráficos de um console de alta definição. E muito menos mostrar hordas absurdas de zumbis ao mesmo tempo na tela. A saída da Capcom foram duas: usar a engine gráfica

de Resident Evil 4 Wii Edition e reduzir drasticamente o número de zumbis na tela. Para muitos tais saídas foram drásticas,mas no final foram decisões acertadas pela Capcom considerando o hardware do Nintendo Wii.

Mas certo,acertadas por que? Uma das respostas já foi dada: pelo hardware. Segunda resposta: o público e o Wiiremote. O diferencial Wii,como todos já estão cansados de saber,é o controle revolucionário com sensores de movimentos. Gostem ou não,mas a verdade é que quem compra o Nintendo Wii

não deve esperar jogos graficamente competitivos com os consoles Xbox 360 e Playstation 3.Isso nunca acontecerá. É claro pessoal,que isso não quer dizer que não saia jogos lindos para o Wii (Metroid Prime 3,Super Mário Galaxy e Zack & Wiki estão aí para provar isso). A questão é

que o usuário que compra o Wii tem que ter em mente que os jogos do Wii tem como diferencial o uso do sensor de movimentos do controle. Por que Resident Evil 4 Wii Edition fez sucesso? Adivinhem: a adaptação para o controle do Wii foi excelente, tal adaptação ao controle do Wii inclusive tornou

a versão para o novo console da Nintendo,a melhor das versões de RE4. É até desnecessário dizer que a jogabilidade de RE4 no Wii ficou com mais "liberdade" e mais "interação" do que nas versões Gamecube e Playtation 2. Dito isto,Dead Rising:Chop Till You Drop não foge à regra.


XBOX 360 X NINTENDO WII

E agora vamos ao prato principal: as comparações. É impossível avaliar a versão do Wii sem levar em conta a versão original do Xbox 360. A primeira
diferença óbvia são os gráficos. Vale salientar uma coisa: na época em que o

game saiu(em 2006) os gráficos já não eram impressionantes. No entanto,faziam jus ao poder do console da Microsoft. A Versão Wii conta com gráficos estilo RE4,mas não tão detalhados como em RE4. Obviamente não tão

detalhados por conta de que RE4 não conta com tantos zumbis e cenários amplos com interatividade do Dead Rising. Muitas foram as críticas sobre os gráficos do jogo quando as fotos saíam,mas a verdade são duas: primeiro que

os gráficos não estão ruins como pareciam ser,estão bons. Mas poderiam ser melhores sem dúvidas. Acredito que se melhorassem os gráficos o jogo ficaria em desenvolvimento por muito mais tempo, e olhando por esse lado,na atual

safra de jogos hardcore para Wii,isso não seria bom. Os gráficos de
Dead Rising estão na medida certa. Outra comparação: número de zumbis na tela. Entramos em um tema meio que polêmico.Mas como assim?

Calma que explico: certamente a versão de Xbox 360 conta com muito mais zumbis ao mesmo tempo na tela visivelmente. Vejam bem,eu disse visivelmente. Na versão Wii,à primeira vista,são bem menos zumbis.Mas

a Capcom encontrou um recurso para contornar isso: o surgimento de zumbis "do nada".Como seria isso? Imagine o seguinte,na sua frente tem 20 zumbis na tela(e não 6 ou 8 zumbis como as primeiras fotos na internet

mostravam) e você mata os 20 zumbis em um determinado local. Agora vire de costas ande mais para frente e volte ao mesmo local onde estavam os 20 zumbis.....tcharam! Lá estão mais zumbis de novo no mesmo lugar.

E isso é uma constante pessoal.Existem até situações em que quando vc mata um zumbi,um pouco atrás desse zumbi que você matou vai aparecendo mais zumbis "do nada". Não é um recurso agradável,mas sinceramente

vocês não terão tempo para ficar avaliando isso,pois você irá se ver matando mais e mais zumbis por puro prazer. Uma coisa interessante é que à medida em que vc vai jogando,chega uma hora em que você tem a

plena sensação de estar sendo cercado por mais e mais zumbis. Imaginem um Resident Evil 4 com o triplo de zumbis...esse é Dead Rising de Wii.
A jogabilidade foi certamente a mudança mais drástica e positiva. Eis aqui a

vantagem maior em relação à versão original: o esquema de controle é praticamente o mesmo de Resident Evil 4 Wii Edition. Controle Frank West pelo analógico do Nunchuck,aperte e segure o botão B para entrar em modo de

mira,atire com o botão A e movimente o cursor da mira com o wiiremote de forma livre. A câmera do jogo é semelhante à câmera de Resident 4 Wii Edition(por trás dos ombros). No Xbox 360,a câmera é totalmente em

3ª pessoa. Um detalhe: na versão Wii foi dada bastante ênfase nas armas de fogo,mas as outras armas secundárias como motoserras,bicicletas,taco de beisebol e etc estão todas com lá(com o adiocional de que na versão Wii tem

outras armas não presentes na versão 360). Matando zumbis consegue-se
munições para as armas(semelhante ao RE4 Wii Edition),por isso que o jogo está bem focado em armas de fogo. Na versão original,as armas de fogo eram

praticamente inúteis,pois além de não causarem muito dano,não tinha muita munição....além de que não era possível mirar com precisão nos inimigos.Ou seja: na versão 360,o jogo encorajava a pessoa a usar as armas secundárias

e realizar os combos adquiridos com pontos de experiência. Falando em pontos de experiência,na versão Wii,também temos os mesmos pontos...com a diferença adicional de aumentar espaço no inventário(sim na versão Wii tem

inventário como em RE4,o que não é presente na versão de 360) e aumentar a durabilidade das armas secundárias. Outras novidades: 1 Chefe psicopata exclusivo na versão Wii(para quem jogou a versão original,os chefes

psicopatas são bem loucos varridos mesmo...um chefe a mais é muito mais do que bem vindo),novos inimigos(poodles assassinos,aves chatíssimas,a policial gorda com choque elétrico nas mãos,etc),novas armas de fogo(com direito a

uma loja de armas presente somente nesta versão),novas roupas(todas as roupas da versão original estão aqui,e mais umas novas como a do personagem de Bionic Commando),a possibilidade de criar novos slots de

saves(por incrível que pareça,na versão de 360 não era possível....se quisesse refazer um save,tinha que apagar o save e jogar tudo de novo) e áreas novas no shopping center. Mesmo para quem jogou a versão 360, é aconselhável

fazer uma segunda turnê na versão Wii,justamente pela versão da Nintendo ser diferente em vários aspectos. Quem é fã do original é praticamente obrigatório conhecer a nova versão.


VEREDICTO

A história nunca foi o forte de Dead Rising,o enredo dele é típico de produções baratas(fortemente inspirado no filme "A Madrugada dos Mortos").Os diálogos são trashs,mas o personagem principal Frank West é carismático por ser um

tipo "canastrão". Dead Rising tem como apelo a ação. Visualizem esse jogo como um parque de diversões onde a única coisa a se fazer é matar milhares de zumbis(e isso é ruim? claro que não!). Com eu disse anteriormente,mesmo para aqueles que

jogaram a versão original é obrigatório fazer uma segunda turnê neste remake,justamente por se tratar de um jogo diferente com jogabilidade e mecânicas novas. Em uma safra carente de jogos hardcore para o console da Nintendo,Dead Rising:Chop Till You Drop é uma grata surpresa.Recomendo a todos.

 

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