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Game Arts sempre foi uma softhouse japonesa bastante conceituada
pela série de RPG's Lunar que apareceu originalmente no Sega CD e
que para muitos era o melhor jogo feito para o console. Alguns anos
depois a mesma Game Arts trouxe para o Saturn um RPG chamado Grandia
que trazia alguns dos mais belos gráficos já vistos no Saturn e
que possuía uma ótima história e personagens muito cativantes.
Infelizmente o jogo nunca foi lançado para o Saturn fora do Japão
e só teve uma versão em inglês com o posterior lançamento da
versão para Playstation, que não tinha o mesmo nível gráfico da
versão de Saturn e que possuia uma tradução bastante falha. Com o
abandono do Saturn pela Sega e com o anúncio do Dreamcast surgiram
vários rumores de que Grandia teria uma versão para o novo
videogame da Sega com gráficos melhorados, mas na verdade a Game
Arts tinha começado a trabalhar em sua continuação, Grandia 2, e
esse jogo seria por um bom tempo exclusivo do Dreamcast. Grandia 2
foi lançado para o Dreamcast em 2000, primeiro no Japão e logo em
seguida nos EUA e Europa onde foi distribuído pela Ubi Soft que tb
se encarregou de fazer a tradução dos textos e dublar o jogo para
o inglês. O jogo teve um grande concorrente no seu lançamento, o tão
aguardado RPG da Sega, Skies of Arcadia. O Dreamcast que até então
estava carente de bons RPG's recebe logo os dois melhores RPG's da
atualidade em uma tacada só. Bom, deixemos o Skies of Arcadia para
uma outra hora e falemos sobre o que torna Grandia 2 um RPG único e
um dos melhores jogos de todos os tempos... Grandia 2 não é uma
seqüência e nem possui referência do primeiro jogo da série. Ele
se passa em um mundo totalmente diferente e com novos personagens.
Isso desagradou bastante alguns fãs do primeiro jogo, mas veremos
que a Game Arts acertou em cheio nessa escolha. Em Grandia 2 você
começa jogando na pele de Ryudo, um Geohound (uma espécie de caça-recompensas),
Ryudo é o tipo de cara cínico e que não dá muito importância
para o que as pessoas pensam dele já que os Geohounds não tem uma
reputação muito boa. Logo após a animação inicial onde Ryudo
está realizando e completando uma missão para a qual foi
contratado ele se depara com um anúncio de uma igreja de uma cidade
próxima que deseja contratar um guarda-costas para escoltar um
grupo de freiras (ou algo parecido), Apesar da falta de interesse de
Ryudo para aceitar a missão ele logo é convencido de uma maneira
bastante amigável pelo seu fiel companheiro Skye, uma águia
falante. Skye aliás sempre tem algum comentário bastante sarcástico
para as colocações do Ryudo, pena que ele não tem uma participação
maior no jogo. Ao chegar na cidade ele ouve uma bela música vindo
da igreja e resolve entrar para ver quem está cantando. Ao entrar lá
ele conhece Elena, uma freira de Granas (Granas é como se fosse o
Deus da nossa cultura) e descobre que é a ela que ele deverá
servir como guarda-costas escoltando-a até a Torre de Garmia onde
outras freiras a aguardam para poder realizar uma cerimônia até
então secreta. Mas algo sai errado e com exceção de Elena, que é
salva por Ryudo, todas as outras freiras são mortas. O objetivo da
cerimônia era para manter selada uma das partes do deus do mal,
Valmar. A partir daí começa o desenrolar da história que terá
muitos encontros, romances e reviravoltas.
