Corria
o ano de 1994, quando, ao dia de 2 de agosto, foi lançado para Mega
Drive a primeira versão de Earthworm Jim. Ainda naquele ano, o
Super NES receberia sua versão do jogo, e, mais tarde, seriam lançadas
versões para Sega CD, Game Gear, Game Boy Color e PC.
No controle de Jim, uma minhoca comum que acabou se apoderando de
uma armadura super poderosa, o jogador enfrenta uma série de estágios
completamente absurdos, que incluem desafios como vencer um corvo
astronauta em uma corrida espacial, uma batalha de bungee jump
contra uma meleca gigante, e levar um cãozinho inocente até sua
casa; com o detalhe que ele se transforma num monstro gigantesco que
ataca Jim quando se vê em perigo.
Embora bastante variado, a espinha dorsal do gameplay de Earthworm
Jim é de um jogo de ação, embora exista ênfase na plataforma, já
que saltos precisos são exigidos o tempo todo. Correr, atirar,
pular. Entretanto, como vocês podem perceber pelo parágrafo
anterior, as fases são muito variadas, cada uma delas apresenta
novos desafios, e assim, a jogabilidade simplista não se desgasta
em nenhum momento, nem o jogo torna-se repetitivo.
Visualmente, Earthworm Jim é um jogo belíssimo até para os dias
de hoje. Se levarmos em conta que este jogo possui nada menos que 14
anos de idade, entendemos que foi um jogo à frente de seu tempo
nesse quesito. Pelas fotos talvez não se possa perceber o quanto o
jogo é belo, já que seu grande trunfo é a animação, perfeita e
hilariante. É bem verdade que os cenários de fundo são meio
simples, sem grandes detalhes, mas de qualquer forma os gráficos são
muito belos, com cores muito bem escohidas e a já citada excelente
animação.
Se os gráficos ja são ótimos, o som é simplesmente fora de série.
Os efeitos sonoros são inusitados e engraçadíssimos, bem como as
falas de Jim durante o jogo. Mas é nas músicas que Earthworm Jim
arrasa. A trilha sonora deste jogo está, sem dúvida, entre as
melhores já concebidas para um videogame. É ouvir uma vez e nunca
mais esquecer os temas. Fica até difícil apontar algum destaque, já
que todas as músicas são vibrantes e memoráveis. De qualquer
forma, cito duas das minhas favoritas: os temas dos estágios For
Pete's Sake e Buttville.
Como já dito, a jogabilidade de Earthworm Jim é bastante simples,
uitlizando apenas 3 botões. Basicamente, o jogo é de ação, mas não
tão frenético como um Contra, por exemplo. Existe uma enfase maior
nos pulos, que devem ser sempre precisos. Além da jogabilidade padrão,
há fases de corrida, outras no controle de um pequeno submarino,
uma que se passa em um bungee jump. Enfim, é uma jogabilidade
bastante variada, cada fase possui suas particularidades, e graças
a isso o jogo não se torna enjoativo em momento algum.
Mas um dos maiores trunfos de Earthworm Jim é sua arte. Poucos
jogos possuem um sense de humor como este, extremamente afiado e hilário,
além de totalmente nonsense. São situações, locais e personagens
absurdos, criando uma atmosfera engraçadíssima, e bastante
particular. O jogo não lança mão dos clichês do pastelão para
arrancar risos, é um humor calcado no nonsense, no absurdo. É
admirável a imensa criativa do time de produção em criar um dos
universos mais particulares, absurdos e engraçados já vistos num
videogame.
Só é uma pena que o enredo não seja explicado no próprio jogo.
Parece que as explicações sobre o roteiro vinham no manual de
instruções, o que é uma grande pena.
Como vários jogos de sua época, Earthworm Jim pode ser considerado
difícil para os dias de hoje, sobretudo suas últimas fases.
Entretanto, não creio que chegue a ser frustrante, é questão de
treinar e aprender. Como a jogabilidade é muito boa, o desafio meio
alto acaba se tornando instigante, e não frustrante. Earthworm Jim
é, portanto, um jogo divertíssimo. Seu gameplay é bastante
variado, as fases são excelentes, e é tudo muito divertido, mesmo
aqueles momentos mais tensos, graças ao humor do jogo. Apesar da
falta de passwords ou bateria, acredito que isso não faz tanta
falta, já que o jogo não é dos mais longos, e seu ritmo pede que
seja terminado em uma jogada só, do início até o fim.
Não é exagero algum dizer que Earthworm Jim é um dos melhores
jogos já produzidos. É uma mistura sólida de aspectos técnicos
impecáveis, criatividade extrema, humor, personagens carismáticos
e gameplay instigante. Arrisco parecer saudosista, mas é um jogo
que representa uma época onde a arte e a criatividade faziam a
diferença, sendo mais importantes que a simples qualidade técnica.
Basta pensarmos na trilha sonora desse jogo, não existem mais
trilhas assim, tão marcantes e empolgantes.
Enfim, divagações a parte, Earthworm Jim merece com louvor a
alcunha de clássico e precisa ser jogado por todos. Um dos melhores
jogos já feitos, sem sombra de dúvida.
Fases:
as fases de Earthworm Jim são um show a parte, todas muito
criativas e interessantes. Na versão SNES, foi retirada a fase
Intestinal Distress, por razões que desconheço. Há também uma
fase secreta chamada "Who Turned Out The Lights", que se
passa no escuro, somente os olhos de Jim e dos inimigos são visíveis.
Entre uma fase e outra rola a "Andy Asteroids?", uma
corrida entre Jim e Psycrow. Caso ganhe, Jim avança para a próxima
fase, do contrário terá que enfrentar Psycrow para prosseguir.
1-New
Junk City
O depósito de lixo onde Jim vivia quando ainda era uma minhoca
comum.
2-What
The Heck?
O Planeta Heck, dominado pelo Evil The Cat, onde estão as piores
coisas de todo o universo: espinhos, chamas, abismos, advogados, música
de elevador...
3-Down
The Tubes
Um complexo de túneis submarinos, vigiados por guarda-costas gatos.
Bob The Goldfish é o comandante desse planeta.
4-Snot
A Problem
Nessa fase enfrentamos Major Mucus, uma bolota verde de meleca, em
uma batalha de bungee jump (!), onde o objetivo é empurrar o
inimigo contra a parede até que a corda dele arrebente. Uma das
fases mais insanas do jogo.
5-Level
5
O laboratório do Doutor Monkey-For-A-Head, criador da armadura de
Jim.
6-For
Pete's Sake
Sem dúvida a fase mais frenética e alucinante do jogo. Aqui somos
obrigados a conduzir Pete, o caõzinho cor de rosa. Se ele cair em
algum buraco ou for capturado pelas plantas, transforma-se num
monstro que ataca Jim. Pra jogar sem piscar.
7-Buttville
A última fase, lar da terrível Queen Slug For A Butt. A música
dessa fase é simplesmente memorável.
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