“Ssssshhhhhh!
Your ears are your allies now and your gun is your savior...”
A nave
“The Aki” estava em curso de volta para a Terra, quando alguma
coisa disparou o alerta do computador. Os oito tripulantes foram
despertos de seus sonos criogênicos, mas algo está percorrendo a
nave e logo faz a sua primeira vítima...por sinal, de forma bem
sangrenta. Se você achou o enredo parecido com o do filme Alien,
acertou. Em vários aspectos este jogo lembra o filme e a despeito
disto, o jogador encontrará um clima de suspense nunca sentido
antes num videogame! Aqui os alienígenas são invisíveis e tudo o
que orientará o jogador é o som do sensor e os gritos das
criaturas. Este jogo é estrelado pela atraente Laura Louis, a heroína
de “The D”, portanto espere por muita aventura.
Ao
contrário do que muitos imaginam, este jogo não é a continuação
de The D mas uma aventura à parte pois aqui há o clima de ficção
científica. Como todo o jogo se passa numa nave espacial, o jogador
vai percorrer corredores, dutos, salas de reunião entre outros
ambientes. Uma curiosidade neste jogo, que é um adventure em FMV,
é que ele alterna cenas de FMV com cenas no estilo Doom, onde o
jogador terá de ficar atento aos alienígenas e atirar neles.
O jogo
consta de 4 CDs, sendo que no CD 0 (até aqui o jogo faz jus ao
nome...) o jogador encontrará a apresentação do jogo, a história,
um mostruário da equipe da Warp que fez o jogo e um modo de
treinamento, para acostumar o jogador nas fases de tiro e com os
inimigos invisíveis. Aqui é preciso se guiar pelo som, pois o bip
soa de forma diferente de acordo com a posição dos inimigos em
relação à você: sons agudos indicam que eles estão à sua
frente, sons médios indicam que estão ao lado e os sons graves
indicam que eles estão atrás. Quanto mais o bip soar, mais perto o
inimigo está e um alarme soa antes das criaturas atacarem. Os
demais CD’s (os CDs 1, 2 e 3) são o jogo propriamente dito.
Sendo
um jogo do tipo adventure em FMV, os gráficos tem de ser bem
definidos. Em Enemy Zero os gráficos são muito bem trabalhados,
realmente espetaculares e sem qualquer sinal de granulação (como
é visto em outros jogos do gênero)! Apesar de não serem em tela
inteira (o espaçamento é como o de um quadro), realmente
impressionam e mesmo nas fases de tiro, o padrão ainda é muito bom
e com grande detalhamento. As cenas são cinemáticas e com os
personagens fazendo movimentos bem humanos, mesmo quando morrem. O
jogador vai encontrar sangue e mortes bem chocantes neste jogo,
devendo ficar atento para não morrer também... ...de susto!
Uma
das grande surpresas para mim foi notar que a trilha sonora do jogo
foi composta pelo compositor Michael Nymam, o mesmo que compôs as músicas
do filme “O Piano” e “O Ogre”. Muito envolvente, a música
vai realmente passar o clima de cada cena no jogo! Há arranjos
variados e as músicas de piano são bem características do
compositor. Nas cenas de tiro o jogador vai encontrar um arranjo
sonoro um tanto discreto, quase silencioso. É isso que complementa
a tensão que o jogo causa! É de deixar os nervos à flor da pele!
Os efeitos sonoros do jogo também são muito bons, muito realistas
mesmo! Esta é uma das partes muito bem trabalhadas e variadas.
Destaque para o os gritos das criaturas, muito aterrorizantes mesmo!
As vozes dos personagens, especialmente de Laura, são muito boas e
passam a sensação de cada um no dado momento. Atenção dobrada
nas vozes pois muitas vão dar valiosas instruções.
A
jogabilidade é um pouco dura nas cenas em FMV, mas cumpre seu papel
já que não exigem dinamismo. Nestas cenas o jogador pode acessar
seu inventário com os botões L e R, devendo fazer também os
saves. É preciso lembrar que Laura começa sem nada e o jogador vai
ter de garimpar os itens, mesmo o que serve para fazer os saves. Nas
cenas de tiro, a jogailidade é rápida e eficiente. Nelas há um
botão para correr (B), um para carregar e atirar (A) e um para
olhar para os lados e para cima e baixo (C).
O jogo
em si é difícil pra caramba! A começar pelos saves que são
feitos em um “Voice Recorder” movido à bateria, cada vez que se
salva o jogo é gasto 4 unidades da bateria e quando se recomeça o
jogo gasta-se 2 unidades. A bateria começa com 64 unidades,
portanto atenção na hora de salvar o jogo! Outra dificuldade está
em se ter apenas uma vida e que o jogador deverá analisar bem cada
item adquirido e as localidades a se explorar. A nave dispõe de um
computador central com vários terminais espalhados, onde o jogador
poderá acessar informações sobre os itens, o pessoal da nave,
mapas e portas para serem destrancadas. Como a nave consta de 4
torres, há muito para se explorar.
Para
os que gostam de um bom desafio e ambiente bem envolvente, Enemy
Zero vai criar o clima de tensão perfeito! Gráficos, sons, músicas
e dificuldade se somam num jogo realmente instigante!
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