GRÁFICOS: 4.5/5.0 A
abertura do jogo mostra a história que é contada no jogo, que diz
que um dia Granas e Valmar se enfrentaram em uma grande batalha e
que Granas derrotou Valmar e que o dividiu em várias partes que caíram
no planeta e que foram seladas. O golpe da espada de Granas teria
aberto a grande fenda que divide esse mundo em duas partes, as
Granacliffs. Uma abertura bastante bonita por sinal, assim como
todas as cg's contidas durante o jogo, que não são nem em grande número
e nem são poucas, estão na quantidade certa. As cg's tem um papel
muito importante no jogo pois muitas das magias utilizadas pelos
personagens são ou totalmente em cg ou então são combinações de
cg com animações em real-time. Muitas magias são
impressionantes... parece até que o mundo vai acabar! Um bom
exemplo é a White Apocalipse da Elena, em que após uma grande
explosão uma coluna gigantesca de luz sai do planeta alcançando até
o espaço. O mundo de Grandia 2 é totalmente 3D, a visão é
superior e se pode rotacionar a câmera com os botões L e R para
uma melhor visualização em certos pontos do cenário. Os cenários
aliás são muito legais, bastante detalhados e variados. Cada
cidade é bem diferente da outra e dá vontade de explorar cada
canto dela para ver as diferentes construções. Um dos grandes
destaques do jogo no quesito gráfico vai para as texturas, todas em
alta-resolução e bastante detalhadas. Os objetos e os personagens
também possuem ótimas texturas e mantêm a boa resolução mesmo
quando são aproximados. Um dos pontos mais discutidos do jogo são
os modelos dos personagens, são o tipo de modelos chamados
"super-deformados" pois não possuem boca (só um dos
personagens tem boca) e parecem meio achatados com uma cabeça
grande. Eu não vejo isso muito como um defeito... é simplesmente
uma escolha de estilo na minha opinião, e na verdade quem joga
acaba tendo mais como referência dos personagens os desenhos de
cada um que aparecem em cima das caixas de diálogos. Cada
personagem tem várias expressões nessas figuras que variam
conforme a conversa. As vezes eu tenho a sensação que a expressão
podia ser diferente em alguns momentos, mas isso deve ser só eu...
O jogo roda à constantes 30fps sem nenhum slowdown, o que é ótimo.
SONS: 5.0/5.0 Um dos grandes destaque do Grandia 2 sem dúvida é a
sua trilha sonora composta por Noriyuke Iwadare. As músicas são
simplesmente maravilhosas... tanto as cantadas como as simplesmente
orquestradas, são belíssimas! Uma grande curiosidade das músicas
é que as que são cantadas são cantadas em português! Isso mesmo,
português, mas não tente entender o que a japinha que canta as músicas
fala porque é quase impossível... Os efeitos sonoros cumprem o seu
papel, são todos bem feitos. A dublagem do jogo é simplesmente
perfeita! A UbiSoft realmente está de parabéns pela dublagem do
jogo, os dubladores foram muito bem escolhidos para cada personagem
e refletem muito bem os sentimentos e reações de cada um. Talvez
seja a melhor dublagem em um jogo que eu já vi. Nem todos os diálogos
são dublados, só aqueles considerados mais importantes, mas não
é nada que se sinta muito a falta pois eles rolam nos momentos
certos e são relativamente freqüentes.
CONTROLE: 5.0/5.0
Simplicidade ao extremo, você nunca irá se enrolar com os
controles. A maioria das ações do jogo são feitas com o botão A,
o menu é acessível com o botão Start, o botão B funciona como um
botão de cancel em alguns momentos, o Y é para mudar a direção
da seta da bússola para indicar para qual lugar se quer ir e os botões
L e R servem para rotacionar o cenário. Pode-se usar tanto o
direcional analógico como o digital para se movimentar, a diferença
é que enquanto no digital a movimentação é normal, caminhando,
no analógico você corre.
DIVERSÃO: 5.0/5.0 Se você joga um RPG
por causa das batalhas, esse é o seu jogo. Grandia 2 utiliza o
melhor sistema de batalha já criado. Existe uma barra durante os
combates que é uma espécie de contador, existe o momento em que
você escolhe qual ação o seu personagem irá executar (COM) e após
escolher o contador andará até chegar a execução da ação
(ACT). Com esse sistema é possível elaborar a melhor estratégia
de combate e pode-se até cancelar o ataque dos inimigos enquanto a
barra deles estiver no ACT e assim contra-atacar. É possível criar
vários combos e seqüências devastadoras com um pouco de prática.
Se você joga um RPG pela sua história, então esse também é seu
jogo. Grandia 2 possui uma ótima história e os diálogos e
acontecimentos do jogo irão lhe fazer rir e chorar, o jogo te leva
aos dois extremos. Você sentirá sempre necessidade de continuar
jogando para saber o que irá acontecer com um ou outro personagem.
Grandia 2 é na minha opinião o melhor RPG já feito para o
Dreamcast e o melhor que já joguei em toda a minha vida. Ele é um
RPG tradicional mas que traz várias inovações no sistema de
combate. Ele é um jogo que te faz participar e se envolver com a
história e os personagens. Um jogo épico em todos os sentidos e
altamente indispensável para quem adora RPG's e para quem está
querendo começar a jogar um. |